ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dietas para Bezerras: "A Importância no Desenvolvimento das Futuras Vacas de Leite"

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 30/06/2017

3 MIN DE LEITURA

0
1
Por Beatriz Conte Venturelli, Coordenadora Técnica de Ruminantes - Poli-Nutri Nutrição Animal

Ao se falar de dieta de bezerras é necessário levar em consideração 2 pontos chaves: ganho de peso para crescimento ideal e desenvolvimento da glândula mamária. Os produtores devem ter em mente que as bezerras serão as futuras vacas produtivas da propriedade o que demanda uma atenção para o melhor desenvolvimento e substituição do plantel.

Desenvolvimento mamário.

O desenvolvimento da glândula mamária ocorre em 2 fases: crescimento isométrico e alométrico.

Huxley e Tessier (1936) descreveram esses termos como sendo o crescimento isométrico de duas partes de mesma proporção e o crescimento alométrico quando uma parte é mais rápida que a de comparação.

Com 3 meses de idade, a glândula mamária apresenta um crescimento similar ao desenvolvimento da bezerra (isométrico) e dos 3 meses até o período pré-pubere com o desenvolvimento mais rápido (alométrico).

Meyer et al.(2006b) relata que a proliferação das células epiteliais mamárias é influenciada pela dieta pré-desmame. Ele utilizou um marcador para verificar o crescimento alométrico destas células com a dieta de alto nível de nutrientes e com isso concluiu serem responsivas a uma boa nutrição na fase de “casinha”.

Capuco (2007) usando marcadores identificou células primárias proliferativas no parênquima mamário. Essas células estão misturadas células sensíveis a estrogênio, desta forma, o maior aumento de ganho de peso diário e a maior ingestão de nutrientes na fase de aleitamento resulta em uma maior produção de leite. A hipótese levantada é que o mix de células do parênquima mamária apresenta células não diferenciadas e com um aporte nutricional, essas células teriam alto crescimento e seriam produtivas.

Soberon e Van Amburgh (2017) verificaram o efeito da ingestão de nutrientes na fase de aleitamento no desenvolvimento da glândula mamária e a proliferação celular nesta fase. Como conclusão o parênquima aumentou de tamanho com a ingestão maior de nutrientes e o crescimento alométrico começa nesta fase podendo ser vantagem em desenvolvimento glandular (Figura 1).




Ganho de Peso Diário

Para podermos ter uma criação eficiente é necessário que as bezerras e novilhas tenham um ganho de peso diário (GPD) médio de 650 a 750g, assim alcançam a puberdade aos 10 meses (260 a 280kg) e com 14 a 15 meses (320 a 350kg) sua primeira inseminação.

Chester-Jones et al. (2017) determinaram a relação do ganho de peso diário, peso vivo em relação a performance na primeira lactação. Considerando a média das três fazendas analisadas, as bezerras que obtiveram GPD de 0,68 a 0,8kg/dia tiveram uma média anual de produção de leite na primeira lactação de 11.206 Litros, mostrando melhor resultado produtivo.

Eles mostram a correlação do GPD até 6 semanas e a produção total de leite na primeira lactação e o maior volume de 8.000 a 14.000 Litros está em bezerras que ganharam de 0,3 a 0,8 kg/dia (Figura 2).



A produção de leite pode sofrer alterações de acordo com a genética, tipo de produção, estresse calórico e manejo nutricional, mas uma condição de criação ideal as bezerras e novilhas garantindo melhor ganho de peso torna a sistema produtivo.

A Poli-Nutri Nutrição Animal em sua excelência nutricional traz uma linha de rações e núcleos para bezerras para atender todas as exigências nutricionais e garantir melhores resultados. Isso foi visto pela dieta Poli-Nutri no acompanhamento realizado de junho a outubro de 2016 em uma propriedade sediada na Zona da Mata Mineira verificou ganhos de 0,6 a 0,8 kg/lote/bezerras (Gráfico 1).



Gráfico 1. Média do GPD do Lote de Bezerras.

Para mais informações, entrar em contato com o corpo técnico Poli-Nutri através do box de contato abaixo.

Referências

Capuco, A. V. 2007 Identification of putative bovine mammary epithelial stem cells by their retention of labeled DNA strands. Exp. Biol. Med. (Maywood) 232:1381–1390.

Chester-Jones, H., Heins, B.J., Ziegler, D. et al., 2017 Relationships between early-life growth, intake, and birth season with first-lactation performance of Holstein dairy cows. J. Dairy Sci. 100:3697–3704.

Huxley, J., and G. Teissier. 1936. Terminology of relative growth rates. Nature 137:780–781.

Meyer, M. J., Capuco, A.V., Ross, D.A. et al., 2006b. Developmental and nutritional regulation of the prepubertal bovine mammary gland: II. Epithelial cell proliferation, parenchymal accretion rate, and allometric growth. J. Dairy Sci. 89:4298–4304.

Soberon, F., Van Ambrungh, M.E., 2017. Effects of preweaning nutrient intake in the developing mammary parenchymal tissue. J. Dairy Sci. 100:4996–5004.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures