ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Evite desperdício de alimentos e enriqueça suas receitas com leite e queijo de cabra

POR NEYD M M MONTINGELLI

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/08/2009

2 MIN DE LEITURA

4
1
Fica aqui em Curitiba, PR, a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança e a Dra. Zilda Arns iniciou e lidera as campanhas para melhorar a alimentação das crianças desnutridas do Brasil. A multi mistura e a utilização de todo o legume, verdura ou fruta como alimento, sem desperdício, é uma das bandeiras da Pastoral, levada e difundida por valentes voluntárias nos mais longínquos cantos deste país. Temos lindos outdoors em todas as ruas que nos lembram disso.

Com os ensinamentos da Pastoral para a utilização das verduras e dos legumes, adaptei umas receitas para poder usar o nosso leite, leite condensado e queijo de cabra. A intenção foi de além de evitar o desperdício, enriquecer as receitas, deixando-as mais nutritivas e saborosas com o leite de cabra.

Espero que gostem!

Pão doce com casca de abóbora

Ingredientes:

- 1 xícara de casca de abóbora cozida
- 3 tabletes de fermento para pão
- 2 colheres de sopa de açúcar
- ½ xícara de chá de leite de cabra morno
- 7 xícaras de chá de farinha de trigo
- 3 ovos
- 3 colheres de sopa de margarina
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de sal
- 300ml de leite condensado de leite de cabra

Modo de fazer:

Cozinhe a casca de abóbora e bata no liquidificador e depois passe por uma peneira e reserve. Dissolva o fermento com o açúcar no leite morno e misture uma xícara de farinha. Cubra com uma toalha e espere crescer até dobrar de volume. Acrescente a canela, o sal, o leite condensado, os ovos, a margarina e mexa. Vá acrescentando a farinha de trigo e sovando até ficar uma massa lisa. Enrole em forma de pão, coloque em assadeira untada e enfarinha e asse em forno médio por 35 a 40 minutos ou até ficar dourado em volta e escurinho em cima.

Torta de talos com queijo

Ingredientes:

- 2 xícaras de leite de cabra
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de óleo
- 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- Temperos à gosto

Recheio:

- 1 xícara de Queijo de cabra que derreta, cortado em cubos
- 2 xícaras de talos e folhas diversas: beterraba, brócolis, rabanete, nabo, couve-flor, couve - bem lavados, cortados bem miúdos e refogados com tomate, cebola, alho e temperos à gosto.

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador e bata até ficar uma massa amarelinha. Unte uma travessa refratária grande e coloque metade da massa. Coloque o recheio e o queijo e cubra com o restante da massa. Se preferir, pode colocar mais queijo por cima. Leve para assar até ficar dourada. Sirva sempre quente.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 26/08/2009

Prezado Anísio Ferreira Lima Neto,

Com muito prazer Anisio.
Será um enorme benefício introduzir o leite de cabra e derivados na merenda escolar, tanto para as crianças como para incrementar a produção regional.

Eu fiz um pequeno estudo com uma entidade, introduzindo o leite de cabra na mamadeira, com mistura pronta para polenta (pré cozida). A polenta era feita mole com água e depois era diluída com leite de cabra deixando bem rala para poder passar no bico. Para as crianças maiores esse era o mingau, adoçado. Isto porque a região era muito carente de recursos. Esta é só uma dica.

Posso enviar o material que tenho para você.
Neyd Montingelli
Curitiba/Pr
ANISIO FERREIRA LIMA NETO

TERESINA - PIAUÍ - PESQUISA/ENSINO

EM 26/08/2009

Parabens pela materia, é muito bom estas alternativas, este componente do leite de cabra tornar-se insumo de outros produtos fortalece a ideia da diversificação da função do leite de cabra, caso podesse enviar-me fotos e outras receitas para poder ilustra palestra que irei ministrar dia 10\09 sobre uso de produtos caprinos na merenda escolar com foco na nova lei de compras governamentais ficarei muito grato.

Anisio Neto, Teresina-PI
NEYD M M MONTINGELLI

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 11/08/2009

Prezada Maria Gotzke,

Que bom que você gostou. Espero que aproveite.
A multimistura foi uma iniciativa da Pastoral da Criança para ajudar na diminuição da desnutrição infantil e é uma mistura de casca de ovo fervida, torrada e triturada, semente de abóbora ou gergelin torrada, farelo de arroz triturado e cozido, farinha de milho e pó de folha de mandioca em proporções adequadas a cada caso. Só que esses ingredientes variam de acordo com a região, pois são difíceis de serem encontrados em algumas cidades.

Nos escritórios da Pastoral da Criança a multimistura pode ser adquirida pronta para uso, já balanceada.
Visite o site e veja as ações da Pastoral na sua cidade (ítem seu município acima à direita) www.pastoraldacriança.org.br

No momento a Pastoral está indicando novas alternativas para acabar com a desnutrição e a fome utilizando as hortaliças frescas, evitando o desperdício e sempre incluindo muito amor.

Se tiver dúvidas é só escrever.
Neyd Montingelli
Curitiba/Pr

MARIA GOTZKE

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 06/08/2009

adorei as receitas e gostaria que me enviassem a receita de como preparar a multimistura.
MilkPoint AgriPoint