Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.
Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.
ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIOIrrigação de pastagens e fatores limitantes ao desenvolvimento das plantas forrageiras |
POR MARCO A. A. BALSALOBRE
E PATRICIA MENEZES SANTOS
EM 08/08/2002
3 MIN DE LEITURA
MARCO A. A. BALSALOBRE
PATRICIA MENEZES SANTOS
2 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
ENILSON GERALDO RIBIEROMOCOCA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO EM 08/11/2002
Sou zootecnista e estudante de Doutorado em Produção Animal pela UENF (Campos/RJ), onde estou desenvolvendo a tese de doutorado com pastagens irrigadas. Trabalhando com capim elefante e mombaça, no período da seca, observamos uma melhor resposta do capim mombaça à irrigação. Todavia o experimento ainda está em andamento, com o período das águas iniciando agora em novembro. No mombaça irrigado estamos conseguindo, neste experimento, 21 arrobas de ganho por ha, no período da seca (140 dias), contra 17 @ no elefante irrigado, 15@ no elefante seco e 13@ no mombaça seco. Ainda não foram feitas analises estatística dos dados, porém estamos bastantes otimistas. Estamos trabalhando com 32 dias de descanso e 4 de pastejo, para ambos os capins e adubação de cobertura de 400 kg de N. Devo mencionar que houve uma ocorrência de mais de 180 mm de precipitação pluviométrica no período e os animais usados foram bovinos mestiços Red Angus/Nelore. Estou otimista com a irrigação e gostei muito deste artigo publicado por vocês. Gostaria de trocar informações com vocês e parte dos trabalhos deverá ser publicada na SBZ deste ano.
Um abraço, Enilson Ribeiro. |
![]() |
ROGÉRIO DOS SANTOS LOPESGOIÂNIA - GOIÁS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS EM 29/08/2002
Resultados mais recentes sobre irrigação de pastagens podem ser obtidos na tese de Lopes, R. S. realizada na UFV. Os resultados confirmam a expectativa de que a irrigação é mais eficiente no verão. A análise de custos sinaliza que os melhores resultados são obtidos quando a irrigação é realizada somente no verão, para solucionar os veranicos e a irregularidade das chuvas. Agora fica a pergunta, como indicar um sistema de irrigação que deverá ser utilizado somente no período de verão, para uma propriedade localizada no sudeste? Isto levando em consideração o custo de compra do equipamento e o risco de não faltar chuvas no período de utilização.
|
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES
Copyright © 2022 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro
design salvego.com - AgriPoint + desenvolvimento d-nex