ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Integração Lavoura Pecuária

POR ANTONY HILGROVE MONTI SEWELL

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 04/05/2015

3 MIN DE LEITURA

0
0
A Integração Lavoura Pecuária vem ganhando importância cada vez maior nos projetos de pecuária de corte e de leite e cada vez mais produtores estão adotando este sistema. Os benefícios que esta prática traz ao sistema de produção como um todo ajudam a aumentar a rentabilidade dos projetos, com uma vantagem muito grande: a sustentabilidade do negócio.

A pecuária brasileira passa por momentos de transformação, onde o produtor está preocupado exatamente em melhorar esta rentabilidade. Para que ele alcance tal objetivo é necessária uma utilização mais eficiente de todos os seus fatores de produção. Hoje, os recursos de que o produtor dispõe estão cada vez mais escassos e cada vez mais caros. Além disso, o produtor está pressionado pelos problemas ambientais cada vez mais críticos. É aí que entra a tal da sustentabilidade: produzir com práticas socialmente justas, respeitando o meio ambiente e ganhando dinheiro!

Práticas como a Integração Lavoura Pecuária conduzem a produção neste sentido, pois tratam o solo com maior respeito, permitindo a intensificação da produção, o que libera as áreas destinadas às APP’s e reserva legal e tornando os equipamentos e instalações menos ociosos, pois serão utilizados por mais tempo ao longo do ano.

O produtor deve levar em conta a produção por área, ou seja, a quantidade de litros de leite que ele produz por hectare. Animais produtivos são desejáveis, evidentemente, mas de nada adianta vacas produzindo 30 L de leite por dia, em média, se a capacidade de lotação da propriedade não suportá-las. O produtor deve visar à produção de alimentos, seja através do pasto, seja através da conservação de forragens e, para isto, a Integração Lavoura Pecuária é fator decisivo.

Em projetos de produção leiteira, onde o volumoso fornecido às vacas em lactação é baseado em silagens de grãos, uma forma de Integração Lavoura Pecuária já vem sendo utilizada há muito tempo, mesmo que o produtor não tenha se apercebido disto. Para um melhor aproveitamento das áreas destinadas à lavoura, no período da seca, pode-se pensar no plantio de forrageiras de inverno, como a aveia, por exemplo. Após o pastoreio desta espécie, através da dessecação do material restante na área, o produtor irá se utilizar do plantio direto para a nova safra de milho ou sorgo para produção de silagem. Isto é Integração!

Outra forma de se utilizar este método, aí já incluindo espécies arbóreas no chamado Sistema de Integração Pecuária Floresta, é o plantio de eucalipto em áreas próximas à sala de ordenha. A combinação eucalipto e braquiária, por exemplo, é um excelente substituto para o free stall, muito mais econômico e eficiente, com a vantagem da renda extra que a exploração da madeira oferece.

As formas de utilização do sistema são inúmeras e cada propriedade deverá escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil de produção. E como se faz isso? Através do planejamento! Qualquer nova tecnologia que o produtor quiser adotar só vai funcionar bem após um período de avaliação muito criterioso, onde ele irá analisar os prós e os contras do novo sistema, os recursos disponíveis, a qualificação dos seus colaboradores, a sua capacidade de gestão.



A Integração Lavoura Pecuária é a forma mais simples de melhorar qualquer sistema de produção pecuário. É muito importante que o produtor esteja atento a isto e que tome conhecimento das tecnologias disponíveis para o seu negócio.

Para auxiliar aqueles que desejam saber mais sobre Integração Lavoura Pecuária, a AgriPoint está trazendo em sua programação uma nova edição do Curso Online "Integração Lavoura Pecuária".

O curso que começará na próxima semana (dia 15/05) terá como instrutores dois engenheiros agrônomos especialistas no assunto: Rodrigo Paniago (sócio da Boviplan Consultoria) e Rodrigo Estevam (pesquisador da Embrapa).

Para participar clique aqui!

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
 (19) 3432-2199.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

ANTONY HILGROVE MONTI SEWELL

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures