ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sherlock Holmes: resposta aos comentários dos leitores

POR MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

ESPAÇO ABERTO

EM 17/12/2007

3 MIN DE LEITURA

2
0
Agradeço aos leitores que enviaram os seus comentários aos dois primeiros artigos de Sherlock Holmes, que são incentivos importantes para que Sherlock Holmes continue investigando, como pedem o Fernando Kachan e o Mário Pinto Filho.

Todos as considerações foram importantes, mas nesse momento vou comentar as colocações do Adimar Leonel Souto para fazer uma revelação que pode ser importante para investigações futuras de Sherlock Holmes.

Realmente leite cru é perecível a curto prazo, razão pela qual o produtor rural não tem como estocá-lo. Estoques só podem ser feitos depois de industrializado o leite.

Também é fato que em função das características da pecuária de leite brasileira, há uma variação de volume de produção relativamente rápida dependo do clima ou da qualidade e volume da alimentação oferecida aos animais, e que se o preço é atrativo os produtores ocorre um aumento significativo na produção, que se não for absorvido pelo mercado provoca a queda dos preços. Da mesma forma, se os preços não são atrativos há uma redução significativa da oferta e se a demanda do mercado se mantém, os preços sobem. É o mecanismo natural da lei da oferta e procura.

Justamente por essa realidade é que é da maior importância para a pecuária de leite brasileira que se combata a fraude no leite, pois não é admissível que fraude no leite por parte de algumas indústrias, seja por adição de água ou soro de leite, interferiram no mecanismo da oferta e prejudiquem os produtores rurais e os consumidores.

O esforço para aumentar o consumo interno, que está muito abaixo do desejável de acordo com os padrões de organizações internacionais de saúde, via marketing institucional do leite e programas de governos, bem como o esforço para aumentar as exportações será da maior importância para a regulação da oferta e procura do leite brasileiro nos próximos anos.

Caro Adimar Souto, realmente seria interessante que houvesse um esforço, não só dos órgãos competentes no assunto, mas também da iniciativa privada, no sentido de elaborar um projeto para o produto considerando todas as particularidades da cadeia produtiva, envolvendo governo, as indústrias e os produtores, para que as exportações e o mercado interno possam assegurar maior uniformidade de preços, onde produtores e indústrias possam trabalhar dentro de um projeto confiável pelo menos a médio prazo nas suas atividades.

A Leite São Paulo tem manifestado repetidamente que falta política e planejamento de forma geral no setor leiteiro, e que isso é o grande responsável pela falta de entendimento do setor!

Tradicionalmente tem se tentado estabelecer a política e o planejamento do setor leiteiro através de seminários, congressos e estudos isolados, mas com o passar dos anos se evidencia que o setor precisa mais do que isso para resolver seus problemas estruturais, conjunturais e de falta de entendimento.

A Leite São Paulo tem procurado mostrar que o setor precisa um forum adequado para que, de forma permanente e continuada, o Governo e a iniciativa privada discutam os problemas, procurem o entendimento e juntos estabeleçam e monitorem a política e o planejamento do setor, fazendo os ajustes sempre que necessário.

Por isso a Leite São Paulo propôs na última reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados do MAPA a criação de um grupo permanente para política e planejamento do setor leiteiro. Representantes da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, do MDA e da Contag se manifestaram a favor e de participar do grupo de política e planejamento setorial proposto. Como não haviam representantes da indústria nessa reunião, a votação da proposta deverá ser feita na próxima reunião.

Creio que Sherlock Holmes deva investigar o resultado dessa votação, para verificar se o setor leiteiro nacional efetivamente quer avançar para um futuro melhor, onde os problemas setoriais sejam discutidos com transparência por todos os elos da cadeia produtiva do leite, permitindo o entendimento e a implementação de política e planejamento do setor leiteiro que assegure um projeto confiável, que permita menor flutuação de preços e crescimento sustentável para todos os elos da cadeia, ou se quer que tudo continue como está, repetindo o passado, permitindo que alguns aventureiros possam se guiar pela " lei de Gerson" e trazer prejuízos para o agronegócio do leite, para o País e para o consumidor.

MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

Membro da Aplec (Associação dos Produtores de Leite do Centro Sul Paulista )
Presidente da Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo - Leite São Paulo

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO CUNHA FREIRE

LEOPOLDINA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 23/12/2007

A fraude no leite trouxe consequências desastrosas para nós, produtotres rurais de leite. Além da fiscalização que precisa e deve ser aperfeiçoada, pois não adianta só fazer rodízio dos fiscais, é necessário manter também um fiscal dentro dos latcínios e uma equipe volante auditando e fiscalizando não só as empresas e cooperativas, mas também os fiscais, além do rodízio dos mesmos para que não fiquem íntimos dos prorietários da empresas particulares e das diretorias das cooperativas.

Creio que que o MAPA deveria implementar em caráter de urgência essa modalidade e implementar um plano de ataque operacional nese sentido de imediato. Nós produtores rurais de leite, adotamos um indexador do leite que vendemos para uma empresa particular da região 47% do valor do preço médio apurado do litro de leite vendido no atacado e publicado por uma consultoria, porém, o reflexo da fraude no leite desequilibrou o mercado com a redução do consumo.

O MAPA, deveria através da EMBRAPA/GADO DE LEITE , implementar uma pesquisa de preço e disponibilizar pelo seu site na internet os mesmos para servirem de parametros oficial, visando reajustarmos os preços do litro de leite que vendemos. Isso já ocorre em outros setores da nossa economia com o café, carne, soja, construção civil etc.

Quanto mais obtivermos informações, melhor para a nossa categoria, não deixa também de ser uma forma indireta de fiscalizarmos a qualidade do produto, pois se o preço estiver muito baixo em relação ao preço de balizamento do mercado, há algo errado e esse não deixa de ser um indício sério de adulteração do produto e essa marca precisa e deverá sofrer fiscalização pelos setores competentes.

O leigo consumidor não conhece e se torna presa fácil de fraudadores que visam o lucro fácil, tendo a seu lado comerciantes inescrupulosos que dão cobertura e disponibilizam em seus comércios esse tipo de produtos adulterados. Mecanismos de controle existem, o que falta é vontade política para implementá-las, temos que melhorar também os salários dos fiscais e aportar mais recursos para orgãos sérios com a EMBRAPA /GADO DE LEITE.
MARIO PINTO FILHO

ITAÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/12/2007

Caro Marcello,

Agradeço a referência, continue lutando e investigando para quem sabe, um dia, a tão ambicionada política e planejamento da cadeia produtiva de nosso setor leiteiro, se torne uma realidade. Conte conosco nessa empreitada.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures