ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tecnologia de propagação de palma forrageira em viveiro será tema do Interleite Nordeste

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 23/10/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
A produção de forragem no semi-árido brasileiro é comprometida em conseqüência do baixo índice pluviométrico e pela ausência ou má distribuição das chuvas durante grande parte do ano. Com a finalidade de amenizar essa situação, a palma forrageira surgiu como fonte alternativa de alimento, pois oferece boa disponibilidade no período seco, bom coeficiente de digestibilidade da matéria seca e alta produtividade.

É de suma importância para o pecuarista conhecer o método de propagação da planta forrageira a ser cultivada na propriedade a fim de evitar prejuízos, pois a produção de mudas é uma das principais etapas do sistema produtivo, uma vez que delas depende o desempenho final das plantas.

Tradicionalmente, a propagação da palma forrageira é feita por meio de parte da planta adulta, mas as mudas devem ser retiradas da parte central da planta adulta, pois as raquetes situadas na base são muito celulósicas e de difícil brotação. Além disso, as raquetes selecionadas para o plantio devem se apresentar com bom vigor e livres de pragas ou doenças.

Outra alternativa de produção de raquetes é a tecnologia de propagação de palma forrageira em viveiro por meio dos fragmentos das raquetes, sob irrigação, onde o produtor rural possa implantar novas áreas, utilizando mudas de alta qualidade, produzidas a partir de pequenas quantidades de raquetes.

Para tratar desse assunto, o Interleite Nordeste traz a palestra “Tecnologia de propagação de palma forrageira em viveiro, sob irrigação, como estratégia para acelerar o aumento da oferta de mudas de variedades resistentes a Cochonilha do Carmim”, que será ministrada pelo agrônomo Márcio Peixoto.

Marcio Peixoto possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado e doutorado em Zootecnia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Zootecnia com ênfase em Produção Animal e Forragicultura e Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Cactacea, Micropropagação de Plantas, Forragiculta e Pastagens, Biotecnologia e Alimentação Animal.

Atualmente, Márcio é coordenador de pecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e trabalha na multiplicação de palma forrageira desde 2003, com as técnicas de micropropagação e fracionamento de raquetes.

A segunda edição do Interleite Nordeste acontece nos dias 05 e 06 de novembro em Salvador/BA. Para ver a programação completa do evento e fazer sua inscrição, acesse: www.interleite.com.br/nordeste



1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS JOSÉ ALMEIDA DE MENEZES

CAPIM GROSSO - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/11/2014

Olá, Marcio como não participei do evento por outros motivos, poderia me informar sobre qual o tamanho do viveiro para produçao de mudas para 1ha e quantas raquetes serião nesseçarias, com quanto tempo estarião prontas para o transplante.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures