FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manejo Reprodutivo do Macho - itens para otimizar meu reprodutor

POR DÉBORAH ASSIS BARBOSA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/03/2008

3 MIN DE LEITURA

18
3
Idade para cobertura

A puberdade pode ser definida como o momento a partir do qual o animal tem capacidade de reproduzir-se, o que nos machos traduz-se com o início da produção espermática. Na maioria dos carneiros a idade à puberdade depende do peso, nutrição, raça e fatores ambientais, e normalmente é atingida entre 5 e 9 meses de idade. Porém, embora a puberdade tenha sido atingida com essa idade, o carneiro só deverá ser considerado um reprodutor após atingir a maturidade sexual (ou seja, após aprender o comportamento sexual inerente à espécie).

Comportamento sexual

Ao observarmos o comportamento sexual da espécie, podemos manejar o rebanho de maneira a diminuir possíveis falhas na reprodução por determinadas características comportamentais indesejadas e otimizar a monta facilitando outras características desejadas, e também utilizar uma correta proporção macho:fêmea.

Na sequência, iremos detalhar algumas características comportamentais dos ovinos:

1 - Ovelhas x borregas:

Ovelhas maduras em cio formam um grupo ao redor dos machos, portanto, elas irão manter proximidade dos machos e ocupá-lo grande parte do tempo. Como conseqüência as borregas, que não formam esses grupos e geralmente são subordinadas às ovelhas adultas, têm menor probabilidade de serem cobertas, se estiverem no mesmo lote das adultas.

Por isso as borregas requerem maior proporção de machos do que ovelhas adultas e devem preferencialmente ser acasaladas em lote separado das ovelhas.

2 - Predileção do macho

Em um grupo de ovelhas em cio, determinadas fêmeas irão receber mais atenção do macho do que outras, gerando competição entre elas e deixando de cobrir algumas fêmeas. Além disso, o reprodutor tem preferência por ovelhas da mesma raça ou semelhantes a ele.

3 - Dominância entre os machos

Os machos dominantes impedem os submissos de cobrir as fêmeas, e se o dominante for um carneiro de baixa libido e/ou estiver com o sêmen ruim, as taxas de fecundação e conseqüentemente de parição não serão satisfatórias - mais uma grande justificativa para que se realize o exame andrológico antes da estação de monta!

Os carneiros formam uma escala de dominância sexual, que é a mesma que a observada na competição pela ração, sendo a última de mais fácil identificação.

Geralmente os machos subordinados, ainda que separados do dominante, têm seu comportamento sexual reprimido (menos montas e menos ejaculações).

4 - Comportamento entre machos
Carneiros que são mantidos juntos apresentam comportamento homossexual, o que dissemina epididimite (brucelose ovina) e afeta temporariamente o comportamento sexual com as fêmeas - fora da estação de monta mantenha os reprodutores separados ou pelo menos os mantenha próximos às ovelhas.

Relação macho:fêmea

A melhor proporção macho:fêmea depende da idade das fêmeas, circunferência escrotal, idade e tamanho dos machos, além da topografia do terreno. Se o carneiro for saudável e fértil, e não houver restrição geográfica, um carneiro pode cobrir 50-60 ovelhas, no caso de borregas, reduzir a taxa para 25-30 borregas, e no caso de machos novos (1 ano de idade), a taxa também deve ser reduzida.

Identificação de cio

Durante a estação de monta, é interessante usar alguma técnica que identifique a monta ocorrida, para monitorarmos as coberturas que ocorreram e as que deixaram de ocorrer. Pode ser usada a pintura do peito do reprodutor ou o uso de um buçal marcador (fotos 1 e 2).

A cor da tinta usada deve ser trocada a cada 15 dias, para identificarmos as repetições de cio. Por exemplo - pode-se usar a seqüência amarelo - azul - vermelho (totalizando 45 dias de monta).



Stress térmico

Temperaturas elevadas por mais de 4 dias durante a estação de monta interfere na libido, na qualidade espermática e no número de montas, sobretudo em raças exóticas, como a maioria das raças que usamos para produção de carne no Brasil.

O ideal é que os carneiros entrem em monta com 1 cm de lã, para evitar o stress térmico.

O stress térmico é um dos principais problemas que pode comprometer a monta, e não é difícil ao fim da monta encontrarmos degeneração testicular temporária, facilmente identificada pela consistência flácida dos testículos.

Por isso, é aconselhável o uso da cobertura noturna, onde os carneiros só serão expostos às fêmeas no fim da tarde e durante a noite e retirados do lote pela manhã. Durante o dia os carneiros ficam em repouso em local sombreado e fresco.

Score de condição corporal

Durante a monta, os carneiros irão diminuir a ingestão de alimentos e aumentar o esforço físico. Conseqüentemente irão perder peso e score corporal. Novamente a cobertura noturna facilita o manejo, possibilitando que se forneça uma suplementação adequada aos reprodutores durante o dia, para trabalharem a noite.

