ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O Blog da Fidenza

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/12/2009

2 MIN DE LEITURA

1
0

Um pouco da nossa história e do objetivo do blog:


Antes mesmo deste post de apresentação, muito empolgado com a iniciativa do meu amigo Marcelo P. de Carvalho, acabei escrevendo alguns textos, sem apresentar a idéia a ser trabalhada no nosso blog. Ansiedade em poder ver como a ferramenta deste projeto inovador poderia funcionar.
Há muito tempo converso com o Marcelo, sobre uma maneira de fazer com que nós produtores, técnicos e afins venhamos a encontrar um interessante "ponto de encontro". Algumas mentes são brilhantes, como a do Marcelo que há anos atrás ainda com a internet "engatinhando", conexão discada e tudo mais, acreditou que seria possível criar este canal através da world wide web: nascia o MilkPoint. Tive o privilégio de vivenciar este momento.  Eu estava me formando e mesmo com outros projetos em mente, acabei aceitando o convite e o MilkPoint foi meu primeiro desafio profissional.
Sempre tive como objetivo trabalhar com consultoria na área de bovinos de leite (especificamente) e corte. Na ESALQ, fiz estágio no famoso CPZ (Clube de Práticas Zootécnicas). Meu objetivo, no entanto era trabalhar, especificamente, com nutrição de bovinos de leite o que fez com que eu me tornasse estagiário do Depto de Zootecnia na área de experimentos com nutrição de gado de leite onde fui orientado por 3 anos pelo Profº Dr Flavio A. Portela Santos, grande especialista no Brasil em nutrição de gado de leite. Ao me formar, jamais imaginaria que viria a trabalhar um dia dentro de um escritório como no site. Felizmente a experiência do site foi rica e a empresa cresceu. Naquela época, no entanto, havia o desafio de se buscar experiência profissional (consultorias) e de colaborar com a família. Deixe o Milk e parti para a nossa propriedade, Fazenda Fidenza. Mesmo fora do Milk continuei por alguns anos atuando em parceria com o Marcelo como colaborador do site, onde escrevi artigos regularmente na seção: "Sistemas de Produção".
Atualmente estou, praticamente, 100% envolvido com a atividade diária de produção de leite da nossa propriedade. O nome da propriedade parece estranho, mas é isso mesmo. E há um motivo justo. Fidenza é o nome de uma cidade no norte da Itália. É a cidade onde minha mãe nasceu. Não é muito difícil de achar. Fica próxima de Parma. Maiores informações em: https://www.comune.fidenza.pr.it/ . Aliás, quem tiver a oportunidade de conhecê-la, vale a pena. Cidade pequena, muito bonita, tranquila e com muita cultura. Recomendo visitar sua catedral, construída no século XII e sobrevivente da Segunda Guerra (Fidenza foi totalmente bombardeada, mas sua matriz de manteve em pé)
A nossa gestão é bastante simples. Atualmente fazenda é administrada por 3 pessoas: eu, meu pai e minha mãe (ambos aposentados). A parte técnica (nutrição do rebanho, sanidade, reprodução e agricultura) é controlada por mim. Compras, pagamentos, controle de caixa e  gerenciamento da mão de obra é o setor do meu pai. Anotações, pagamentos e auxílio no escritório são responsabilidades da minha mãe. Maiores detalhes sobre o nosso cotidiano serão debatidos neste espaço ao longo do tempo e a medida que for necessário.
O objetivo deste blog é criar um canal de reflexões do dia-a-dia, do cotidiano do campo, das dúvidas dos problemas, do sucesso e também do fracasso. O motivo de estar escrevendo é poder compartilhar com os demais colegas de profissão/atividade os diferentes desafios da atividade.
Aguardo sua participação! Abraço à todos!

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JULIANO ARTHUR ALEXANDER VIAL

CATANDUVAS - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/04/2010

Parabens pelo blog Joao Paulo, sou medico veterinario e produtor de leite, gostaria de entrar em contato contigo para troca de informacoes pois tenho interesse em construir um free stall. Gostaria, se possivel, visitar sua propriedade para conhecer em loco sua sistema de producao.
Obrigado

E parabens novamente

Juliano
MilkPoint AgriPoint