ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Queijo de café: o amor pela cafeína em todo lugar

POR NATASHA PADUA

INDÚSTRIA

EM 14/10/2016

2
0
Gosta de queijo? E de café? E de queijo de café? Antes de torcer o nariz para esta novidade, conheça aqui sua história e, quem sabe, você não será o próximo apreciador desta iguaria que une duas das maiores paixões mundiais.

O queijo de café foi criado na Dinamarca, onde uma parceria entre a torrefadora The Coffee Collective e a empresa de laticínios Arla Unika possibilitou o desenvolvimento conjunto. As pesquisas começaram em 2014 e só agora o produto final foi apresentado e está disponível no mercado.

queijos com café

Nos testes foram usados diversos cafés com diferentes intensidades, mas somente o Finca Vista Hermosa, cultivado na Guatemala, foi escolhido para o produto comercializado. São 250 litros de café para 2500 litros de leite orgânico integral. A receita modelo da criação foi a do queijo gouda e então foram feitos alguns ajustes para a adição do café.

O processo completo, da produção à maturação leva 8 meses e o resultado é um queijo de textura firme nas extremidades e macio por dentro, que pode ser cortado com faca e não esfarela. Apesar da coloração escura, o produto não possui o sabor forte da bebida, mas apenas um aroma sutil.

queijo com café - cafeína

Para completar a experiência, os clientes podem degustar harmonizações de queijos com café e com cerveja nas cafeterias da cidade. Infelizmente o queijo só está à venda em Copenhagen e e a edição é limitada, são apenas 120 unidades de 2 quilos cada.

E se você é viciado café, que tal um retrato feito dele? O professor Ted Kinsman da Rochester Institute of Technology, nos Estados Unidos, usou uma impressora 3D para imprimir retratos. A técnica chama-se "pontilhismo" e deposita gotas de café em 53 tons diferentes com diversos espaçamentos e tamanhos, criando assim uma imagem completa.
retrato feito - café

Confira o vídeo da impressora: 



Renda-se aos 50 tons de café e o aprecie inclusive com queijo de café.

Referências:

Sprudge, Mexido de Ideias, Fine Dining Lovers

Artigo publicado originalmente no site Eat Innovation (www.eatinnovation.com)
Link do artigo original: (http://eatinnovation.com/language/pt/queijo-de-cafe-o-amor-pela-cafeina-em-todo-lado/)


 

NATASHA PADUA

Especialista em Inovação e coordenadora do Blog Eat Innovation. Possui experiência em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, operações de varejo, serviços de alimentação e projetos de consultoria de inovação.

2

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NATASHA PADUA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 25/10/2016

Olá Osvaldo,



Infelizmente também não tive a chance de provar este queijo ainda. Quando quiser repetir a façanha, já tens aqui uma candidata a provar. Abraços
OSVALDO FILHO

ALAGOA - MINAS GERAIS - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 17/10/2016

Gostaria muito de experimentar! Uma vez maturaram nosso queijo com grãos de café, foi incrível! Preciso repetir esta façanha.