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O desafio do mercado internacional de leite para os países do Cone Sul

POR MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

ESPAÇO ABERTO

EM 01/09/2010

2 MIN DE LEITURA

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Num vôo na Argentina li, na Gaceta del Cielo de 19/08/2010, uma matéria onde a presidente Cristina Kirchner dizia que os direitos de importação na Argentina não são pagos apenas pelo setor primário, mas por todos os setores. E explicava que embora alguns creiam que esses direitos de exportação sejam apenas instrumento de arrecadação fiscal, na realidade trata-se de uma política econômica que permite que se fomente agregar valor aos produtos e ao mesmo tempo ter um dólar diferenciado, que permite sustentar o modelo. De fato, o peso argentino desvalorizado em 52% com relação ao dólar americano favorece exportações e dificulta importações.

No Brasil temos uma situação inversa, onde o real sobrevalorizado em 31% com relação ao dólar americano dificulta as exportações e facilita importações. Até o presidente Lula não deu nenhuma explicação para essa política.

Estava na Argentina para descansar, mas ao passar numa banca de revistas não resisti e comprei um exemplar da Infortambo, número 255, de agosto de 2010, e me chamou a atenção uma matéria do Engº. Agrônomo Alejandro Sammartino, sobre a apresentação de um estudo por Juan José Linari na Sociedade Rural Argentina, com o título de "Oportunidades de acesso via negociações internacionais: caso específico do setor lácteo".

Alguns números colocados por Lanari:

- Até 2018 o consumo mundial de queijo terá uma demanda adicional de 400.000 toneladas, sendo que a Argentina poderá aportar no mercado mundial 126.000 toneladas até 2015;

- O excedente exportável da Argentina é de 25%;

- 6% dos 699 milhões de toneladas de leite produzidos em 2009 foram comercializados internacionalmente.

Lanari mostrou que países como os USA, Nova Zelândia e Austrália, que hoje concentram 80% das exportações de lácteos terão grandes limitações para aproveitar esse crescimento da demanda mundial, surgindo oportunidades para países do Cone Sul, como o Brasil, Argentina e Uruguai. Mas advertiu que para aproveitar essas oportunidades não basta produzir leite a custos competitivos, mas de acordo entre esses países.

Lanari colocou que tendo em conta a dinâmica do comércio e os interesses em jogo a nível dos diferentes países do bloco, seria mais conveniente levar adiante negociações a partir do Mercosul esquemas país a país.

Em função das diferentes políticas cambiais e das colocações de Lanari, me convenço do acerto da posição da cadeia produtiva brasileira, que será apresentada aos argentinos dia 01 de setembro no Rio Grande do Sul, de que a integração dos setores lácteos brasileiro e argentino deve ter por objetivo uma plataforma para a exportação para terceiros países e não o comércio entre os dois países. Em função da colocação de Lanari, talvez fosse interessante estender os entendimentos ao Uruguai nesse acordo, caracterizando uma posição do Mercosul.

MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

Membro da Aplec (Associação dos Produtores de Leite do Centro Sul Paulista )
Presidente da Associação dos Técnicos e Produtores de Leite do Estado de São Paulo - Leite São Paulo

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