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Entraves nos processos produtivos da ovinocultura - Parte 1 |
GIORGI KUYUMTZIEF
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DIEGO MASCULINO BERNARDESRIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO EM 27/10/2009
Prezado Giorgi!
Mais uma vez parabenizo pelas colocações e tambem novamente concordo. Claro que todas essas exigencias mercadologicas são necessarias como tambem uma eficiencia do produtor em atender o que ele se propôs a fazer ou seu mercado exigiu. Por exemplo: Trabalho numa empresa e em uma de suas fazendas no sul de minas possuimos uma criação de ovinos em pequena escala. Sempre ofertamos ao mercado produtos de excelente qualidade (carcaças entre 12 e 16kg aos 5-6 meses). Claro que por ser uma cidade de medio porte o mercado nao é forte. Porem sempre vendemos o que produzimos, que é bem pouco (30 a 50 carcaças/ano). Estamos a 120km de Ribeirão Preto, um bom mercado consumidor. Porem o abatedouro mais proximo fica a 250km. Em toda a regiâo aqui, a maioria produtores ainda abatem e comercializam informalmente. E com tambem a maioria dos que conheço não pensam ou tem receio de aumentar a escala de abate pois o escoamento da produção seria um entrave pois em quase sua totalidade a ovinocultura ainda é uma segunda atividade dentro da fazenda. Assim penso que ha varios, varios e varios pontos que podem melhorar, e devagar estão. Mas é uma realidade, mesmo estando nao muito longe de mercados consumidores. Sou um apreciador da carne e da criação de ovinos. Acredito e tento fazer o que posso para forrtalescer a ovinocultura. Abraços e mais uma vez obrigado! |
DIEGO MASCULINO BERNARDESRIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO EM 21/10/2009
Concordo plenamente prezado Giogi!
Claro que a produção de carcaças de CORDEIROS é um foco que os ovinocultores devem sempre nortear-se. Porem o fato de que essa inflexibilidade na idade de abate que ´´passou da hora a carne não é a mesma´´, como você enxerga uma saida para produção de cordeiros em regiões onde não há plantas frigorificas abatendo e comprando ovinos e o mercado informal é inconstante. Há estudos relacionados entre escalas de produção e distancia de mercados consumidores (frigorificos)? Obrigado! Diego M. Bernardes. <b>Resposta do autor</b> Prezado Diego Magri Bernardes: Agradeço-lhe a oportunidade de poder trocar idéias sobre realidades que interferem na solidificação de uma atividade tão nobre, interessante e potencialmente lucrativa. A idade de abate dos ovinos não é um fator inflexível. Quando defendemos, por exemplo, a conveniência de conjugar a satisfação do consumidor, o pico de maior converção alimentar e as características organolépticas da carne de um cordeiro abatido entre três e cinco mêses de idade, estamos buscando a sustentabilidade financeira do processo de produção. Havendo demanda de consumo e conveniência do produtor, produzir carne proveniente de carcaças de borregos com idade entre, também por exemplo, dez e doze mêses pode ser interessante. Porém, o importante é que haja definição de qual é o produto que será produzido pelo processo, que deverá ser específico para tal. Processo específico significa manejar o rebanho ovino, principalmente quanto à nutrição e à reprodução, dentro duma sistematização direcionada para a geração do produto alvo, seja ele qual for. O consumidor habitual de qualquer produto não aceita descaracterizações. Portanto, é o produtor quem deve escolher se é mais conveniente investir para produzir carcaças de "cordeiros" ou carcaças de "borregos", que são, inquestionavelmente, produtos diferentes. Quanto à vocação regional para produzir carne de cordeiro, a limitação não é a existência ou ausência de um frigorífico comprador. Este é o modelo mercadológico da carne bovina que, não perdendo a oportunidade de se enfatizar, é extremamente daninho ao bolso do bovinocultor. Ser um ovinocultor profissional, considerando a conjuntura atual, significa a profissionalização na produção de CARNE de cordeiros, e não de CORDEIROS VIVOS. Sendo assim, quando, numa determinada região, estiver acontecendo uma produção de carcaças de cordeiro com quantidade e regularidade previsíveis, os produtores, profissionais na atividade, facilmente encontrarão empresas do setor de abate e frigurificação interessadas em ingressar nessa atividade rentável. E, para encerrar, é preciso lembrar de um conceito importante: Todo e qualquer produto, para entrar no seu MERCADO CONSUMIDOR, precisa ter um PADRÃO DE QUALIDADE, uma ESCALA DE PRODUÇÃO e uma REGULARIDADE DE FORNECIMENTO. Consequentemente, quando voce refere-se a comercialização, se existe informalidade e inconstância, não existe Mercado, pois o mesmo é fruto da DEMANDA que é filha do HÁBITO DE CONSUMO que é resultado da presença do produto ao alcance do consumidor, o que responde, também, a sua pergunta sobre escala de produção e distância do consumidor. Atenção: Frigorífico não é consumidor de carne. Estamos à disposição para prosseguir o assunto. Um abraço. Giorgi Kuyumtzief gkovinos@ig.com.br |
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