ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Costela de cabrito com mandioca

POR NEYD M M MONTINGELLI

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/07/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
Quando eu era mocinha (já faz tempo), minha mãe tinha aqueles restaurantes de "comida por kg" no centro de Curitiba. Estranho falar de comida por kg, porque nunca vi ninguém comer mais que 1 kg em uma refeição. Bem, o assunto não é esse, isto é só para ilustrar. Nos restaurantes era servido um prato muito apreciado nas quintas feiras que era "Costela com Mandioca".

É um prato conhecido com o nome de "Vaca Atolada" e tem este nome porque os tropeiros do Vale do Paraíba ao cruzarem a Serra da Mantiqueira levando o gado para as Minas Gerais, ficavam encalhados nos lamaçais por muitos dias. E isto acontecia muito quando passavam por terras indígenas onde os índios faziam suas plantações de mandioca. Estes tropeiros pegavam as mandiocas e colocavam para cozinhar juntamente com a carne que traziam salgada e envolta em gordura. Como o gado recusava-se a caminhar no terreno lamacento, ficavam muitos dias acampados e alimentando-se daquele cozido.

Eu não vou dar aqui a receita de "Vaca atolada" que todos conhecem e sim de uma adaptação do prato com a costela de cabrito que fica muito mais gostoso.

Ingredientes:

- 2 kg de costela de cabrito
- 800g de mandioca descascadas
- 1 Cebola ralada
- 2 dentes de alho amassados,
- Salsa, cebolinha, louro em folhas frescas
- Sal, pimenta do reino moída, pimenta rosa em grão.
- Óleo de canola ou girassol
- Vinagre de maçã

Modo de fazer:

Corte a costela em pedaços de 2 ripas, contanto que fique com 2 dedos de carne. Ignore as pontas se não tiverem muita carne, pois só vão ocupar espaço na panela. Passe vinagre de maçã por toda a carne.

Faça um tempero colocando em um pote as duas colheres de sal, pimenta até ficar pintadinho, 2 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picadas bem miudinho, o alho e a cebola e 3 colheres de óleo de canola. Misture com as pontas dos dedos.

Besunte a carne com esta mistura e coloque dentro de uma panela de pressão e deixe por 15 minutos sem fogo. Coloque água até cobrir os pedaços de carne, tampe e leve ao fogo.

Depois que ferver, conte 15 minutos e abra a panela. Espete a carne com um garfo e se estiver ficando macia coloque a mandioca cortada em pedaços, a salsa e cebolinha inteiras e complete com mais água. Leve ao fogo novamente por mais 30 minutos. Abra a panela e experimente. A carne deverá estar muito macia, quase desmanchando, assim como a mandioca. A água deverá estar pela metade. Se ainda estiver firme, volte ao fogo por mais alguns minutos.

Sirva com arroz e uma salada verde ou como prato único, com pão caseiro rasgado e um vinho de colono.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint