ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MilkPoint apresenta o novo Radar Técnico sobre Bubalinocultura de Leite

POR EDUARDO BASTIANETTO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/06/2014

2 MIN DE LEITURA

15
2
O búfalo é considerado uma das espécies domesticáveis de maior docilidade, sendo uma excelente opção para pequenos e grandes pecuaristas. O búfalo é originário do continente Asiático, com localização geográfica entre os paralelos 2° Sul e 31° Norte e da linha equatorial, abrangendo as zonas Tropical e Temperada. Por consequência de sua origem, os búfalos se adaptam com maior facilidade às condições ambientais do clima tropical, como a melhor capacidade de digestão das forrageiras com altos níveis de fibra. Sua origem é responsável por características fisiológicas que tornam a espécie bubalina como aquela que se adéqua com maior facilidade à produção de alimento nas áreas em desenvolvimento.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) e também de literaturas sobre o tema, a espécie bubalina foi introduzida na região Norte do Brasil no final do século XIX e importações posteriores para outras regiões permitiram que os búfalos se estabelecessem em todos os estados da Federação. Informações detalhadas a respeito da história dos búfalos no Brasil também podem ser encontradas no sita da ABCB (www.bufalo.com.br).

A espécie bubalina é capaz de produzir carne, leite e tração com notáveis qualidades que a diferencia das demais espécies quanto aos produtos similares até então conhecidos. A população bubalina cresce em muitos países em função do alto valor pago pelo leite em razão de seu rendimento na indústria láctea e maior valor de seus derivados. Também a carne de búfalo é um produto diferenciado que tem procura crescente em todo o mundo sendo esta uma razão adicional para que os pecuaristas invistam nesta atividade.

Apesar de sua grande docilidade e adaptabilidade às condições naturais do Brasil para expressar o seu potencial produtivo, os búfalos domésticos (Bubalus bubalis) que vieram da Ásia eventualmente são confundidos com búfalos selvagens (Syncerus cafer cafer) que são da África e apresentam aparência semelhante aos búfalos domésticos.

No Brasil, ainda existem muitos mitos sobre os búfalos como, a dificuldade de contenção, a ordenha, a resistência a doenças, a docilidade e, principalmente, em relação ao seu manejo produtivo e reprodutivo. Contudo, sabe-se que em algumas situações a produção de leite de búfala é mais fácil que a produção de leite de vaca. Em função da alta demanda de leite de búfalos e também da sua remuneração, que em média é 50% superior ao do leite da vaca, nos últimos anos várias instituições de pesquisa e empresas privadas destinaram a atenção e recursos para desenvolver conhecimento específico para os búfalos e, como resultado disto, temos hoje a capacidade de utilizar com eficiência todas as tecnologias existentes para os bovinos também em rebanhos bubalinos.

Assim como as práticas sanitárias para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças estão bem estabelecidas, os conhecimentos em reprodução, ordenha, contenção e industrialização do leite da búfala também estão consolidados e disponíveis para todos.

Em função da grande capacidade de ganho de peso dos búfalos e da qualidade da carne destes animais, hoje existe também uma grande demanda para os bezerros machos bubalinos após a desmama, que representam uma importante fonte de renda adicional para novos investimentos dentro do sistema de produção de leite.

Eu e a Equipe MilkPoint convidamos vocês para participar deste novo Radar Técnico sobre Bubalinocultura de Leite e conhecer mais sobre todos os aspectos que envolvem a produção de leite e o mercado relacionado, assuntos que serão amplamente discutidos nos próximos artigos.

Nos encontraremos em breve!!!
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

EDUARDO BASTIANETTO

Médico Veterinário
Pesquisador INCT - Pecuária / EV-UFMG
Presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCB
Diretor de Relações Institucionais da Ass. Mineira de Bubalinocultores

15

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ALBERTO DA SILVA

GOIANÉSIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/11/2014

Parabéns a toda equipe da Milk Point  e todos os colaboradores destas informações, eu estou começando também nesta atividade e estou bastante satisfeito. Gostaria de saber se a alimentação balanceada para produção de leite é a mesma dos bovinos. Obrigado!
LEONARDO BARROS CORSO

APUCARANA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 24/09/2014

Boa tarde,



Gostaria de saber a produção média e potencial por lactação de búfalas em sistema intensivo(pastagens de qualidade e bem manejadas, suplementação de concentrado e dieta balanceada).



Qual a idade ideal e possível de se alcançar ao primeiro parto para as búfalas?

Qual a persistência de lactação dessas fêmeas? A curva de lactação é similar a curva de lactação de Fêmeas bovinas leiteiras?



São algumas dúvidas que tenho para podermos avaliar a "real" viabilidade da produção de leite de búfala.



Obrigado, Leonardo Corso
ALINE SALDANHA DE ALBUQUERQUE

SÃO LUÍS - MARANHÃO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/09/2014

Fiquei extremamente feliz em ver a Bubalinocultura contemplada com espaço neste canal tão importante na difusão de informações para pecuária. Venho atuando nesta área no Maranhão e cada vez mais me surpreendo com esta espécie, que na minha humilde opinião congrega rusticidade e produtividade como nenhuma outra. Estou certa que este proporcionará a todos valiosos esclarecimentos e trocas de experiências.
LEONARDO NOGUEIRA FIGUEIREDO SANTANA

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/06/2014

Trabalhamos com bubalinocultura leiteira e de corte à 30 anos.
LEONARDO NOGUEIRA FIGUEIREDO SANTANA

RONDONÓPOLIS - MATO GROSSO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/06/2014

Parabéns a toda a equipe, por tentar através deste projeto elucidar o que realmente é o búfalo, sou suspeito em dizer, mas o bubalino é o ruminante de maior capacidade de produzir carne e leite a baixo custo, o mais docil, o mais longivuo  em produção e sem duvida o animal que te ensina a cria-lo, pois as literaturas são excassas. Leonardo e Mirelli zootecnistas.
LUIZ EDUARDO CASTRO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/06/2014

Parabéns Eduardo, por mais uma de suas excelentes postagens, fazendo com que o público veja como ele realmente é, e não como o mito que o rodeia. Acompanho sempre seus trabalhos, sou criador de búfalos, e é claro muitas de suas idéias estão implantadas em meu pequeno, mas produtivo plantel. Suas reportagens, artigos e experiências profissionais, são realmente chance única ,para aqueles que querem criar búfalos e para aqueles que estão começando sua criação. Não posso deixar de dizer que mesmo aqueles que já criam a muito tempo, e também tem vasta experiência, sempre contam com seus dizeres para agregar qualidade, melhorias dentre outros em seu plantel. Hoje tenho em mãos meu trabalho de conclusão de curso , cujo tema é: Nutrição e Reprodução em Búfalas Leiteiras, e coloco a disposição para aqueles que se interessarem pelo assunto. Talvez ele possa ajudar também a agregar, na vida daqueles, que como eu, tem grande paixão pelas pérolas negras. Grande abraço. (e-mail para contato: luizeduardofcastro@gmail.com)
PAULO JORGE BOMFIM DA SILVA

VIÇOSA - ALAGOAS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/06/2014

Por incrível que pareça, comecei esta semana a trabalhar na atividade, aqui em Alagoas, de cara vejo essa matéria interessante, vamos trabalhar!!!
ANA PAULA ROQUE

ITAPETININGA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/06/2014

Fiquei muito feliz com a novidade! A bubalinocultura leiteira merece um lugar de destaque em uma publicação de grande abrangência como o Milk Point. Trabalho na região de Itapetininga/SP, grande produtora de leite de búfalas e temos trabalhos nas propriedades que mostram que as búfalas respondem muito bem à suplementação concentrada, ao pastejo rotacionado e à mineralização, como foi dito acima.

Parabéns pela iniciativa e bom trabalho a todos!
HENRIQUE DEGRAF WIECHETECK

PONTA GROSSA - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 09/06/2014

Conheço a espécie bubalina, sou apaixonado pelos búfalos, acredito no seu potencial. Gostaria de parabenizar o texto do Dr. Eduardo, os comentários, em especial da Dr. Luciana Gatto Brito, que em poucas linhas expressou muito sobre a bubalinocultura nacional. Aqui no Paraná o Instituto Agronômico do Paraná-IAPAR tem realizado pesquisas e obtido muito sucesso na criação.
JAQUES ALVES DOS SANTOS

NANUQUE - MINAS GERAIS

EM 09/06/2014

Gostaria de saber onde adquirir umas dez bezerras e um bezerro apartados  para inicio de uma criação, e a média de preço destes animais no mercado
ISA MARIA L. FERREIRA

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/06/2014

Parabéns Dr. Eduardo pelo esclarecimento, não vejo a hora de começar, minha criação.

Desejo a todos os amigos aqui presente muito Sucesso .
LUCIANA GATTO BRITO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 09/06/2014

Parabéns pela reportagem !! MilkPoint e o autor estão de Parabéns !!!

Trabalho com bubalinos a dez anos e me surpreendo com a capacidade produtiva, reprodutiva e a rusticidade dos búfalos, animais verdadeiramente produtivos e de baixo custo de manutenção !!

O rebanho bubalino leiteiro da Embrapa Rondônia vem apresentando índices crescentes de produtividade e sua capacidade reprodutiva é excepcional, com um bezerro/vaca/ano todos os anos que acompanho o rebanho. É importante que os produtores considerem os búfalos com uma opção viável e  rentável, principalmente para a pequena propriedade com baixa adoção de tecnologia. Poucas intervenções tecnológicas, como a suplementação protéica após a ordenha, o pastejo rotacionado e o manejo da ordenha determinam aumento quantitativo e qualitativo na produção de leite. Concordo com o colega Virgílio que o potencial da bubalinocultura no Brasil é imenso, faltando apenas mais divulgação sobre a superioridade nutricional tanto do leite quanto da carne bubalina e desmitificar a situação que búfalos tem que ser criados na água.

Abraços e mais uma vez parabéns, Luciana Gatto Brito/Pesquisadora Embrapa Rondônia  

     
VIRGÍLIO JOSÉ PACHECO DE SENNA

SANTO AMARO - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/06/2014

Parabéns pela iniciativa para com a Bubalinocultura.É necessário muitas campanhas d e esclarecimentos sobre o criatório de Búfalos tanto para leite ou corte.O Brasil tem enorme potencial e uma grande rebanho de Búfalos com grandes trabalhos Zootécnicos desenvolvidos.
NELSON B. PRADO

FORTALEZA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/06/2014

Criando bufalas leiteiras e industrializando seu leite ha 22 anos sou testemunha da grande docilidade, facilidadede manejo, rusticidade ,fertilidade alem de longevidade produtiva economica. O bufalo mostra grande adaptabilidade tanto ao manejo intensivo quanto extensivo e, por seu leite de excepcional qualidade e alto rendimento industrial viabilizou economicamente nossa propriedade situada no litoral cearence de solos extremamente arenosos e sem disponibilidade de agua para imersão.
CARLOS DARIO ARAUJO PORTELA

TERESINA - PIAUÍ

EM 06/06/2014

Boa! Entrei no bufalo com dois animais: Constatei:

1-o bufalo e de verdade manso

2-Da pra ser manejado junto aos bovinos

3-ganhador de penso e bom de mantença e se nota numa estiagem em comparação com bovinos.

Mas as pessoas desconhecem as qualidades da carne e leite.o que dificulta a venda dos mesmo na minha região.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures