ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Campanhas de valorização dos produtores do leite: experiências em diversos países

POR KENNYA SIQUEIRA

ESPAÇO ABERTO

EM 09/07/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
 Durante muito tempo, os produtores de leite foram vistos como meros agentes da cadeia produtiva. Apesar de serem maioria quando se compara o número de agentes em cada elo da cadeia do leite e realizarem o trabalho mais árduo do setor, muitas vezes, eles não têm representatividade, se tornando o elo mais frágil e vulnerável do setor lácteo. E muitas das exigências do mercado recaem sobre eles, como por exemplo, de melhoria da qualidade do leite, aumento de produtividade, preço competitivo, etc.

No entanto, nos últimos tempos, algumas agências de marketing estão tentando mudar esta visão do produtor de leite. Ao redor do mundo estão nascendo iniciativas de valorização do produtor de leite. Uma delas pode ser visualizada no vídeo abaixo:



Este vídeo é uma paródia feita com 65 produtores de leite de Iowa, Minnesota e South Dakota. É uma iniciativa da Midwest Dairy Farms e Feeding America com o objetivo de mostrar a realidade de uma fazenda de leite de uma forma divertida. Com isso, os organizadores do vídeo queriam sensibilizar a população sobre o trabalho árduo, a responsabilidade e a grandiosidade da atividade leiteira. Além disso, o número de visualizações do vídeo contribui para doações à instituição de caridade Feeding America.

Outra iniciativa interessante está sendo implementada pelo Dairy Australia e é intitulada Legendairy. Assista ao vídeo:



Este vídeo mostra a importância do produtor de leite para o consumidor, buscando aumentar a confiança tanto do produtor de leite que se sente desvalorizado, quanto do consumidor de lácteos. Além do vídeo, o Legendairy vai contar com várias ações na mídia televisiva e digital, além de atuações nas comunidades de produtores e escolas infantis. A meta é que, até 2016, os australianos enxerguem a indústria de laticínios como um setor líder e inovador, com produtos seguros, nutritivos e alto valor, com ações transparentes e que isso melhore o bem estar e crie prosperidade para as comunidades de produtores.

Estes são exemplos de tendências de marketing no exterior, mas que podem também ser aplicadas no Brasil. Apesar das realidades diferentes em cada país, a situação do produtor de leite parece ser semelhante em todos os países. A maioria está desestimulada, sofre com os elevados custos e incertezas da atividade. Além disso, episódios como a fraude do leite no sul do Brasil abalam a confiança do consumidor. Portanto, ações de marketing desse tipo poderiam ajudar muito o setor como um todo.

KENNYA SIQUEIRA

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

TATIANA GOMES

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 09/07/2013

Kennya,



Parabéns pela matéria!



Aproveito contexto para lhe convidar a conhecer o https://www.nuvlac.com.br  - NÚCLEO PARA VALORIZAÇÃO DOS PRODUTOS LÁCTEOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA - é um programa da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, Epamig, Tetra Pak e Gemacom Tech.

A proposta do NUVLAC é criar um Núcleo multidisciplinar e multinstitucional, como agente de sistematização, consolidação, incentivo, divulgação e transferência de conhecimentos para valorização do leite e dos produtos lácteos na nutrição e na alimentação humana.
MilkPoint AgriPoint