ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cana de Açúcar : Etanol, produto certo, marketing errado!

POR JOSÉ LUIZ TEJON MEGIDO

ESPAÇO ABERTO

EM 24/09/2009

1 MIN DE LEITURA

4
0
Produto é o que fazemos no campo, na usina. Marca é o que construímos na mente dos consumidores.

Etanol é apenas um produto originado da cana de açúcar. Um produto que também pode ser feito de outras matérias primas. Etanol, se fosse um "brand", uma marca, atrai mais conexões com o negócio dos Estados Unidos do que com o álcool de cana de açúcar, nacional. A estratégia de marketing do negócio originado na cana de açúcar é muito maior, mais amplo e extraordinariamente mais "generoso", do que apenas "mais um combustível automotivo".

Etanol, como um produto, não poderia ser "alavancado" como sinônimo do universo de contribuições, valores e benefícios de toda a cultura canavieira. Tomamos a parte pelo todo. E, uma parte sujeita a ataques frontais e de flancos, que não protege, na gestão das percepções humanas; o ativo brasileiro da cana de açúcar.

O Brasil é o "açucareiro" do planeta. Cana de açúcar é energia de vida humana. Cana de açúcar é alimento. Cana de açúcar é possibilidade real de integração de milhões de pequenos produtores rurais nas faixas tropicais do globo. Cana de açúcar é "people to people - energy&food".

Cana de açúcar não é "um mar de cana". É lavoura diversificada na rotação das culturas. Cana de açúcar é resgate de áreas degradadas. Cana de açúcar é solução nova para os insumos industriais e químicos.

Cana de açúcar é uma "marca" gigantescamente superior a, apenas, um dos seus derivados : o etanol.

Marketing é "um pouquinho mais do que se vê": significa penetrar na invisibilidade das almas humanas. Cana de açúcar é ciência, educação, evolução, e humanismo.

A promoção de um produto não pode ser maior do que a construção dos valores percebidos da sua matriz geradora!

Aí está um belíssimo tema para um saudável debate setorial! " O Brasil é doce e o único pais do mundo que tem nome de árvore!". (Este artigo não é uma crítica. É uma sugestão de "correção de rota".)

JOSÉ LUIZ TEJON MEGIDO

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCO J. ZIMAK

OURINHOS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 16/10/2009

Parabéns, Tejon

Espetaculares as suas colocações!
A questão é que, a imprensa em geral, os governates, os produtores de etanol e os líderes de entidades ligadas ao do setor sucroalcooleiro não sabem, ou em alguns casos não querem colocar dessa maneira para a opinião pública, o que gera uma enorme confusão na cabecinha dos leigos que acreditam piamente no que dizem os noticiários por aí.

Estamos precisando de um super-herói para encarar essa missão.
FÁBIO BARBOSA RIBEIRO GOMES

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 28/09/2009

Prezado José Luiz,

Parabéns pelo artigo!!
Achei sua crítica saudável, correta e contrutiva.
Espero que a rota seja revista!!

Grande abraço,
Fábio
BELCHIOR CRISTINO DE SOUZA

NOVA XAVANTINA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 25/09/2009

Ficava pensando o que estava de errado com o marketing do Etanol, mas não conseguia descubrir, agora lendo o seu artigo, posso entender perfeitamente o que esta errado. Espero que mude.

Parabéns.

<b>Resposta do autor:</b>

Belchior Cristino..

Caro amigo...obrigado pelo seu comentário.. temos de fato muita coisa a fazer nesse âmbito, pelo agronegócio brasileiro.

Abraços

Tejon
RAFAEL BAGGIO - MÉDICO VETERINÁRIO

CURITIBA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 24/09/2009

Tejon,

Parabéns pelo artigo, realmente a sua abordagem foi excelente. Trazendo o conceito e a estratégia de marketing focada na matriz geradora e não apenas no etanol da cana-de-açucar que é repleto de concorrentes.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures