ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Resfriamento de vacas em sistema de Compost Barn é tema de discussão de Curso Online

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 18/09/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Curso Online “Manejo do estresse calórico para aumentar a produção leiteira”, está trazendo um tema de grande importância para produção de leite em países de clima tropical em que as altas temperaturas podem impactar negativamente a produção, qualidade do leite e reprodução das vacas leiteiras.

O instrutor do curso prof. Israel Flamembaum (Hebrew University of Jerusalem), já ministrou cursos sobre estresse térmico em diversos países e, trouxe para esse curso toda sua experiência e os resultados das pesquisas mais recentes, além de aplicações práticas para o manejo de estresse térmico nas propriedades.

No curso os alunos tem possibilidade de tirar dúvidas e discutir o uso das técnicas explicadas pelo professor. Veja abaixo algumas dúvidas que surgiram com relação ao resfriamento de vacas em sistema Compost Barn:

Aluno- Estamos com 130 vacas alojadas no sistema Compost Barn,no inverno aqui de Castro, Paraná, foi muito bem. Qual recomendação para o verão? Acha que as vacas podem sentir mais calor devido ao tipo de cama? Como trabalhar com o calor nesse tipo de sistema?

Israel Flamembaum - Não há problema com sistema de compostagem e estresse calórico. Pelo contrário, nessas instalações não há convecção de calor entre as vacas, assim como acontece em free-stalls. Não vejo problema em resfriar as vacas neste sistema., utilizando os sistemas descritos em minhas aulas. Nós fazemos isso, e a maioria das fazendas de Israel também.

Aluno- Boa tarde professor, vocês tem larga experiência em Israel com Compost Barn como seria o sistema de resfriamento das vacas na linha de alimentação com ausência de canzil?


Minha dúvida é em relação a molhar a cama com derivação de água ou as vacas irem molhadas para a cama, já que a região onde atuo chove 1800mm por ano, sem período seco, no sul do Brasil (Rio Grande do Sul) e, no inverno além de ter boa parte desta chuva temos a maior parte dos dias nublados. Qual seria o ideal? Levar as vacas para uma "sala de resfriamento", prendê-las na pista de alimentação enquanto estão sendo resfriadas sem dar acesso para a cama para não levarem umidade? Enfim quais seriam suas sugestões em relação a isso. Obrigado pela sua atenção!

Israel Flamembaum - A maioria dos produtores em Israel utilizam o Compost Barn.
Mesmo assim, a maior parte resfria as vacas na linha de alimentação, sem nenhum efeito negativo nas camas. Você deve assegurar que haverá uma parede (de 15 cm de altura) que previna a água de penetrar no composto. Você deve assegurar também, que o vento natural cruzado, não irá desviar a água para a cama.
Se não consegue assegurar isto, então será melhor resfriar as vacas numa sala especial de resfriamento.

O Curso Online “Manejo do estresse calórico para aumentar a produção leiteira” já começou, mas ainda dá tempo de participar e tirar suas dúvidas com um dos maiores especialistas no assunto.

Inscreva-se aqui!
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures