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Sherlock Holmes e os culpados pelo aumento do preço do leite |
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO
Membro da Aplec (Associação dos Produtores de Leite do Centro Sul Paulista )
Presidente da Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo - Leite São Paulo
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GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCOJUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 08/09/2009
Prezado Marcello: A solução não é tão grave quanto a de "por o guiso no pescoço do gato", sugerida aos ratinhos da fábula. Mas, depende de coragem quase tão igual, porque política. Assim, se não houver vontade política por parte dos governantes para peitar os pontos altos do mercado (atravessador e laticínio), nada se conseguirá. Bastaria a utilização de políticas de preço mínimo, onde os processadores do produto sejam compelidos a pagar, ao produtor, um preço justo pelo produto oferecido por este. Este preço seria estabelecido sob o pálio dos seguintes itens: custo de produção, qualidade e volume produzido. Explico: não seria justo, apenas e tão somente, estabelecer valor fixo ao leite, sem premiar aquele que produz grandes volumes e com qualidade superior.
A Instrução Normativa 51, com todas as suas impropriedades, tem, pelo menos, sido utilizada para garantir - em tese - maior valoração ao produto de melhor qualidade, mas não oferece vantagem a quem produz quantidade grande. Resultado - O "Seu José", que produz cinquenta litros/dia de leite de qualidade, recebe por ele o mesmo que o "Seu João", que, com idêntica qualidade, produz dois mil litros/dia. Isto é injusto, porque, em primeiro lugar, trata desiguais igualmente e, em segundo lugar, não incentiva ao "Seu José" a aumentar sua produção para chegar ao "Seu João", o que estaciona o mercado. Quanto às lideranças, estas nunca deram muito certo no Brasil, porque sempre foram tolhidas pelos interesses particulares. O caso Lula é um exemplo: nunca foi o melhor nome do Partido dos Trabalhadores, mas seu interesse e o de seu grupo em fazer-se Presidente deixaram outros valores alijados do sistema, que poderiam ter sido muito melhores para o País e para a pecuária de leite. Nas Cooperativas e Associações, a mesma coisa acontece. Destarte, fica muito difícil reunir os agrupamentos bem intencionados e sufoca-se as boas idéias no nascedouro. Finalmente, quanto ao consumidor, ele não deixa de ingerir o produto pelo preço, mas sim pela ingestão de outros produtos que, maciçamente, são anunciados nos meios de comunicação. Falta, ao leite, igual competência, eis que não se anuncia quase nada sobre o produto, quanto mais, maciçamente. Parabéns pelo brilhante artigo. Um abraço, GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG |
ANTONIO PATRUS DE SOUSA FILHOBELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 30/08/2009
Caro Marcelo:
Quando disse a expressao Lula da vida ...quis dizer que no nosso segmento, aparece uma lideranca ,como o Lula foi para os metalurgicos. <b>Resposta do autor:</b> Prezado Antonio Patrus de Sousa Filho Para surgir uma liderança como o Lula entre os produtores, a primeira condição é que exista uma massa critica de produtores disposta a lutar pelas suas reivindicações e a colaborar com recursos para custear essa luta. A segunda condição é que saibam escolher as lideranças que realmente os representam. Os produtores podem ter certeza que se não estiverem dispostos a trabalhar e criar as condições para resolverem seus problemas não vai cair uma liderança sobrenatural capaz de sozinho resolver os problemas que os próprios produtores não se empenham em resolver. Abraço Marcello de Moura Campos Filho |
PAULO LUÍS GONÇALVES CAMPELOBELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EM 26/08/2009
Eu incluiria nessa lista outro culpado, talvez o maior culpado, que é o próprio consumidor, que aceita pagar os preços abusivos. Indústria e os Supermercados elevam os preços até o limite máximo em que ainda conseguem vender. No momento em que as vendas caem, eles reduzem um pouquinho os preços, mantendo as vendas em um patamar ainda muito acima do que seria real. Conclusão, o preço é meramente especulativo, é o preço que o consumidor aceita pagar.
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ANTONIO PATRUS DE SOUSA FILHOBELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 25/08/2009
Em tempo! O grande culpado de tudo isso, e o proprio produtor ,que nao se organiza e nem tem representatividade.Laticinios e varejos, fazem o que querem com os precos e margens, e so nao conseguem mais, porque o consumidor brasileiro ,em sua maioria, ainda tem um bolso pequeno, freando os aumentos.Em vez de chamarmos Sherlock Holmes, devemos chamar um Lula da vida,que consiga unir e representar os produtores. Comissao formada pelos produtores,pelos laticinios e cooperativas,governo federal etc nao vao levar a lugar nenhum ,pois os laticinios e varejos sabem que o produtor nao tem voz nem acao e basta impor e o governo federal nao vai intervir no mercado,gracas a deus. Espero que apareca alguma lideranca, com visao, que ja atue no segmento ha mais tempo portanto com mais condicoes de acao, que defenda esta bandeira.
<b>Resposta do autor:</b> Prezado Antonio Patrus de Sousa Filho Agradeço os comentários. Não podemos pensar que o Lula ou o Ministro Stephanes farão qualquer esforço para unir e representar os produtores se os produtores não forem os primeiros a se empenharem na busca dessa união e representação. Em outra carta você disse que iria se empenhar em cria uma associação de produtores ai em MInas Gerais. Precisamos multiplicar nossas lideranças, é louvavel seu empenho nessa direção e lhe desejo sucesso. Se mais produtores se movimentassem nesse sentido, teremos a massa critica necessária para que Lula ou Stephanes se empenhem para fomentar a união e representatividade dos produtores de leite. Você tem razão ao afirmar que uma comissão com representantes dos produtores, indústria e comércio, sem a coordenação e mediação do Governo, não vai a lugar nenhum. Acredito que o Governo Federal não vai, e talvez não deva, interfirir diretamente no mercado do leite. Mas a proposta é que o Governo Federal promova a formação de uma comissão permanente com representantes dos produtores, da indústria e do comércio para discutir as questões criticas do setor leiteiro, como é a formação do preço ao consumidor e a distribuição desse preço entre os elos da cadeia, mas exerça o papel de coordenação e mediação para que se estabeleçam acordos justos e que os produtores, que representam o elo fundamental mas também o mais fraco da cadeia produtiva, não sejam prejudicados. Abraço Marcello de Moura Campos Filho |
RENATO CALIXTO SALIBABRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 24/08/2009
Sugiro que a comissão diga que o valor a ser recebido pelos produtores seja de 50% do valor que é vendido nos supermercados e que seja respeitado o valor que for definido numa comissão formada pelos produtores, pelos lacticinios e cooperativas, governo federal, Embrapa etc.
<b>Resposta do autor:</b> Prezado Renato Calixto Saliba Agradeço os comentários. Registrado o valor sugerido. Mas para encaminha esse valor para discussão primeiro precisamos criar uma comissão que tem que ser coordenada e mediada pelo Governo. Os produtores precisam pedir às suas cooperativas e entidades de classe que lutem por essa bandeira. Abraço Marcello de Moura Campos Filho |
WILSON TARCISO GIEMBINSKYPARACATU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE EM 22/08/2009
O leite longa vida no supermercado esta a R$1,39 o litro.
Acabei de sair de lá agora no sábado a noite! Que preço estarão recebendo os produtores já que o varejista e a industria não baixam suas margens de lucro....! <b>Resposta do autor:</b> Prezado Wilson Traciso Giembinsky O valor de R$ 1,39 por litro de longa vida está muito baixo (o que dá até para por as barbas de molho com relação à qualidade). Aqui em São Paulo é normalmente está acima de R$ 1,80, e muitas marcas passam de R$ 2,00 e até mesmo R$ 3,00 por litro. Abraço Marcello de Moura Campos Filho |
RUYTER CARLOS DA SILVAUNAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 20/08/2009
Sugiro que contratemos, de fato, um detetive com o curriculo de Sherlock Holmes, pois não temos condiçoes de conseguir aumento, nem de ter as explicações corretas do que acontece no mercado.
Será que nossas entidades de classe podem contratar por nós???? Dispersos, nem detetives conseguimos contratar... <b>Resposta do autor:</b> Prezado Ruyter Carlos da Silva Agradeço os comentários. Penso que quem pode contratar alguém para fazer as investigações é a CNA. Abraço Marcello de Moura Campos Filho |
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