ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

As suas teteiras são seguras?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 08/08/2016

4 MIN DE LEITURA

0
0



Por Ian Ohnstad – Diretor do The Dairy Group


Muitas pessoas não iriam dirigir os seus carros ou tratores com os pneus gastos. Eles sabem que pneus gastos são perigosos, aumentam a chance de um acidente e reduzem a capacidade de controlar o veículo, além de reduzir o desempenho do mesmo.

No entanto, existe outro pedaço de borracha nas fazendas de leite que não é tratado com o devido respeito. A teteira, que é o único ponto de contato do equipamento de ordenha com o tecido sensível dos tetos da vaca, frequentemente não é trocada quando fica gasta e permanece dessa forma, reduzindo a eficiência da teteira.

Na Europa, a recomendação é que seja feita a troca das teteiras a cada 6 meses ou 2.500 ordenhas (o que vier primeiro). Isso pode ser facilmente calculado multiplicando o número de vacas em lactação pelo número de ordenhas por dia, e depois dividindo pelo número de coletores do equipamento de ordenha. Esse é o número de vacas ordenhadas por coletor por dia. Depois você divide as 2.500 ordenhas pelo número encontrado anteriormente, então você terá a frequência de troca das teteiras em número de dias.

Exemplo:

Uma fazenda com 200 vacas em lactação, ordenhadas duas vezes por dia, em um equipamento com 16 coletores.

1º passo - (200 x 2)/16 = 25 vacas ordenhadas por coletor por dia
2º passo - 2.500/25 = Troca de teteiras a cada 100 dias

Nos Estados Unidos, onde a formulação da borracha das teteiras contém menos carbono, as teteiras devem ser trocadas a cada 1.200 ordenhas.

O QUE ACONTECE QUANDO A TETEIRA COMEÇA A FICAR GASTA?

Muitas pesquisas já foram feitas sobre o que acontece com a teteira conforme ela é usada na ordenha. Alguns estudos foram feitos levando em consideração a formulação das teteiras nos EUA, e outros com a formulação europeia. No entanto, mesmo que a tendência seja similar, o real número de ordenhas em que se possam verificar alterações na teteira irá variar entre continentes. A pesquisa realizada na Universidade de Wisconsin, por D.J. Reinemann, concluiu que a teteira gasta leva a uma redução no fluxo de leite durante o pico de fluxo, aumenta a variação de vácuo, aumenta o tempo de ordenha e reduz o nível de vácuo na câmara do bocal da teteira. O estudo também demonstrou uma pequena, mas consistente, redução no fluxo de leite durante a vida da teteira em uso.

Em termos práticos, isso leva a uma ordenha mais lenta, com maior tempo de contato da máquina com a vaca, além de maior número de deslizamentos de teteiras. O trabalho realizado no Instituto de Saúde Animal, no Reino Unido, por E. Hillerton, concluiu que com o uso das teteiras além das 2.500 ordenhas, há uma redução na média do fluxo de leite durante o pico de fluxo (gráfico 2). Também foi identificado que além de uma ordenha mais lenta, o que irá aumentar o tempo de ordenha, as teteiras gastas são menos eficientes em extrair todo o leite disponível (gráfico 1). A presença de leite residual aumenta quando a teteira ultrapassa as 2.500 ordenhas. Foi também constatado um aumento de deslizamentos de teteiras e de tetos descolorados após a remoção das unidades de ordenha. O deslizamento de teteiras é um conhecido fator de risco para novas infecções intramamárias, e todo esforço deve se feito para reduzir esse incidente.

Além de uma redução no desempenho da ordenha, o sobre uso das teteiras leva a alterações na composição da borracha. Mais gordura tende a ser absorvida pelo material e há evidências de depósito de cálcio na superfície da teteira. A superfície interna da teteira se torna mais áspera. Os procedimentos de limpeza agressivos adotados nas fazendas, com uso de alcalinos e ácidos, também influenciam o material, fazendo a desnaturação dos componentes da borracha. A abertura e fechamento das teteiras durante os ciclos de pulsação resultam em deformação do barril das mesmas, além de distensão dos lábios do bocal, levando a uma selagem menos eficiente e nível de vácuo na câmara do bocal mais baixo.

Resumindo, a relutância em trocar as teteiras no momento certo é uma falsa economia. Isso pode levar a ordenhas mais lentas, tempos de ordenha mais longos e aumento dos casos de deslizamento de teteiras. A superfície interna da teteira se torna mais difícil de limpar, aumentando o risco de transmissão de patógenos causadores de mastite, além de outros problemas relacionados à higiene.

As pessoas mais sensatas não colocariam a vida das suas famílias em risco usando pneus gastos – talvez devêssemos ter a mesma consideração com os nossos rebanhos leiteiros.

 

 

Gráfico 1 – mudança na produção de leite em teteiras com até 5.800 ordenha

 

 

 


Gráfico 2 - mudança no fluxo de leite em teteiras com até 5.800 ordenhas

 


Para não ter dúvidas sobre a qualidade das suas teteiras, use Ultraliner, da Milkrite | InterPuls.


 

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures