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Sherlock Holmes continua investigando a fraude no leite e as preocupações do consumidor |
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO
Membro da Aplec (Associação dos Produtores de Leite do Centro Sul Paulista )
Presidente da Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo - Leite São Paulo
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ADIMAR LEONEL SOUTOMINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS EM 12/12/2007
Comparações lógicas e raciocinínio correto. Porém, talvez seja importante considerar que o produto leite possui uma característica muito peculiar, visto ser perecível a curtissímo prazo, não sendo industrializado e ao mesmo tempo há uma variação de volume de produção muito rápida, dependo do clima ou da qualidade e volume da alimentação oferecida aos animais.
Sendo assim, se o preço é atrativo, os produtores investem e naturalmente ocorre um aumento significativo na produção, o mesmo acontece quando inicia o período das chuvas com a abundância das pastagens; resultado: o mercado não absorve e os preços caem bruscamente. Seria interessante que houvesse um esforço dos órgãos competentes no assunto no sentido de elaborar um projeto para o produto considerando todas as particularidades envolvendo a cadeia produtiva as industrias, as esportações e mercado interno para que encontre um parâmetro de maior uniformidade de preços, onde produtores e indústrias pudessem trabalhar dentro de um projeto confiável pelo menos a medio prazo nas suas atividades. Adimar Souto |
MARIO PINTO FILHOITAÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 23/11/2007
Mais uma vez, parabéns Marcello!
O leite "longa vida" esta sendo utilizado como moeda de promoção em uma grande rede de supermercado. Como "chamariz" a R$ 1,37 e de uma marca bem conhecida. Como sempre, o custo baixo irá recair sobre o pobre produtor. A ponta de venda vai insistir tanto que acabaremos tendo que importar leite num período não muito longe, por falta de quem produza. Peça ao Sr. Holmes, investigar quais indústrias que comercializam leite de soja e os sucos de frutas, que o dr. Watson entenderá o porque dos preços melhores que o leite fluído. Elementar. |
L. AGUIARARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 23/11/2007 23.11.2007 Elementar meu caro Marcelo, milagre não existe. Tem um ditado aqui no meu estado de Minas Gerais que diz que "economia é à base da porcaria". Quem acredita que existe leite barato, pode ter certeza que não esta comprando um produto de boa qualidade. Vaca não produz leite com soda, água oxigenada e soro de queijo. A qualidade do leite de vaca depende da raça e alimentação, o ingrediente básico é água, proteína, gordura, vitaminas e minerais. Se a indústria compra o leite do produtor por R$0,81 o litro, com no mínimo 3,20% de gordura e 2,90% de proteína, faz uma analise de rotina na coleta, mais duas análises mensais em laboratórios oficiais. E esses exames detectam água, antibiótico, níveis de gordura, proteína, contagem bacteriana e contagem de células somáticas. O produtor que não consegue produzir com esses parâmetros tem dificuldades em comercializar seu produto, apesar de sempre existir alguém disposto a ganhar dinheiro fácil e comprar esse produto por um preço baixo. O produtor não é responsável por fraude no leite a indústria quando compra sabe o que está comprando. Se alguém vai ao supermercado e compra um litro de leite a R$1,39 e acredita que R$0,58 vai cobrir os custos da embalagem que custa R$0,40 e o lucro do laticínio que faz a coleta, impostos, frete e ainda ter lucro está mal informado ou acredita em mula sem cabeça e com certeza também em Papai Noel. Lucas Ferreira de Aguiar. |
FERNANDO JOSÉ RIBEIRO KACHANNOVA GRANADA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE EM 22/11/2007
Sherlock Holmes continue investigando e denunciando!
O leite longa vida caiu no gosto popular pelas facilidades que proporciona. Não é necessário, contudo, ser versado em ciências econômicas para constatar a impossibilidade de que um litro de leite longa vida custe por volta de R$ 1,00. Se apenas a caixinha, ou seja, o continente, custa aproximadamente R$0,40, significa que sobram R$ 0,60 para remunerar o leite que contém, o transporte da fazenda ao laticínio, todos os custos industriais, as comissões de venda, o transporte até o varejo, os lucros da indústria e do varejista os impostos e etc.. A conta não fecha se não houver o milagre da multiplicação do leite. A sociedade brasileira precisa deixar o cinismo de lado e assumir que definitivamente não é possível ter leite com qualidade a preços módicos sem que se leve o produtor à falência. |
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