Referência bibliográfica

Universidade de Louisiana

18

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

YURE

SERRINHA - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 04/03/2020

Ate quantos anos de idade um carneiro reprodutor reproduz normalmente
LOSMIR JOAO SPULDARO

GUARAPUAVA - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 18/12/2019

ate qtos anos de idade um carneiro reprodutor reproduz essa e nossa duvida
MILENA ABRAÃO SILVA SAMPAIO

FORTALEZA - CEARÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 06/11/2019

Em quanto tempo meu carneiro atinge o tamanho máximo?
LIBERATO PEREIRA DA SILVA FILHO

ITAPERUNA - RIO DE JANEIRO - OVINOS/CAPRINOS

EM 06/03/2019

Boa noite ,tenho um cabrito que nasceu em setembro de 2019,qual seria a idade dele para cruzar .?
ROSILDO OLIVEIRA

EM 18/06/2018

Quantos meses um cabrito começa a gerar filhote
NOE ALVES

CAPUTIRA - MINAS GERAIS

EM 02/11/2017

bom dia , estou iniciado uma criação de carneiro e gostaria de receber informações gerais.
NOE ALVES

CAPUTIRA - MINAS GERAIS

EM 02/11/2017

bom dia , estou iniciado uma criação de carneiro e gostaria de receber informações gerais.
ANTONIO SANTOS

SERRA DOURADA - BAHIA - ESTUDANTE

EM 05/02/2017

Bom dia ,tenho um bode da raça dorper e as fêmeas é santa Inês,ele cruza elas mas não elas não fica penhas ,será o que pode esta acontecendo?

Um forte abraço aguardo sua resposta.
TOSHIO DAIKE

IBIÚNA - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 29/11/2016

Tenho 2 machos em meu rebanho direto e minhas ovelhas demora muito para enprenhar oq será q pode estar acontecendo obrigado
CRISTIANE ALENCAR SAMPAIO BRITTO

EM 12/07/2016

Oi Meu nome é Cristiane..





gostaria de saber porque a minha ovelha que já têm mas de um ano ela entra em cio mas não fica prenher,  tem alguma coisa que possam ser feita. Agradeço se puder mim responder . Obrigada.
OTAVIO PEREZ

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 03/12/2015

Qual a idade máxima de um reprodutor ?

ANDRE LUIS REIDEL

ESTRELA VELHA - RIO GRANDE DO SUL

EM 24/11/2014

André de ivoti rs.Qual o intervalo que a ovelha tem de um cio.





ANTONIO EDEZIO S,SANTANA

SÃO LUÍS - MARANHÃO

EM 06/03/2014

gostaria de saber. quando a ovelha esta no cio.

pois não sei

qual a duração de gestação de uma ovelha
JOSÉ GERALDO LOPES

SÃO SEPÉ - RIO GRANDE DO SUL

EM 27/04/2008

Estou começando uma pequena criação de ovelhas e tenho algumas dúvidas, tais como: se no período de gestação das ovelhas devo retirar o carneiro; com que idade os cordeiros devem ser desmamados e se quando isso ocorrer quanto tempo depois as femeas entram em cio?
DÉBORAH ASSIS BARBOSA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 02/04/2008

Prezada Joceli Mendes,

Um possível problema que você terá com esses animais em terreno úmido é a podridão dos cascos (foot-rot) e uma dificuldade maior para o controle de verminoses (pois as larvas sobreviverão por um período maior). Ovelhas vazias e até o terço final da gestação têm suas exigências nutricionais facilmente supridas por um pasto de boa qualidade, não necessitando de cocho para alimentação.
um abraço,

Déborah Assis Barbosa
DÉBORAH ASSIS BARBOSA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 02/04/2008

Prezado Luiz Sandi,

Muito relevante sua dúvida, porém não se preocupe com essa possibilidade, pois a duração do cio é de 24 - 36 horas, e a ovulação se dá no terço final desse período. Portanto se ela der cio logo de manhã, assim que retirarmos o carneiro, no fim da tarde quando ele retornar ao rebanho, (aproximadamente 9-10 horas após o início do cio - supondo que retirou às 08:00 e retornou às 17:00), a fêmea ainda estará em cio.
Um abraço,

Déborah Assis Barbosa
JOCELI OLIVEIRA MENDES

PONTA GROSSA - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 31/03/2008

Gostaria de saber se ovelhas da raça Texel se adaptam a céu aberto sem sombrite ou cocho para alimentação enquanto estiverem vazias, pois aqui o terreno é úmido independente de chuva.
LUIZ SANDI

LAGES - SANTA CATARINA - OVINOS/CAPRINOS

EM 30/03/2008

Achei muito importante as instruções.

Mas colocando o carneiro somente a noite não corre o risco de alguma ovelha entrar em cio no interva-lo e a noite quando o carneiro for colocado junto seja tarde demais para ocorrer a gravidez?
MilkPoint AgriPoint