ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tem dúvidas sobre produção de silagem? Confira estas perguntas respondidas pelo engenheiro agrônomo Antony Sewell

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 28/09/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
O Curso Online "Produção econômica de silagem" já começou e ainda há vagas disponíveis para quem quiser participar.

O curso trará conceitos essenciais sobre a produção de silagem do desde o planejamento e escolha do volumoso, até o fornecimento aos animais. Além de assistir as vídeo-aulas sobre o assunto, durante todo o período do curso, os alunos poderão tirar suas dúvidas com o instrutor, Antony Sewell, engenheiro agrônomo e consultor na área há mais de 20 anos.

Confira abaixo algumas das perguntas respondidas por Antony no fórum de perguntas:

Aluno - "Minha área de produção esta à 150 Km dos silos (outra propriedade) devido a produtividade/topografia. O transporte hoje é feito com caixas no sistema roll-on ficando uma caixa na colheita e a outra viajando. O que seria melhor em relação a qualidade da silagem, fazer o ensilamento próximo as áreas de produção e posteriormente reensilar próximos as áreas de consumo (trincheira) ou mantenho a logística atual, que demora em torno de 3 a 4 dias para a vedação?"

Antony Sewell- "Esta distância é muito grande, certamente, por mais cuidados que você tome, sua silagem está perdendo qualidade. O ideal é que os silos estejam o mais próximo possível da área de corte; no entanto, ensilar o material, desensilar e reensilar só vai aumentar as perdas. Três a quatro dias para terminar um silo não é tanto assim, desde que você já venha vedando o material ao longo do processo."

Aluno- O teor de matéria de 25% para volumosos, não esta baixo? Por exemplo, no caso do volumoso silagem de milho tive uma indicação de 30 a 35% de matéria seca.

Antony Sewell- "O teor de matéria seca de 25 % se aplica a silagens de capins tropicais. Para silagens de grãos, como o milho, o ideal é que a colheita seja feita com MS de 33 %, conforme citado por você."

Aluno- Para sorgo e também cana de açúcar qual é a porcentagem de matéria seca da silagem?

Antony Sewell- "Para o sorgo, assim como para o milho, em torno de 30 a 33 % e, para a cana acima de 30 %."

Aluno- Professor, o que o senhor considera positivo e negativo no desensilador?

Antony Sewell- "Um dos graves problemas de perda de qualidade da silagem está no descarregamento do silo. O garfo e a concha, que são os equipamentos mais usados para isto, têm as suas desvantagens, embora sejam mais práticos e rápidos de operar. O desensilador provoca muito menos danos à parede do silo; no entanto, muitas vezes é mais lento e o equipamento é bem, mais caro. Ele se adéqua melhor a fazendas de produção de leite e não a grandes confinamentos."

Quer tirar suas dúvidas sobre produção de silagem também? O curso já começou, mas ainda dá tempo de participar!

Para conferir a programação completa e realizar a inscrição clique aqui!

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WALTER JARK FLHO

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/10/2015



   O teor de MS para silagem de milho em torno de 30-33% é considerada ideal. Isso é confirmado com as análises bromatológicas. Minha experiência prática  de pequeno produtor mostra entretanto que nem sempre os resultados do laboratório se refletem na produção. Nós pequenos e médios produtores ,para confecção da silagem,utilizamos equipamento de uma linha acoplado ao trator. Este equipamento, mesmo novo ,não consegue quebrar os grãos da forma que as ensiladeiras automotrizes de várias linhas.

A análise da minha silagem ,deste ano, tem 31,6% de MS com 70% de NDT.Portanto ,em tese, uma silagem de boa qualidade. Entretanto, observei uma quantidade considerável de grãos inteiros nos dejetos. Empiricamente , observei tambem que o resultado da produção de leite foi inferior aos outros anos.Já discuti o assunto com veterinário que realiza cálculos da dieta. Parece que os equipamentos de uma só linha ,por mais bem,regulados que estejam(o meu é novo) não consguem que os grãos sejam quebrados com MS acima de 30%. É verdade que isto é apenas uma observação de quem faz silagem há mais de 20 anos. Entretanto caberia uma pesquisa mais aprofundada para verificar se isto é verdadeiro.

Walter

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures