FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gestantes que bebem leite durante a gravidez têm filhos mais altos e com QI mais elevado

POR FLÁVIA FONTES

ESPAÇO ABERTO

EM 26/03/2015

1 MIN DE LEITURA

9
0
Cientistas dos Estados Unidos, Islândia e Dinamarca desenvolveram uma pesquisa conjunta que mostrou que a altura de indivíduos na vida adulta foi diretamente relacionada com a quantidade de leite que suas mães consumiram durante a gestação. Um estudo anterior, publicado no American Journal of Clinical Nutrition (outubro de 2007), já havia mostrado que bebês filhos de mães que tinham o hábito de beber leite durante a gravidez apresentavam maior peso e altura ao nascer. O objetivo desse novo trabalho, publicado no European Journal of Clinical Nutrition (outubro de 2013), foi avaliar se esses efeitos benéficos se mantinham até a idade adulta.
A pesquisa avaliou filhos de 809 mulheres, nascidos entre 1988 e 1989, juntamente com o monitoramento da quantidade de leite ingerida por suas mães durante a gravidez. Os bebês tiveram seus pesos e altura medidos no nascimento e, novamente, cerca de 20 anos depois.



Os resultados mostraram que os filhos de mães que ingeriram mais de 150ml de leite por dia durante a gravidez ficaram mais altos, em comparação com filhos de gestantes que bebiam menos do que essa quantidade ou não consumiam o alimento. Além disso, eles também apresentavam níveis mais elevados de insulina na corrente sanguínea, o que sugere um risco menor para diabetes tipo II.

Outro estudo, conduzido e publicado na Inglaterra, no British Journal of Nutrition, mostrou que gestantes que ingeriam leite na gravidez tiveram bebês com QI mais elevado e melhor habilidade de leitura que aqueles filhos de mulheres que não consumiram o alimento.

O efeito, atribuído aos altos níveis de iodo presentes no leite, foi avaliado em mais de 1000 gestantes. O iodo é essencial para a produção de hormônios pela glândula tireoide, com efeito direto sobre o desenvolvimento do cérebro do feto.

Conhece alguma gestante? Mostre esse artigo a ela! 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

FLÁVIA FONTES

Editora-Chefe da Revista Leite Integral

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO CARVALHO DA SILVA

BELÉM - PARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 24/04/2015

Muito interessante o tema.

Seria possivel disponibilizar as referencias dos artigos citados?
CLÁUDIO HENRIQUE OLIVEIRA DE CARVALHO

CÁSSIA - MINAS GERAIS

EM 30/03/2015

Parabéns.



E, nós,os interessados pelo assunto, devemos ser os primeiros a compartilhar uma notícia tão importante como essa, não é mesmo?



Att.,



Cláudio.
CLÁUDIO CUNHA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/03/2015

Parabéns pelo trabalho Flávia Fontes. Suas publicações muito ajudam a população no conhecimento deste produto que, além de alimento, é a melhor vacina dos mamíferos.
ANA MARIA SOUZA PEREIRA

EM 27/03/2015

Sempre bebi muito leite - de 500 mL a 1L por dia, além de queijos e coalhadas; felizmente tenho filhos altos e inteligentes; e a osteoporose está bem longe de mim !
LAURO MORETT BORGES

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 27/03/2015

Parabéns aos pesquisadores!

Belo marketing para aumentar o consumo de leite...
VERIDIANO OLIVEIRA

XINGUARA - PARÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 27/03/2015

O leite!! O soberano dos alimentos  e mais uma dentro, hein Flávia? Parabéns pelo artigo. Show de bola!
MARCOS SCALDELAI

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 27/03/2015

Uma excelente notícia, afinal, reservada as proporções, o desenvolvimento de mamíferos, nós, está ligado a essa condição básica.

Veja o caso do desenvolvimento de novilhas para produção, leite ou ainda carne, o consumo de leite (colostro) nos primeiros momentos definirá sua performance na vida adulta....

Obrigado pela verdade á tona divulgada nesse importante canal!

Parabéns.
ANTONIO MUNIZ FILHO

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 26/03/2015

EU FICO MUITO FELIZ COM ESSAS DESCOBERTAS E TENHO CERTEZA QUE O LEITE TRAZ BONS RESULTADOS A SAUDE.

EU NASCI E CRESCI NA FAZENDA NO CARIRI PARAIBANO, O COSTUME NA EPOCA ERA TOMAR LEITE COM CAFE NO CURRAL, TIRADO NA HORA DO TETO DA VACA NO COPO, TENHO QUASE 48 ANOS SOU 6º FILHO DE 7 IRMAOS, NEM EU NEM ELES TEMOS PROBLEMAS DE SAUDE E NUCA FOMOS HOSPITALIZADOS, GRAÇAS A DEUS GRANDE E AO LEITE ACREDITO.



MEUS AVOS QUE MORAVAMOS NA MESMA PROPRIEDADE, TODO SANTO DIA TOMAVA CAFE COM LEITE, AS 9:00 TOMAVA QUALHADA, COMIA CUSCUS COM LEITE, A NOITE NA JANTA NOVAMENTE A QUALHADA ESTAVA LÁ, MEU AVÔ BIA MUNIZ FALECEU AOS 96 ANOS E SUA ESPOSA DONA LAURA FALECEU FALTANDO 30 DIAS PARA FAZER 100 ANOS. EU ACREDITO QUE O LEITE CONTRIBUI PARA ESSES LONGOS ANOS DE VIDA.

ABRAÇOS.
SANDRO MAGNO DE M. POTENCIANO

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/03/2015

Muito bom, parabéns!!!!
MilkPoint AgriPoint