ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnotur Dow AgroSciences aborda intensificação da produção com foco na sustentabilidade

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 28/10/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
A cada 2 anos a Dow AgroSciences promove o Tecnotour, evento com a participação de pesquisadores, professores universitários, ONG´s e consultores em pecuária, que objetiva discutir temas relacionados a sustentabilidade.

No evento de 2009, em meio aos ataques que a pecuária já vinha sofrendo por ser considerada responsável por parte do desmatamento, os membros resolveram criar um grupo e agir de forma mais ativa, denominado APPS - Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável, que é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão a difusão de tecnologias para a pecuária sustentável.

Esse ano, o Tecnotur foi realizado em Maceió, nos dias 14 e 15 de outubro, e contou com a presença de 70 pessoas.

Na primeira apresentação, Eduardo Bastos, responsável pelos Assuntos Governamentais da Dow AgroSciences, abordou o tema "Sustentabilidade".

Eduardo apresentou o contexto mundial, onde em 1930, éramos em torno de 3 bilhões de pessoas, e em 2050, as estimativas apontam que seremos mais de 9 bilhões de pessoas. Essa população crescente está cada vez mais vivendo nas cidades e tendo maior poder aquisitivo (maior renda per capita), resultando, entre outras coisas, em uma alimentaçao mais rica em quantidade e qualidade.

Como vamos suprir essa demanda por alimentos?

Eduardo apontou que o que produzimos nos últimos 10 mil anos, teremos que produzir nos próximos 40 anos. "Lembrando que temos também uma demanda ambiental e ética", completou.

Eduardo também comentou sobre as inúmeras campanhas que relacionam os alimentos de origem animal ao desmatamento. "Porém, comer menos desses alimentos não é o melhor caminho para sustentabilidade. Para se falar em sustentabilidade, temos que ter em mente que ela se sustenta em um tripé, que é a sustentabilidade econômica, social e ambiental", completa.

Como um caso de sucesso, foi apresentado o exemplo de Paragominas, com o modelo Pecuária Verde. E para explicar melhor esse projeto, o Presidente do Sindicato de Paragominas, Mauro Lúcio, compareceu ao evento.

Segundo Mauro, a propriedade rural deve ser tratada como uma empresa. "E temos também que saber o que o mercado quer, para podermos oferecer".

Falando sobre sustentabilidade, Mauro opina que "a lucratividade é a chave para a sustentailidade" e que a "sustentabilidade é a longevidade do nosso trabalho", completa.

O Prof Moacyr Corsi, Professor Titular do Departamento de Zootecnia - ESALQ/USP, ressaltou que "precisamos de infraestrutura para produzir". Porém, segundo o professor, alega-se que essas infraestruturas (estradas, pontes, energia etc) são as mesmas que estimulam o desmatamento.

Corsi disse que, nas fazendas estudadas, os problemas mais encontrados são: perda de forragem, aguadas naturais limitantes para o acesso dos animais (não tem como aumentar a lotação da pastagem sem melhorar o acesso a aguada), o que implica em taxa de lotação abaixo da capacidade das pastagens (perda de forragem), além de poucos recursos para suplementação na seca.

Corsi afirma que "temos que ter como objetivo o aumento da produtividade (sustentável), a difusão da tecnologia, treinamento do recurso humano e a melhora na competividade da pecuária".

Edson Pitta, especialista de Desenvolvimento de Mercado de Pastagem da Dow AgroSciences, falou sobre o desenvolvimento do mercado de pastagens, iniciando com o cenário atual, onde a legislação trabalhista impõe dificuldades, a mão de obra para controle de plantas invasoras é cara e difícil de se encontrar, as questões ambientais impedem a abertura de novas áreas para pastagem e os pecuaristas precisam investir mais em manejo do pasto.







A máteria é de Mariana Paganoti, marketing e vendas da AgriPoint.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures