ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Otimização do uso de energia e água em indústrias de laticínios

POR ISABELA MACHADO FERRARI

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 25/05/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2014, o Brasil industrializou 6,169 bilhões de litros de leite, sendo que, regionalmente, verificou-se que o Sudeste foi responsável por 41,4% da aquisição nacional de leite, o Sul por 33,8% e o Centro-oeste por 14,7% no 1º trimestre de 2014. O Norte e Nordeste participaram com percentual igual a 5,0% cada um. Ou seja, quase 50% do leite que foi transformado em um produto lácteo, foi processado na região sudeste, a mais castigada com a seca nos últimos dois anos, e que proporcionalmente, consome mais energia.

A cadeia produtiva de leite, desde o campo até a distribuição utiliza grande quantidade de energia, pelas suas características de produto perecível, e consequentemente, grande parte do custo de produção de um produto lácteo está ligado à conta mensal de energia elétrica.

Com isto, soluções devem ser buscadas para reduzir os gastos com água e energia nas indústrias de laticínios. Cuidados básicos como vedação de vazamentos em tanques e mangueiras, otimização de processos de higienização, restauração e manutenção de mantas de isolamento térmico, bem como, reaproveitamento de calor gerado em serpentinas são algumas alternativas aplicadas para redução de gastos.

De olho nas tendências do mercado de leite, bem como, com a visão voltada à sustentabilidade nesta cadeia produtiva, a AgriPoint lançou em 2013 o Curso Online “Novas Tecnologias para Otimização de Processos em Laticínios”.

Este curso aborda o assunto de redução de gastos, desde a produção primária, ou seja, desde a produção de leite no campo, até a industrialização, apresentando indicadores de desempenho e sugestões tecnológicas para otimização dos processos, cálculos de economia obtida.

Participe da próxima edição do Curso Online “Novas Tecnologias para Otimização de Processos em Laticínios”, que se inicia no dia 25/06. Venha aprender mais sobre este assunto de fundamental importância nos dias de hoje. Você terá a oportunidade de conhecer mais e trocar ideias e sugestões comigo e com demais profissionais da área.
 
Para fazer sua inscrição clique aqui!

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19) 3432-2199

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

ISABELA MACHADO FERRARI

Engenheira Química, Mestre em Bioprocessos Industriais e Biotecnologia. Trabalha nas áreas de gestão da produção e tecnologia de processo, garantia da qualidade, desenvolvimento de novos produtos e projetos de indústrias de alimentos e agroindústrias

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures