ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tendências para o mercado de manteiga em 2017

POR KENNYA SIQUEIRA

ESPAÇO ABERTO

EM 11/04/2017

4 MIN DE LEITURA

0
2
Aglomeração mecânica da gordura do leite é a forma de processamento de um dos derivados lácteos mais comercializados no mundo: a manteiga. Em 2016, 9,4 milhões de toneladas de manteiga foram consumidos no mundo, sendo a grande maioria consumida no Índia (55,2%).

Apesar de ser um alimento conhecido e preparado pelo homem há mais de 10 mil anos, nos últimos tempos, a manteiga foi considerada a vilã e inimiga número 1 da saúde pública, por causa do seu teor de gordura, que chega a mais de 80%. A ciência considerava que o alto teor de gordura saturada da manteiga fosse prejudicial à saúde humana e contribuísse para o aumento do risco de doenças cardiovasculares. Com isso, a manteiga perdeu espaço nas prateleiras para a margarina.

Ao contrário da manteiga, a margarina não é um derivado lácteo. É um produto obtido via hidrogenação do óleo vegetal, ou seja, a incorporação de hidrogênio às moléculas de gordura. O resultado desse processo é um produto rico em gordura trans.

Durante muito tempo, esses dois produtos competiram pela preferência do mercado consumidor, especialmente no Brasil, onde o café da manhã típico consiste em pão francês acompanhado de manteiga ou margarina. Nos Estados Unidos, a margarina venceu a concorrência por cerca de 50 anos (Figura 1). Mas nos últimos tempos, o cenário se inverteu.

Figura 1: Consumo per capita de manteiga e margarina nos Estados Unidos (em pounds/ano) Fonte: USDA.

Consumo per capita de manteiga e margarina nos Estados Unidos

Descobertas científicas de que a gordura saturada da manteiga não está associada a problemas cardíacos como se pressupunha, aliado às novas preferências dos consumidores por produtos mais naturais e menos processados, impulsionaram o consumo de manteiga. Com isso, no país do tio Sam, a manteiga está voltando aos seus dias de glória e tendo o seu boom de consumo. Sendo usada em coquetéis, cafés, massas e pães, estima-se que o consumo americano aumente 8% este ano, atingindo 940 mil toneladas, ou seja, quase a altura do Empire State Building.

Como os Estados Unidos são, geralmente, o ponto de partida das tendências mundiais de consumo de alimentos e bebidas, espera-se que este bom momento da manteiga ultrapasse as barreiras americanas para outros países, inclusive para o Brasil. Estima-se que o consumo brasileiro de manteiga aumente 3% em 2017, chegando a 90 mil toneladas, o que corresponde a 0,9% do consumo mundial do produto (Figura 2). Dentre os produtos lácteos monitorados pelo USDA, essa taxa de crescimento de consumo no Brasil, só perde para a do leite fluido, que deve aumentar 5%.

Figura 2: Projeções do consumo de manteiga no Brasil até 2025 (em mil t). Fonte: OECD.
Projeções do consumo de manteiga no Brasil até 2025

Com isso, as oportunidades são muitas para a indústria de manteiga. Considerando-se as grandes empresas de laticínios, só nos Estados Unidos, em 2016, foram lançados 16 novos tipos de manteiga e todos os lançamentos seguem tendências marcantes de preferências do consumidor (Figura 3).

Figura 3. Exemplos de manteigas lançadas no mercado americano em 2016. Fonte: Divulgação.

Exemplos de manteigas lançadas no mercado americano em 2016
A maior parte dos produtos introduzidos no mercado americano apresenta sabores diversificados, voltados principalmente para o uso culinário. Nos últimos tempos, chefs e consumidores, de um modo geral, redescobriram a manteiga como ingrediente que confere não só gordura, como também sabor diferenciado aos pratos.

Outra parcela significativa dos lançamentos no segmento de manteiga teve foco na nutrição e saúde, que segundo as pesquisas com consumidores, tem sido um dos principais motivadores de consumo atualmente. Nessa linha foram lançadas manteigas sem sal, manteigas orgânicas e manteigas sem lactose.

O segmento de orgânicos tem crescido consideravelmente nos últimos anos, visto que os consumidores estão dispostos a pagar mais por esses produtos considerados premium. O Rabobank estima que até 2025, as vendas de produtos orgânicos devem crescer 6,7% e 7,6% (CAGR) no Norte da Europa e Estados Unidos, respectivamente. Isso é três vezes mais que a estimativa de crescimento da indústria de alimentos mundial.

Outra tendência observada nos lançamentos de manteiga nos Estados Unidos e que pode ser pensada também para o Brasil é a oferta de produtos voltados para o consumidor consciente, ou seja, aquele que quer saber o que está por trás do alimento consumido. Dois novos produtos têm como característica principal a oferta de manteiga produzida do leite de vacas criadas a pasto, sem hormônios e sem antibióticos. As pesquisas indicam que, atualmente, os produtos e marcas que são transparentes, ou seja, que mostram como são produzidos e processados têm mais chances de atrair os consumidores conscientes.

Neste cenário, pode-se dizer que é hora da indústria de laticínios brasileira investir e inovar para atender as necessidades do mercado consumidor que, apesar de enfrentar uma crise econômica, continua ávido por novidades, especialmente aquelas ligadas à saúde e bem-estar.
 

KENNYA SIQUEIRA

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures