ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Diarréia e bezerros

POR RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/07/2000

1 MIN DE LEITURA

0
0
Renata de Oliveira Souza Dias

A diarréia é uma das doenças mais sérias que acometem os bezerros. Na realidade, ela é uma das mais sérias doenças existentes na atividade leiteira. Quando se perde um bezerro por diarréia, perde-se também o capital investido no programa reprodutivo, no acasalamento, sêmen, nas vacinas que visam a saúde do neonato, e o mais importante, compromete sobremaneira a reposição e o melhoramento genético do rebanho.

Quando um rebanho apresenta alta morbidade (número de animais doentes) e alta mortalidade (número de animais mortos) devido à diarréia, à primeira vista acredita-se que o maior problema é a doença propriamente dita. Entretanto, a diarréia é apenas uma conseqüência de falhas no programa da vaca seca e criação do recém-nascido.

A saúde do bezerro é influenciada desde os últimos meses da gestação:

- Antes do parto. A dieta e o escore corporal da vaca devem ser adequados para o crescimento do feto e para a produção de um bom colostro. O esquema de vacinação da gestante deve cobrir os patógenos mais comuns causadores de diarréia no bezerro (rota e corona vírus, Salmonella, Escherichia coli), garantindo a imunidade passiva advinda do colostro.

- No momento do parto. A vaca deve estar em local limpo. Este fato é muito importante uma vez que envolve vários fatores inerentes à saúde da mãe e do filho, tais como a saúde do úbere e do sistema reprodutivo da vaca; contaminação do umbigo do bezerro, contaminação do colostro e o mais importante: grande chance de contaminação do bezerro com os patógenos causadores da diarréia. Quando uma diarréia ocorre logo nos primeiros dias de vida, temos um forte indicativo que o local do parto apresentava problemas de higiene.

- Após o parto. Os procedimentos após o nascimento são bastante divulgados; entretanto, poucas fazendas o fazem corretamente. O melhor método preventivo para a diarréia ainda é oferecer dois litros de colostro nas primeiras duas horas de vida do neonato e outros dois litros até doze horas após o nascimento. Sobre a qualidade do colostro, cabem aqui muitas considerações, que já foram abordadas nos artigos da seção de animais jovens. Mas é sempre bom salientar que um colostro com esterco e sujidades pode causar problemas ao invés de preveni-los.

Confira os itens citados nesta matéria no criatório de bezerros que você tem acesso.

Figura


********


fonte: Dairy Herd Management, JAN / 1998

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures