ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A distância entre o conhecimento técnico-científico do setor produtivo

POR RODRIGO GREGÓRIO DA SILVA

ESPAÇO ABERTO

EM 14/05/2007

2 MIN DE LEITURA

3
1
O desenvolvimento do conhecimento científico, por meio das tecnologias neles fundamentados, é o responsável por grande parte do desenvolvimento da humanidade. Mas, o desenvolvimento desses conhecimentos, por si só, não é capaz de proporcionar tais objetivos, tornando-se necessário a existência de interlocutores, pessoas essas fundamentais na difusão do conhecimento.

Outro ponto fundamental é a existência de comunicação entre os produtores do conhecimento e os demandadores desses conhecimentos. A não observação desse aspecto gera condição onde parte ou mesmo a grande maioria desses conhecimentos, não se torna capaz de gerar o incremento esperado tendo em vista os objetivos do desenvolvimento do conhecimento científico.

Acredita-se que grande parte da culpa está entre a falta de comunicação entre os produtores e os demandadores do conhecimento. Visualiza-se então uma lacuna, um lapso, que para as condições de Nordeste brasileiro, e especialmente na situação de pequenos produtores de base familiar, apresenta-se em maior intensidade.

O nível educacional da população reduzido é o responsável por grande parte dessas dificuldades. No outro ponto está o elevado nível da pesquisa científica, muitas vezes desfocados das necessidades mais urgentes do setor produtivo local.

Vale salientar que não se está desmerecendo o conhecimento científico, mas deseja-se que parte dos esforços despendidos por esses profissionais seja baseado nas demandas geradas pela sociedade nas condições atuais, existindo espaço para as pesquisas básicas e para as aplicadas. Mas também gostar-se-ia que ficasse demonstrado que para regiões como o Nordeste brasileiro, o desenvolvimento de conhecimentos científicos potencialmente geradores de tecnologias e essas de aplicação no curto-médio prazo se tornam fundamentais para a melhoria das condições da população local.

A intermediação entre o conhecimento científico e sua aplicação é função da extensão rural. Os profissionais desse setor são os verdadeiros difusores do conhecimento, podendo ser esses os responsáveis ou não pelo desenvolvimento do meio rural.

Nesse sentido, a existência desses atores, bem como as condições necessárias para a sua realização, são pontos fundamentais nesse processo. O investimento governamental nesse setor, buscando a socialização do conhecimento, com especial atenção na agricultura de base familiar é, antes de tudo, uma obrigação.

Resta a todos que vêem na agropecuária a sua área de atuação, a defesa de seus interesses. Procurar sua organização, fortalecendo todos os seus elos. Estabelecer debates de saberes, onde os seus objetivos sejam a procura pelas soluções.

Que seja estabelecido o diálogo entre a ciência, os seus interlocutores e seus usuários, de forma a maximizar o desenvolvimento da nossa sociedade, contribuindo significativamente na melhoria da condição de vida de nosso povo já no curto-médio prazo, pois o homem necessita de alimentos já no dia de amanhã.

RODRIGO GREGÓRIO DA SILVA

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDREA ZILÁ

FORTALEZA - CEARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/05/2007

Puxa, achei fantástica a sua explanação acerca desse assunto Rodrigo, parabéns! Concordo plenamente com você. Tenho pouco tempo de formada em Zootecnia e já me preocupo com o que vou trabalhar no meu mestrado. Gostaria que fosse algo bem prático, ou seja, bem real ao homem do campo!

Quero o meu trabalho sendo implantado nas propriedades e ajudando a melhorar a qualidade de vida do homem do campo!

Abraços.

<b>Resposta do autor:</b>

Fico feliz com os comentários. E nos prontificamos a ajudar no possível.

Rodrigo Gregório da Silva


PAULO FERNANDO ANDRADE CORREA DA SILVA

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/05/2007

Prezado Eng. Rodrigo,

Concordo plenamente com a sua visão deste tema. No campo, a necessidade do conhecimento. Nas Universidades e Institutos de pesquisa, o conhecimento enclausurado. Entre um e outro, professores e técnicos que não encontram o caminho das pedras.

Frequentemente acusam os produtores de incapazes, quando não usam adjetivos mais fortes. Na minha opinião, sem uma aproximação maior, não vamos progredir na velocidade necessária à nossa inserção no mercado internacional e a redução de custo que os nossos consumidores exigem.

Paulo Fernando. APLISI.

<b>Resposta do autor:</b>

Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer os comentários. Concordamos plenamente com o exposto. Mas também acreditamos que o que vem faltando é o dialogo e mais apóio as pessoas responsáveis (extensionistas) pela condução desse processo.

Rodrigo Gregório da Silva
ELIZABETE DE CARVALHO GOUVEA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 15/05/2007

Concordo com o artigo. Há muito venho observando esse problema. Não existe transferência de conhecimento porque não existe uma linha de encaminhamento das questões.

É preciso desenvolver assessorias de imprensa que façam o intercâmbio através de jornais, cartilhas, malas direta, programas de rádio, etc. e o público alvo, ou seja, o produtor. O conhecimento gerado pelas pesquisas é difundido entre o meio técnico não atingindo seu objetivo que é de melhorar o desempenho do campo.

<b>Resposta do autor:</b>

Agradecemos os comentários. Também acreditamos que o meio de difusão (rádio e tv) possui grande importância nesse processo, especialmente no que se refere à conscientização dos demandadores das tecnologias da necessidade de sua adoção.

Somente por meio da popularização do conhecimento é que se dará a verdadeira evolução do setor.

Rodrigo Gregório da Silva

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures