ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quem não aguenta bebe... vodka de leite

POR NATASHA PADUA

ESPAÇO ABERTO

EM 17/11/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
A vodka é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo. Ela geralmente é feita a partir do trigo, centeio ou outros grãos. A Black Cow é uma vodka de leite.

A vodka é um produto destilado que surgiu entre Rússia e Polônia no século XIV e acredita-se que seu processo de destilação seja baseado nos ensinamentos da fermentação do arroz, feita pelos chineses há mais de 2000 anos. Na Rússia ela é feita principalmente a partir do trigo enquanto na Polônia, usa-se mais uma mistura de centeio.

Os grãos ou até batatas e outros produtos agrícolas são fermentados e então destilados até se obter a intensidade de sabor e aroma desejados. Procede-se então com uma filtragem múltipla com carvão ativado, seguido de diluição em água até atingir o teor alcóolico que se quer e este é o produto final. Como há diversidade nas matérias-primas, também há bebidas com as mais diversificadas características.

E é aí que começa a história do fazendeiro Jason Barber, do sudoeste da Inglaterra, o criador da vodka de leite. Ele desejava diversificar a produção de seu rebanho leiteiro. Sua inspiração veio quando ele aprendeu sobre as técnicas que os mongóis utilizavam para fazer álcool rudimentar com matéria-prima animal, que adaptadas ao seu campo e rebanho, deu origem a Black Cow, feita inteiramente de leite.

Black Cow  

Como é feito: o leite é separado em coalhada e soro. A coalhada é usada para produzir queijo cheddar e apenas o soro é fermentado, destilado e filtrado 3 vezes para se tornar vodka. O sabor final não é lácteo, mas é ligeiramente cremoso e harmoniza perfeitamente com o queijo cheddar, segundo o produtor. Para saber mais sobre a vodka de leite, veja este vídeo:
 

A vodka de leite só é vendida no Reino Unido e em Singapura até o momento, mas a previsão é que logo chegue a outros países.

E agora? Você vai continuar dizendo que nunca fez amigos no bar bebendo leite?
 
vodka de leite

Referências bibliográficas:

Lifestyle Asia, Fine Dining Lovers, The Analysis of Vodka: a Review Paper

Artigo publicado originalmente no site Eat Innovation (www.eatinnovation.com)

Link do artigo original: (http://eatinnovation.com/language/pt/aguenta-bebe-vodka-de-leite/)

 

NATASHA PADUA

Especialista em Inovação e coordenadora do Blog Eat Innovation. Possui experiência em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, operações de varejo, serviços de alimentação e projetos de consultoria de inovação.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint