ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vivaleite, contando uma história de sucesso

POR JORGE RUBEZ

ESPAÇO ABERTO

EM 09/03/2007

2 MIN DE LEITURA

1
0
Há 15 anos os produtores de leite paulistas tiveram fortes motivos para comemorar uma das maiores vitórias capitaneadas pela Leite Brasil, naquela época Leite B. O nascimento de um programa paulista de distribuição de leite.

Com o prestígio de João Saad, então presidente da TV e Rádio Bandeirantes, foi marcada uma audiência no Palácio dos Bandeirantes com o Governador Antonio Fleury Filho no dia 30 de setembro de 1992.

A proposta do programa que saiu da cabeça de um grupo formado por lideranças do setor obteve aprovação e até um agradecimento do Governador, pois se tratava de uma promessa de campanha.

Tive a honra de participar daquela data histórica juntamente com Nelson Mancini Nicolau, representando a FAESP, Lair Antonio de Souza, produtor de leite A, Pedro Camargo Neto, da Sociedade Rural Brasileira e Waldir Ferreira Bastos, então presidente da Leite Paulista, hoje CCL. Honra seja feita a Almir Meireles que desenhou o primeiro esquema de funcionamento do programa.

Tudo começou devido a uma crise de oferta de leite produzido no Estado de São Paulo que ameaçava por em risco o emprego nas propriedades leiteiras e a sobrevivência dos produtores de leite, principalmente os pequenos.

Em toda a trajetória do programa o governo comprou e distribuiu mais de 1,5 bilhão de litros de leite às crianças carentes, 10% da produção de leite do estado.

Todos ganharam, o governo que cumpriu o seu papel social e implantou uma eficiente política agrícola, as crianças carentes e suas mães que puderam fornecer a seus filhos um alimento saudável e gratuito, os produtores de leite que puderam escoar o excedente de produção e as indústrias de laticínios que faturam com a venda ao estado que se tornou um dos maiores compradores de leite do Brasil.

Lembro-me de minhas reflexões sobre as iniciativas daqueles lideres que propiciaram a sobrevivência do produtor de leite: "Se tivéssemos ficado de braços cruzados, esperando que outros resolvessem os problemas da classe que representam, nada disso estaria acontecendo". A verdade daquela época, quando o programa foi implantado, ainda vale na atualidade.

A experiência adquirida pela Secretaria da Agricultura é única e permitiu a evolução e o aperfeiçoamento do programa. Entre elas a mudança do tíquete para distribuição direta pelas entidades, a introdução do enriquecimento com ferro e vitaminas, a inclusão dos idosos como beneficiários e mais recentemente a utilização do pregão eletrônico nas licitações.

O Vivaleite é o maior programa governamental brasileiro de proteção à renda do produtor de leite, ao mesmo tempo em que atende a área social pela distribuição de leite à população carente. É inimaginável viver sem ele e assusta muito saber que sua ausência pode causar uma crise sem precedentes na pecuária leiteira paulista.

Por isso é imprescindível que nos congratulemos com a Secretaria da Agricultura para que o programa permaneça lá no órgão que adquiriu experiência em anos de atuação e formou uma competente equipe que faz o programa funcionar.

Parabéns a São Paulo por mostrar e servir de exemplo a outros estados, como é o caso do Paraná, de como combinar num mesmo instrumento uma bem sucedida política agrícola e uma eficiente política social.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ CARLOS RAMOS

ANGATUBA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/03/2007

Prezados senhores,

O Sindicato Rural de Angatuba, através de sua diretoria congratula a Comissão Técnica de Leite da Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) e seu presidente Dr. Jorge Rubez, pelo empenho em colocar o VivaLeite, onde está.

Levamos também nossos agradecimentos à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que criou uma equipe eficiente para levar um Programa Social e de Fortalecimento da Cadeia Produiva de umas mais importante atividade rural e que emprega milhares de trabalhadores.

Apesar do sucesso do VivaLeite, nós produtores não podemos cruzar os braços acreditando que salvamos a lavoura, pelo contrário, temos que estar em constante movimento para podermos continuar defendendo a cadeia produtiva.

Parabéns, Jorge Rubez.

Angatuba, 20 de março de 2007

José Carlos Ramos - Presidente do Sindicato Rural de Angatuba

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures