ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A Escolha do Híbrido para Produção de Silagem no Plantio de Verão

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 25/04/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Por Robson Fernando de Paula, Gerente Técnico de Silagem na DuPont Pioneer

A época de plantio de verão fornece as melhores condições para crescimento e desenvolvimento da planta de milho, como temperatura e pluviosidade adequadas, e amplitude da época de plantio – dependendo da região. Para tirar proveito das melhores condições de produção, os investimentos em tecnologia e manejo da cultura, feitos pelo produtor, são maiores e, por consequência, a resposta em rendimento de matéria seca de silagem é bastante elevada.




Assim que determinada a necessidade de volume de silagem a ser produzida, a escolha correta do híbrido e a melhor época de semeadura são pontos de partida importantes para alcançar uma silagem de qualidade e boa produtividade. Em um estudo realizado pelo Dr. Joe Lauer, da Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos, foram analisados resultados de 204 ensaios, em que foram destacados três fatores que apresentam o maior impacto na produtividade e na qualidade da silagem: 1) a escolha do híbrido; 2) o ponto de corte; 3) a época de plantio.

Os híbridos de milho apresentam suas particularidades em relação à época de plantio, ou seja, mesmo no verão, alguns genótipos possuem posicionamento mais específico, enquanto outros têm uma amplitude maior, proporcionando maior flexibilidade na época de plantio. Ao definir o híbrido para produção de silagem, produtores e técnicos devem focar em genótipos testados e adaptados para a época de plantio da região, que apresentem bom potencial produtivo de grãos com estabilidade e boas características agronômicas. Além disso, deve-se optar por híbridos com boa adaptação a populações de plantas mais elevadas, pois este fator maximizará o volume de biomassa e o teor de amido na silagem. Na escolha do híbrido para produção de silagem é fundamental atentar para as seguintes características:

1. Produtividade de grãos com estabilidade é resultado da adaptação e posicionamento correto do híbrido na região, associados a práticas de manejo e adequada população de plantas. Uma boa sanidade foliar também pode maximizar a produção de grãos e planta;

2. Produtividade de matéria seca de planta inteira em volume/ha com boa participação de grãos na massa ensilada é de fundamental importância para o sistema de produção, pois otimiza os custos e recursos do produtor. Um híbrido de porte alto e com peso total de planta em torno de 35% de matéria seca – aproximadamente 1 kg – no momento de corte e com população adequada, resulta em elevada produtividade;

3. Como é preferencial a adoção de híbridos de porte mais alto, é muito importante atentar para a tolerância ao acamamento e quebramento, por isso, o híbrido a ser semeado para produção de silagem precisa apresentar boa qualidade de colmo e bom desenvolvimento radicular;

4. Qualidade forrageira é proveniente da digestibilidade da fibra (DFDN) que, por sua vez, interfere na ingestão de matéria seca. Condições de manejo e de ambiente favoráveis, associadas ao ponto de corte correto, deverão resultar em uma silagem com boa qualidade de fibra. De acordo com Owens, F. citado por Mahanna, B. (2016), as condições ambientais exercem três vezes mais influência na digestibilidade da fibra (DFDN) do que o híbrido. A luminosidade, a temperatura e a água, interagem em estádios de desenvolvimento da planta, afetando a qualidade forrageira. Com o excesso de chuva e baixa luminosidade durante o desenvolvimento vegetativo, as plantas tendem a crescer mais que o normal. Este processo é conhecido como estiolamento, e resulta num “reforço” entre a lignina e a hemicelulose, fortalecendo a estrutura da planta, o que implicará no aumento do teor de lignina e na redução da digestibilidade da fibra. É por este motivo que é possível encontrar silagens de um mesmo híbrido com resultados de qualidade forrageira contrastantes entre diferentes regiões e, até mesmo, em diferentes safras.

Em síntese, uma silagem de boa qualidade é resultado da escolha adequada do híbrido de milho a ser plantado, com plantas uniformes, de boa sanidade foliar, e que se desenvolveu em boas condições de ambiente e manejo agronômico. Neste sentido, a DuPont Pioneer oferece os melhores híbridos para produzir silagem nas diferentes regiões e épocas de plantio de milho no Brasil.

Blog Agronegócio em Foco (https://www.pioneersementes.com.br/blog)

Dúvidas sobre como escolher o melhor híbrido para produção de silagem no plantio de verão? Envie sua pergunta para nossa equipe no espaço de comentários.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures