ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PI: Câmara Setorial apresenta projeto de incentivo à caprinocultura

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/07/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0
O Projeto "Cabra da Família" foi apresentado, na última terça-feira (19), pela Associação de Ovinocaprinocultores de Esperantina (Aovicapre), em reunião da Câmara Setorial de Ovinos e Caprinos, auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). Participaram do encontro, a secretária executiva da câmara, Liz Elizabeth, representando a SDR; produtores, representantes de instituições financeiras e de associações.

O objetivo do projeto é incentivar as famílias na criação de cabra leiteira com o apoio da associação no sistema de comodato (até a segunda cabra) e com regras definidas, capacitações, controles nos resultados e avaliação da atividade.

Washington Luiz Silva iniciou a criação de cabra leiteira há 8 anos. “Esse projeto é muito importante para mostrar o quanto o investimento pode ter um ótimo retorno para as famílias. Inicialmente, troquei o negócio que eu tinha e fui criar cabras, porque a serraria estava prejudicando minha saúde, mas depois descobri o quanto poderia melhorar de vida, lucrar mais. Hoje sou dono de 10 cabras e com a venda do leite e derivados, divido o orçamento da casa com minha esposa - que é professora”, destacou o criador. A média de produção das cabras dele é de 5 a 6 litros por dia.

Lauriana Rodrigues, agricultora e cabreira (guardadora de cabras), destaca que é importante mostrar o retorno diário desse tipo de criação, sem o abate do animal. “Podemos ter todos os dias o leite de cabra e diariamente também, repor o estoque. Esse projeto vai dar força para a ovinocaprinocultura da nossa região. Queremos mostrar para o Piauí o potencial do leite de cabra e derivados não só no setor da alimentação mas também de cosméticos como sabonetes e hidratantes”, concluiu a agricultora.

cosméticos - leite de cabra
Produtos feitos a partir do leite de cabra (Foto: Ascom SDR)

Segundo Walter Alencar Neto, vice-presidente da Associação Piauiense de Caprinos e de Ovinos (Apicov), a caprinocultura tem se destacado mais nos últimos tempos e considera que além da carne, com técnicas adequadas de manejo e comercialização orientada, o leite e os derivados podem contribuir ainda mais para a economia do estado. “O porte do animal e a facilidade de alimentação, inclusive na estiagem, tem sido um incentivador, além da divulgação do bom sabor do leite, iogurte e queijo, comercializados e consumidos como produtos nobres aqui e no Sudeste do país”, disse Walter.

A diretora da SDR e secretária da câmara, Liz Elizabeth, ressaltou que a reunião apresentou uma experiência exitosa na criação de caprinos para a produção de leite, talvez única no estado, citando um grupo de representantes de 10 famílias que vieram do município de Esperantina e que trabalham em uma comunidade onde as pessoas doam as terras que dispõe para a criação de projetos.

A diretora registrou que, além destas iniciativas e estratégias, a Câmara Setorial conta com apoio do governo por meio da SDR e do secretário Francisco Limma para incentivar a caprinovinocultura. “Os governos estadual e federal, tem apoiado esta cadeia produtiva, liberando recursos, mas hoje nos preocupamos em listar para a próxima reunião com o governador Wellington Dias, discussões sobre elaborações de outros projetos e o fortalecimento de políticas que ajudem o criador a não ficar mais a mercê de variações climáticas e consequências das mudanças políticas como ocorre”, acrescenta Liz.

Ela afirmou que muitos criadores tiveram que vender parte de seus rebanhos para continuar com o investimento por conta da escassez das chuvas. “Vamos elaborar um diagnóstico e, após discussão com o secretário, alinhar ideias e encaminhar ao governador para então, com aval dele, dar os devidos encaminhamentos” finalizou a diretora. A Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura se reúne com o governador no final do mês de agosto. 

As informações são do Governo do Piauí. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint