ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Isabela Ferrari responde perguntas sobre APPCC em indústrias de laticínios

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 04/03/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
O Curso Online "Aplicação da Ferramenta APPCC – Análise de perigos e pontos críticos de controle em processamento de leite e derivados” já começou e você ainda pode participar.

O assunto é de fundamental importância para aqueles que desejam atender aos requisitos legais, de certificação e requisitos de clientes. Principalmente, no que diz respeito a requisitos de clientes, a implementação do APPCC permite que a empresa alcance mercados com produtos de maior valor agregado, permitindo uma competição por qualidade e não por preço.

Mais de 70 alunos já estão participando e tirando dúvidas sobre a aplicação prática e implementação de planos APPCC diretamente com a instrutora, Isabela Ferrari, Engenheira Química, e consultora na área de processos industriais.

Selecionamos abaixo algumas das questões que já foram respondidas no fórum do curso:

Aluno- O termo : programas de auto controle, são pertinentes e podem ser indicados no contexto dos programas BPF s ou pré requisitos?

Isabela- Segundo a Circular nº 175, de 16 de maio de 2005 - CGPE/ DIPOA/ MAPA
Esta estabelece que Programas de Autocontrole que são sistematicamente submetidos à verificação oficial de sua implantação e manutenção, por inspeção.. Estes Programas incluem o Programa de Procedimentos Padrão de Higiene Operacional – PPHO (SSOP), o Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC (HACCP) e, num contexto mais amplo, as Boas Práticas de Fabricação – BPFs (GMPs). Em razão de acordos internacionais existentes, são estabelecidos os Elementos de Inspeção comuns às legislações de todos os países importadores, particularmente do setor de carnes. Veja que a legislação do PAC (acima) inclui os PPHO,, BPF e APPCC, e a prórpia fiscalização decide se vai verificar estes procedimentos ou não, além do PAC.

Aluno- Aqui na empresa onde trabalho já foi criado um plano APPCC, mas ele fica literalmente guardado em uma pasta. Ele foi criado a cerca de cinco anos atrás, será que é melhor eu começar um plano APPCC do zero ou reavaliar o já existente?

Isabela- Veja, pelo conteúdo do curso, que o plano APPCC é produto-processo-específico. Ou seja, se vc já tem um plano APPCC é preciso verificar se ele se refere a um produto, ou grupo de produtos. Se ele está "engavetado" há 5 anos, com certeza está desatualizado. No seu caso, pela minha experiência, vai ser mais fácil começar do zero.

Aluno- Sobre a participação dos funcionários da empresa no plano APPCC, pode ser somente da área produtiva? E quando tem participação de outras áreas, principalmente da área de vendas as informações que eles podem adicionar ao plano APPCC são como estão as vendas e quais as quantidades de SAC realizados dos produtos?

Isabela- O ideal é que haja um representante de cada área de empresa, pois a equipe quanto mais multidisciplinar, melhor fica o grupo para discutir sobre a segurança do alimento. A participação de vendas e SAC é fundamental, pois eles tem a informação do mercado e dos consumidores (reclamações, elogios).

Aluno- Na Recepção de Leite na empresa pode considerar um PCC (Q) o teste de antibiótico?

Isabela- Qual seria o perigo? O antibiótico? Bem, vamos seguir a sequência dos 7 princípios. Perigo: presença de antibiótico no leite. Medidas preventivas (são duas): fornecedor deve obedecer o tempo de carência para coleta de leite e teste de antibiótico. Agora vamos para a árvore decisória de processo: Existem medidas de controle preventivas? Sim. Esta etapa é especificamente projetada para eliminar ou reduzir a probabilidade de ocorrência do perigo a um nível aceitável? Sim. É PCC.

Quer participar também e tirar suas dúvidas?
Inscreva-se aqui!

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19) 3432-2199

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 11/03/2015

Gostaria  de saber o pensamento da autora sôbre pasteurização, assunto que está sendo relegado a um segundo plano, notadamente pelo pessoal do queijo artesanal. Tenho usado o queijo do Serro,fabricado pela cooperativa;que é pasteurizado sendo de paladar excelente.

     

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures