Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Como elaborar custo de produção, identificar o retorno sobre o capital investido e índices de rentabilidade?

postado em 03/08/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Saber o custo de produção do leite produzido já se mostrou obrigatório para a viabilidade da atividade. Não saber quanto se ganha inviabiliza negociações com os compradores, revisão dos projetos e ajustes técnicos no negócio e, o mais importante: impossibilta responder se sua atividade é um bom negócio.

Mas como elaborar e implementar uma planilha de custo? Quais índices de rentabilidade mostram os resultados da empresa e precisam ser avaliados? O que é custo operacional efetivo, custo operacional total e custo total da empresa? Qual o retorno que você tem do capital investido?

Muito além de apenas falar a importância do custo para a sustentabilidade da produção, você deve aprender a metodologia de como elaborá-lo.

Esse será um dos temas centrais da apresentação do professor Dr. Sebastião Teixeira Gomes, da UFV e Christiano Nacif, coordenador do Educampo, Sebrae, a ser dada no evento gerencial AgriPoint Gestão Leite, abordando:

  • conceitos teóricos sobre o cálculo dos custos de produção

  • particularidades da atividade leiteira em relação ao controle de custos

  • aspectos críticos para a correta coleta de custos

  • interpretação e análise dos dados

  • comparação do leite com outras atividades

  • intensificação e gestão de riscos

  • considerações sobre softwares de controle de custos


O professor Sebastião Teixeira Gomes foi extensionista durante oito anos da EMATER/MG, adquirindo experiência prática e vivência de campo na produção leiteira. Entre 1974 e 1976 realizou seu mestrado em extensão rural pela UFV para, em 1986, defender sua tese de doutorado em economia pela USP.

Desde 1977 é professor da Universidade Federal de Viçosa, onde ocupa o cargo de professor titular desde 1993. Com centenas de artigos publicados em sites, revistas e jornais, além de livros sobre o tema, é um dos maiores especialistas em custos e sistemas de produção de leite e consultor do Projeto Educampo, do Sebrae/MG.

O outro instrutor deste treinamento é o zootecnista Christiano Nascif, coordenador técnico do Programa de Gerenciamento da Pecuária Leiteira da Região de Viçosa, exercendo a mesma responsabilidade no Programa Educampo do Sebrae/MG, projeto que soma em Minas Gerais 40 grupos de produtores de leite, com um total de 1.055 produtores de leite no estado, a além da presença em outros estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Espiríto Santo, Tocantins e Alagoas.

Experiência e informação prática e de campo estará à disposição dos participantes por meio destes dois importantes profissionais especialistas em gerenciamento de fazendas e controle de custos de produção.



Para debater com ambos instrutores, o economista e chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Dr. Paulo do Carmo Martins e o produtor e cooperado da Capul, Sr. Demilson Carvalho Rodrigues contribuirão com suas experiências.

* Para saber mais sobre os debatedores, clique aqui

Evento: AgriPoint Gestão Leite 2006
Promoção: AgriPoint Consultoria/site MilkPoint
Patrocínio Master: Itambé
Data: 24 a 26 de agosto
Local: Uberlândia/MG
Contato: telefone (19) 3432-2199
Site: www.milkpoint.com.br/gestao/

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade