ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo avalia os efeitos de dietas aniônicas em vacas e novilhas pré-parto

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/09/2000

5 MIN DE LEITURA

1
1

Atualizado em 27/10/2022

As vacas passam por grandes mudanças em seu metabolismo próximo ao momento do parto. O cálcio é um bom exemplo disso. Num recente estudo em três fazendas comerciais nos EUA, quase 70% das vacas com mais de uma cria sofreram de hipocalcemia clínica ou subclínica no momento do parto, embora apenas 8% tenha exibido sinais visíveis (p. ex. febre do leite). Uma vez que o cálcio faz parte do funcionamento dos músculos lisos, a hipocalcemia ao parto predispõe à distocia, prolapso de útero, retenção de placenta e metrite.

A utilização de dietas aniônicas nas últimas 3 a 4 semanas pré-parto tem demonstrado efeitos benéficos no metabolismo de cálcio, saúde ao redor do parto e desempenho produtivo e reprodutivo no período pós parto. Um estudo recentemente publicado traz informações interessantes sobre esta tecnologia.

Foram utilizadas 27 vacas e 35 novilhas holandesas da Universidade Estadual de Michigan. Os tratamentos avaliados, oferecidos por 24 dias antes do parto, foram uma dieta controle, com balanço cátio-aniônico (BCA) positivo (+15 meq/100 g de MS), uma dieta formulada para BCA zero e uma dieta com BCA negativo (-15 meq/100 g MS). O balanço foi calculado pela diferença: meq [(Na + K) - (Cl + S)]/100 g de matéria seca. A concentração de cálcio da dieta foi aumentada conforme decrescia o BCA (através da suplementação com CaCO3).

Alguns dos resultados obtidos podem ser observados na tabela 1. Com a diminuição do BCA da dieta houve aumento do cálcio ionizado (iCa) no plasma tanto para vacas quanto para novilhas antes e no momento do parto.

Tabela 1: Efeito das dietas nas concentrações de cálcio ionizável (iCa), pH da urina, consumo e balanço energético1.
 

Tabela 1

 


1- Os resultados são médias dos quadrados mínimos para análises separadas de vacas e novilhas. Em análise conjunta, as vacas foram diferentes das novilhas para todos os parâmetros (P<0,001).
2- Balanço cátio-aniônico da dieta.
3- C1: controle x BCA 0 e -15; C2: BCA 0 x -15
4- iCa = cálcio ionizado - médias de amostras obtidas dos 7 aos 2 dias pré parto
5- Médias de amostras obtidas às 0 h, 12 h, e 1 dia.
6- Equivalente às duas semanas pré parto

No momento do parto todas novilhas tinham concentração normal de iCa no plasma, admitindo-se valores acima de 4 mg/dl como adequados. Para as vacas, somente aquelas que receberam a dieta com BCA -15 tiveram valores adequados. Pelos valores médios de 3 amostras tiradas no primeiro dia do parto, nenhuma vaca da dieta com BCA -15 (n=5) poderia ser considerada hipocalcêmica (iCa < 4 mg/dl plasma), mas sete entre oito e quatro de oito seriam hipocalcêmicas entre as vacas recebendo respectivamente as dietas com BCA +15 e 0. A menor concentração de iCa no momento do parto para vacas comparado com novilhas já foi reportada em outros experimentos.

As vacas e novilhas recebendo as dietas com BCA 0 e -15 tiveram pH da urina mais baixo que as do controle durante o período pré parto, sendo que o BCA -15 foi significativamente inferior aos demais. Isto indica o efeito do BCA no status ácido-base do organismo e é um bom parâmetro para se avaliar o efeito de dietas aniônicas. Para que tenham efeito, as dietas aniônicas devem provocar uma diminuição do pH para valores entre 6 e 6,5.

Para as últimas duas semanas pré parto, somente as novilhas tiveram menor ingestão de matéria seca (IMS) com a redução do BCA da dieta. Embora as vacas recebendo a dieta com BCA -15 tenham uma IMS numericamente inferior nas duas últimas semanas, sua IMS na semana antes do parto não caiu como a das vacas controle ou de BCA 0. A menor ingestão tanto das vacas quanto das novilhas recebendo a dieta com BCA -15 pode ser explicada pelo seu menor peso ajustado para o final do período seco, quando comparadas com as demais (já eram menores).

O balanço energético foi positivo para todas vacas e novilhas com exceção das novilhas recebendo a dieta com BCA -15, por causa da menor ingestão de MS. Esta menor IMS também deve ter contribuído para o aumento de triglicerídeos no fígado das novilhas na dieta de BCA -15 no momento do parto (dados não apresentados na tabela).

Quatro vacas deste trabalho deram parto a gêmeos, sendo que duas estavam na dieta aniônica (BCA -15) e apresentaram dados totalmente diferentes das demais, gerando informações interessantes. Estas vacas foram excluídas dos cálculos gerais e alguns de seus dados foram apresentados separadamente. Durante as duas últimas semanas pré parto, as vacas na dieta aniônica, com gêmeos, tiveram alta concentração de ácidos graxos não esterificados no sangue (1911 e 385 uM) e triglicerídeos no fígado (17 e 24%) baixa ingestão de matéria seca ( 4,5 e 7,6 kg/dia) e balanço energético negativo (-9,9 e -5,2 Mcal/dia), quando comparadas com as outras duas vacas com gêmeos que receberam a dieta controle (195 uM AGNE, 17,0 kg/dia IMS, 11,7 Mcal/dia) e BCA 0 (186 uM AGNE, 10,0 kg/dia IMS) e 1,38 Mcal/dia). Os autores sugerem que estas diferenças foram provocadas pela acentuada redução na IMS e que vacas gestando gêmeos podem estar em maior risco quando recebem dietas aniônicas.

As dietas pré parto não afetaram a produção de leite ou de qualquer de seus componentes entre a segunda e a décima semana após o parto. Também não houve diferença na incidência de doenças metabólicas. Os autores afirmam que não era objetivo do trabalho avaliar os efeitos das dietas na ocorrência de desordens metabólicas e que para tal o número de animais teria que ser maior.

Os autores concluem que os benefícios de se fornecer dietas aniônicas para vacas devem ser pesados contra sua influência negativa na ingestão de alimentos e balanço energético pré-parto. A não ocorrência de hipocalcemia nas novilhas deste estudo, juntamente com os efeitos negativos da dieta aniônica no balanço energético desta categoria, indicam que ela não é benéfica, podendo ser prejudicial a novilhas pré parto. Eles sugerem que novilhas não devem receber dietas aniônicas. Acrescentam ainda que para vacas o BCA precisa ser negativo (-15 meq/100 g) para surtir efeito e que isto não teria efeito significativo na IMS e balanço energético.

Comentário Milkpoint: a utilização de dietas aniônicas é uma alternativa de manejo nutricional que requer acompanhamento técnico desde a formulação da dieta. É importante que se entenda que a dieta deve ser aniônica como um todo (não somente o sal mineral). Para tal é necessário que se conheça/considere os teores de minerais nos alimentos.



MOORE, S.J. et alii, 2000. Effects of Altering Dietary Cation-Anion Difference on Calcium and Energy Metabolism in Peripartum Cows. J. Dairy Sci 83:2095-2104.

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLÁVIO STRACKE

ENCRUZILHADA ENCRUZILHADA DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/11/2014

Estou buscando informaçoes sobre suplementação de K. Observo que em outros países este mineral é incluído na mineralização dos animais. Alguém tem alguma experiência neste tema?

Flávio

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures