ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Interleite Nordeste 2014 terá painel inédito com especialistas em palma forrageira - veja o vídeo

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 02/10/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
A garantia de oferta de forragem aos rebanhos na região semiárida é um desafio, especialmente em áreas de sequeiro. Mas há opções viáveis e a palma forrageira é uma das mais interessantes. O Interleite Nordeste 2014 terá um painel inédito para discutir temas como plantio mecanizado de palma forrageira e propagação de mudas de palma em viveiros. Para estas duas apresentações, dois especialistas de peso – Reinaldo Luis Mion, da UFMT, e o engenheiro agrônomo Márcio Peixoto.



Além deles, Francisco Cavalcanti Pereira, da região de Jequié, na Bahia, nos contará sobre suas experiências com o uso da palma forrageira sob pastejo. Pereira explica de onde buscou a inspiração para implantar o pastejo de palma: “visitei Paulo Amaral, tradicional produtor de leite de Alagoas, que estava colocando novilhas para pastejar dentro de um palmal, justamente pela escassez da mão de obra. Achei ótimo. Em 2012, fui a Itapetinga – BA, onde um colega estava fazendo a mesma coisa, já com algumas melhorias. Plantamos aqui 4,2 ha em uma propriedade. Tenho muitas perguntas que ainda precisam ser respondidas, mas estou muito satisfeito com o resultado e estou implantando nas propriedades que presto assistência”, explica.

Confira o vídeo de animais em pastejo direto na palma:



A palma forrageiras e apresenta como uma ótima opção de alimento para os rebanhos. Em função da suas características anatômica, morfológica, fisiológica e bioquímica, apresenta adaptabilidade às regiões de clima mais seco e baixa disponibilidade hídrica, realidade esta do semiárido nordestino.

O Nordeste do Brasil é a região onde se concentra a maior área de cultivo de palma forrageira do mundo. A palma é uma cactácea que apresenta metabolismo fotossintético MAC (metabolismo ácido das crassuláceas), o qual garante maior eficiência no uso da água, quando comparado às gramíneas e leguminosas. Para se obter altas produtividades em sequeiro, o seu cultivo, contudo, requer áreas com temperaturas noturnas entre 15 e 20 ºC, pois temperaturas mais elevadas limitam seu crescimento, pois, devido ao metabolismo MAC, a palma abre seus estômatos durante a noite. Já com o uso da irrigação, é possível cultivar a palma em praticamente todo o Nordeste.

Até a década de 60, a palma forrageira era utilizada como alimento estratégico, ou seja, apenas nos períodos de estiagem, fato que ainda acontece no Sertão do Nordeste. Contudo, atualmente, nas bacias leiteiras de vários estados do Nordeste, sobretudo Alagoas e Pernambuco, a palma forrageira se tornou a base da alimentação dos rebanhos leiteiros.

Em outros estados, até então com pouca tradição no cultivo da palma, como Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Paraíba, vem ampliando as áreas de plantio. Isso evidencia cada vez mais que a palma forrageira é uma das excelentes alternativas para alimentar os rebanhos bovinos, ovinos e caprinos na região nordeste.

Sobre o Interleite Nordeste

O Interleite Nordeste acontece nos dias 05 e 06 de novembro em Salvador/BA. O evento tem a realização do MilkPoint, com co-realização do Sindileite/BA e da Leite & Negócios do Ceará, com patrocínio Diamante especial do Sebrae/BA e FIEB; patrocínio Diamante da ADECE, In Vitro e Nutron, patrocínio platina do Banco do Nordeste, Bayer, DSM Tortuga,Icofort e Reafrio, e apoio da EBDA, Revista Leite Integral, Feed&Food, Mundo do Leite, Balde Branco, Inforleite e Rehagro.

Para ver a programação completa do evento e fazer sua inscrição, acesse: www.interleite.com.br/nordeste. As inscrições estão com preço promocional até 15/10.
 


 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures