Quando eu criava cabras, vivia experimentando, criando receitas novas com carnes, queijos e leite de cabra. As receitas com as carnes nobres, os melhores pedaços do cabrito, sempre davam certo e ficavam deliciosas! Mas, o que fazer com aquelas carnes duras, com osso, que quando assadas sumiam ou ficavam grudadas nos ossos e duríssimas, quando cozidas, viravam chicletes e ninguém comia, quando assadas no forno então, nem pensar, era tempo perdido. Era melhor dar para os cães.
Peguei então todos aqueles pedaços ruins, uns ingredientes muito bons e resolvi tomar uma atitude!! Saiu esta receita.
Desafio o prezado leitor a preparar esta receita com os piores pedaços do seu cabrito e depois dizer se não fica uma D E L Í C I A.
E, além disso, coloquei um nome bem metido e sugiro um vinho Cabernet Sauvignon.
Cabrito à Sauvignon
Ingredientes
1,2 kg Carne de cabrito, com e sem osso, em pedaços pequenos
1 garrafa pequena de cerveja preta (deixe aberta por 1 hora antes)
1 lata de milho verde
1 lata de molho de tomate tradicional
A mesma medida de água quente
2 cebola grandonas cortadas em fatias grossas
4 cubos de carne
5 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sobremesa de sal
2 ramos grande de salsa picados grandes
1 ramo de tomilho picado (ou 1 colher de sopa se for seco)
1 colher de café de pimenta do reino moída.
1 panela de pressão bem grande
Modo de fazer:
Em uma travessa grande, misture todos os ingredientes muito bem, dissolvendo bem os cubos de carne. Coloque na panela de pressão e arrume os pedaços de carne. Cuide para que todos fiquem imersos no molho. Se for pouco molho, acrescente mais água até cobrir tudo e deixe ferver com a panela aberta por 10 minutos.
Feche a panela. Aguarde apitar, conte 35 minutos. Abra a panela e mexa bem experimentando a carne para saber se o tempero está bom ou muuuito bom. Se estiver meio seco, misture um pouco de água com ½ lata de molho de tomate e acrescente.
Feche a panela e deixe cozinhar por mais 35 minutos depois de ferver. Abra a panela e experimente. Se já estiver no ponto sirva, se ainda estiver firme, acrescente mais um pouco de água e deixe por mais alguns minutos. Sirva com arroz branco, uma salada verde e aquele vinho tinto chique e caro ou um gostoso vinho escuro docinho, que nem precisa ter nome.
OBS: Reparou que não usei óleo, azeite ou gordura?? É isto mesmo! Uso apenas a gordura da própria carne. Afinal a carne de cabrito já é mais saudável por natureza, o vinho é indicado para o coração (veja https://www.incor.usp.br/conteudo-medico/geral/vinho%20e%20o%20coracao.html), a cerveja preta já foi indicada até para aumentar o leite (folclore ou verdade?) a cebola diminui o nível de glicose, o shoyu é antioxidante, o tomilho é antisséptico, a pimenta do reino melhora a digestão, a salsa é depurativa, o milho verde tem muito fósforo.
Este prato é muito nutritivo!