Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.
Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.
ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
A qualidade do nosso leite e a pureza do nosso café |
CARLOS HENRIQUE JORGE BRANDO
Engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP; pós-graduação à nível de doutorado em economia e negócios no Massachusetts Institute of Technology (MIT), EUA; sócio da P&A Marketing Internacional, empresa de consultoria e marketing na área de café
GEORGIANA SÁVIA BRITO AIRES
4 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
ADIMAR LEONEL SOUTOMINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS EM 11/12/2007
Tudo isto que está acontecendo com o leite provavelmente acontece na maioria dos outros segmentos, pois é uma forma de satisfazer a ganância e sensação de lucro fácil, esquecendo-se que leite é um alimento vital para a saúde humana e consumido em grande percentual por crianças e pessoas debilitadas.
Entendo que o melhor a fazer, embora não seja fácil, é um trabalho de conscientização, iniciando-se com o produtor e finalizando na indústria, mostrando que aquele produto mal produzido ou adulterado poderá estar sendo consumido pelo próprio produtor ou por alguns de seus entes queridos em algum lugar do planeta, e que com certeza aquele lucro obtido de forma "fácil" se tornará muito caro com o desfecho de nossa própria falta de responsabilidade. ADIMAR SOUTO |
L. AGUIARARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 23/11/2007
Acho que um selo de qualidade para o leite seria um golpe de marketing que até poderia ajudar na exportação. Mas existem atitudes muito mais simples para melhorar a qualidade do leite, como a melhoria das estradas rurais, o que evitaria que o leite demorasse muito a chegar à indústria, não teria sua acidez aumentada e não haveria a necessidade de usarem soda.
O produtor não tem como colocar nada no leite que produz, pois os laticínios fazem análises antes da coleta e pelo menos a cada quinze dias são feitas análises mais completas em laboratório oficial. Se for feito uma fiscalização nas indústrias, como é feito nas fazendas, seria quase impossível haver fraudes. Quanto ao sabor, acho que o consumidor não está muito preocupado com esse detalhe. Nos anos sessenta, eu sempre tomava leite cru na fazenda. O gosto era outro, mas as pastagens eram naturais de capim Jaraguá e gordura. Não se usava produtos químicos no combate a parasitas e o gado era de raça azebuada e produziam em média três litros de leite por dia. Hoje as coisas mudaram. O gado tem sangue de raças européias e produz leite magro e em grande quantidade. As pastagens são artificiais e adubadas e se produz a base de ração e hormônios, o que não acontecia antes. Quanto ao café, fico na dúvida quanto à qualidade do consumido no mercado interno. Existe um grande comércio de casca melosa e café não aceito para exportação. Acho que o produto que consumimos é de muito baixa qualidade e os melhores são exportados. Quem já consumiu café produzido em terras férteis sem adubo e agrotóxico sabe disso. Lucas Ferreira de Aguiar. |
CLEBER MEDEIROS BARRETOUMIRIM - CEARÁ EM 14/11/2007
Perfeita a analogia "café com leite", e com autoridade de uma parceria que vem de muito tempo. Quem é que no Brasil não conhece o popular PINGADO tomado nas primeiras horas do dia no corre corre dos grandes centros.
Como citado, são muitos os exemplos ocorridos com o CAFÉ, que no mínimo daria indícios para a mente mais desprovida de maldade que o caminho existe. Resta-nos saber (decisão da indústria) se na histórica e atual conjuntura vale a pena ($$) COMPRAR leite de qualidade de poucos produtores ou se é mais econômico navegar num mar de bilhões de litros de leite podre, numa aparente calmaria (produtores desorganizados) imposta de forma medíocre pela indústria, o que se evidencia no oportunismo (ind.oligopsônica) praticado. Entendo que isto é uma questão encerrada. Como falamos aqui pelo Nordeste: Agora ou vai ou racha!!! |
Assine nossa newsletter
E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail
|
|
Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.
Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE MILKPOINT VENTURES
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro
design salvego.com - MilkPoint Ventures + desenvolvimento d-nex