ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como é possível reduzir custos de alimentação através da nutrição de precisão? Exemplos reais do Sul do país - MilkPoint entrevista Alexandre Pedroso

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 21/05/2015

4 MIN DE LEITURA

1
0

Tornar a fazenda leiteira mais produtiva e, consequentemente, mais rentável, é o principal objetivo de qualquer produtor. Mas, essa eficiência só é alcançada quando se conhece e aplica corretamente todas as tecnologias disponíveis.

O fator de maior impacto no custo em sistemas intensivos de produção de leite é a alimentação, que pode determinar o sucesso ou fracasso da atividade. Dessa forma, o conceito da Nutrição de Precisão é fundamental para se conseguir produzir leite de forma sustentável.

Alexandre Pedroso é PhD em Ciência Animal e Pastagens, com Pós-Doutorado em Nutrição de Ruminantes e atua como consultor associado da Cowtech Consultoria e Planejamento. Ele será um dos palestrantes do que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho, no Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR.






O MilkPoint realizou uma entrevista com o consultor. Confira!

MilkPoint: Quais são os desafios que os produtores enfrentam no manejo da alimentação de bovinos leiteiros?

Alexandre Pedroso: São vários, mas os principais são quebrar paradigmas há muito tempo arraigados no senso comum de diversos produtores e técnicos, como por exemplo, aceitar o fato de que proteína bruta não tem relevância quando se avalia uma dieta para vacas leiteiras. Há muito a se avançar também nas práticas de manejo da alimentação para evitar desperdícios na utilização de alimentos nas fazendas. Outro ponto crítico é adotar como rotina a análise bromatológica completa dos alimentos utilizados nas formulações, especialmente de volumosos.

MP: Quais foram os principais avanços na nutrição dos bovinos leiteiros nos últimos anos?

AP: Além do desenvolvimento de diversos aditivos que melhoram o desempenho dos animais e podem também ajudar a melhorar a eficiência de uso dos alimentos, entendo que os avanços em nutrição proteica de vacas leiteiras foram fundamentais para que possamos formular dietas mais eficientes e muitas vezes mais baratas. Destaco nesse ponto o enfoque na avaliação de dietas com base na disponibilidade de proteína metabolizável e não mais no teor de proteína bruta, e também o avanço no conhecimento a respeito do balanceamento de aminoácidos para vacas leiteiras.

MP: Há um mito na nutrição de vacas leiteiras especializadas de que somente é possível ser eficiente e ter lucratividade se trabalharmos volumosos nobres como silagem de milho ou pastagens de alto valor nutritivo. No entanto essa não é a realidade de muitas fazendas produtoras do Brasil. Você concorda com esse conceito?

AP: Sem dúvida, se o volumoso for de alta qualidade é muito mais fácil alcançar alta eficiência alimentar em vacas leiteiras, mas também é possível formular dietas eficientes e lucrativas com volumosos menos nobres como a cana-de-açúcar, por exemplo. É tudo uma questão de como se trabalha com a formulação propriamente dita, e também com o manejo da alimentação.

MP: O senhor pode enumerar os 5 principais passos (cuidados/dicas) em relação ao manejo nutricional, classificados em ordem de importância?

AP: 1. Utilizar alimentos de alta qualidade;
2. Conhecer a composição dos alimentos;
3. Utilizar um modelo nutricional robusto para avaliar e formular dietas.;
4. Adotar práticas de manejo da alimentação que possibilitem a máxima ingestão de nutrientes pelas vacas, de acordo com a recomendação do nutricionista.
5. Cuidar do conforto das vacas.

MP: Qual será o carro chefe na nutrição do gado leiteiros nos próximos anos?

AP: Acredito que vamos evoluir muito mais em nutrição proteica. O novo NRC vai apresentar mudanças profundas em relação ao modelo de 2001, especialmente no quesito proteína. O entendimento do papel de cada aminoácido específico no metabolismo da vaca e da glândula mamária vão nos dar uma perspectiva totalmente nova para balancear dietas. E acho que novos processos de análise de alimentos, bem como novos parâmetros para avaliação de algumas entidades nutricionais, também nos possibilitarão maior eficiência na formulação de dietas.

Durante a sua palestra no Alexandre Pedroso mostrará casos reais da pecuária leiteira do Sul do Brasil. Para saber mais sobre o assunto participe!

O evento é organizado pelo MilkPoint, com a co-realização da Ceres Qualidade e do programa Oeste em Desenvolvimento. Conta também com o patrocínio diamante especial do Sebrae e da Itaipu Binacional; com o patrocínio diamante da Vallee; com o patrocínio platina da Adisseo, Agroceres Multimix, Bayer, Itambé, Casale e Vetoquinol; e com a participação da Inabor e CRV Lagoa. Possui ainda o apoio da FAEP/Senar, Cooperideal, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), UDC Centro Universitário, Parque Tecnológico Itaipu, FIEP, AMOP, Caciopar, APCBRH, Embrapa, Emater, Sindvet, dos jornais Folha Agrícola e O Presente Rural e das Revistas Feed & Food, Leite Integral, Mundo do Leite, Inforleite, Balde Branco e da Revista SindRural.

Para conhecer a programação completa do evento e fazer sua inscrição acesse . Inscreva-se já!



1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIANA POMPEO DE CAMARGO GALLO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 21/05/2015

Para quem quiser aprender como calcular os custos da produção de leite,  já estão abertas as inscrições  para o Curso Online "Custos de Produção na Pecuária Leiteira", com a instrutora Carina Barros.



Neste curso, você aprenderá como montar sua própria planilha para calcular o custo de produção, com dados reais de sua propriedade. Além disso, poderá tirar suas dúvidas diretamente com a instrutora, entendendo a melhor forma de utilizar sua planilha para tomada de decisão .



Para conferir a programação completa e realizar sua inscrição acesse:

https://www.agripoint.com.br/curso/custos-producao/



Ou entre em contato: (19) 3432-2199/ cursos@agripoint.com.br

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures