ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aditivos associados à cana-de-açúcar in natura e ensilada

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/02/2009

3 MIN DE LEITURA

4
0

Um ponto fundamental, quando se utiliza um aditivo, é conhecer o quanto ele pode melhorar o processo fermentativo e a deterioração aeróbia (no caso da ensilagem), o consumo voluntário, a digestibilidade, o desempenho animal e ser economicamente viável. Infelizmente, são poucos trabalhos na literatura que abordam todos esses aspectos; normalmente, os estudos se limitam somente aos aspectos ligados à análise química e, portanto, não permitem uma posição segura quanto à utilização destes em larga escala.

Entretanto, a ensilagem da cana-de-açúcar requer de forma contundente a inclusão de algum aditivo, sendo que o princípio de atuação deste, deve estar fundamentado no controle das perdas quantitativas e qualitativas durante a fermentação, além do controle das alterações no pós-abertura (Siqueira et al., 2007).

Pois, a silagem de cana sem aditivos, mesmo justificada pelo benefício da logística operacional, se comporta como uma fonte pouco interessante de volumoso suplementar, com valor nutritivo muito inferior a cana original, determinando um potencial limitado de exploração do desempenho de animais, em especial em dietas com grande participação desse volumoso (Nussio et al., 2003).

A pesquisa Top Beefpoint de Confinamentos publicada todos os anos pelo site www.beefpoint.com.br mostra elevação no uso da silagem de cana-de-açúcar ao longo do tempo. No ano de 2003 nenhuma propriedade consultada citou este volumoso como integrante da dieta; contudo, em 2005 um terço dos confinamentos estavam fazendo uso, sendo que existe tendência de crescimento e sustentação deste quadro. Parte deste cenário se deve ao fato de alguns aditivos serem eficientes no controle de perdas quando a cana é ensilada e isso será discutido ao longo deste módulo.

ADITIVOS QUÍMICOS ASSOCIADOS À CANA-DE-AÇÚCAR IN NATURA

Tradicionalmente, o uso da cana-de-açúcar baseia-se no corte diário e fornecimento imediato da forragem fresca aos animais. Esse sistema tem possibilitado alternativas de manejo com base na utilização de aditivos químicos imediatamente após a colheita da forragem e armazenamento desta em ambiente protegido. Segundo Santos (2007), o motivo para tal adequação pode ser analisado sob diferentes pontos de vista.

Primeiramente, a adição do aditivo químico sugere a redução da frequência de corte, o que facilitaria as atividades dentro da propriedade rural. A menor frequência de corte permite ainda a redução da demanda de mão-de-obra, sem haver a necessidade de investimentos em equipamentos. Embora, a manipulação da forragem tratada se constitua em demanda adicional.

Um outro fator relevante, apontado por muitos técnicos, seria o efeito do aditivo na fração fibrosa da planta após a picagem. A ação hidrolítica dos aditivos químicos sob os componentes da parede celular pode resultar em alimento com menor concentração de FDN. Dessa forma, o uso desta técnica poderia proporcionar ganhos adicionais em termos de valor nutritivo da cana-de-açúcar, possibilitando maior consumo e desempenho animal.

ADITIVOS ASSOCIADOS À CANA-DE-AÇÚCAR ENSILADA

A constatação de que a ensilagem da cana-de-açúcar, normalmente resultava em produtos de baixa qualidade, devido ao intenso desenvolvimento de leveduras e à grande produção de etanol, levou a comunidade científica e os produtores a buscarem tratamentos que permitam a melhorar este cenário. Diversos aditivos químicos (uréia, cal virgem e benzoato de sódio) e o inoculante contendo Lactobacillus buchneri estão sendo eficientes no controle de perdas e melhorando o desempenho animal, quando comparados à silagem de cana sem aditivo.

Para saber mais sobre esse assunto e as particularidades da utilização de aditivos associados a cana-de-açúcar in natura ou ensilada para a alimentação do rebanho, participe do Curso Online AgriPoint, Cana-de-Açúcar para Alimentação Animal: produção, balanceamento de rações e desempenho, que terá início no dia 03 de março.
 

Esta dica acima foi retirada do módulo 3 deste curso, que foi redigido por um dos instrutores deste curso, o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Zootecnia, e pós-doutorando pela USP/ESALQ, Thiago Fernandes Bernardes.

Este curso online apresentará a cana-de-açúcar como um alimento estratégico , principalmente por ser uma excelente fonte de energia, de fácil cultivo, alta produtividade, com ponto de colheita que coincide com o período de escassez de pastagens (fornecimento in natura) e também possuir bons resultados quando ensilada.

Conheça a Programação Completa deste curso e inscreva-se agora mesmo!

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SID ASSIS CASTRO

OLIVEIRA - MINAS GERAIS

EM 26/10/2010

posso usar na hora de ensilar a cana cal e o inoculante Lactobacillus buchneri? usar os dois ao mesmo tempo? E alem dois dois mais ureia???
ADELCIO BARBOSA

PEDRO LEOPOLDO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/06/2009

Ola,Valdecir,voce teve informacoes a respeito do seu questionamento ?Se sim,poderia me passar as informacoes,tambem sou um pequeno produtor de leite e gostaria de melhorar o uso do meu canavial,muito abrigado,Adelcio Barbosa.
VALDECIR A SIMIONI

DESCANSO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/05/2009

Olá, gostei muito do conteúdo sobre cana-de-açúcar, sou um pequeno produtor de leite, e tenho um pouco de gado de corte. Gostaria de saber de vossa senhoria que produtos são usados na cana e quantidades de produtos colocados na mesma, para animais de engorda, desde já fico grato pela vossa atenção.

Valdecir Simioni
DANITIELE ALMAS GARCIA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 18/02/2009

Concordo com o autor do texto, e aproveito para ressaltar que a hidrólise da cana-de-açúcar é uma alternativa viável e que apresenta bons resultados, podendo ser utilizada pelo pequeno, médio e grande produtor rural na época das secas, sem causar prejuízo financeiro. Pois a hidrólise aumenta a digestibilidade da fibra, aumentando o consumo, enfim o desempenho animal quando comparada com a cana in natura.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures