ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ainda dá tempo de participar do Curso Online "Melhoramento Genético de Gado Leiteiro"

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 01/04/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Ainda dá tempo de participar do Curso Online "Melhoramento Genético de Gado Leiteiro", com o instrutor Marcos Vinícius Barbosa da Silva pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

Este curso, está sendo uma excelente oportunidade para produtores e profissionais que atuam na área e desejam aprofundar os conhecimentos, aprendendo como aplicar os conceitos aprendidos em sua propriedade. Além de um material completo, com vídeo-aulas e textos, os alunos tem a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com o instrutor.

Confira abaixo algumas das perguntas que já estão sendo esclarecidas no fórum:

Aluno - Professor, os efeitos: idade da vaca ao parto ; período de lactação; número de ordenhas; ano e mês / estação do parto e nível de manejo do rebanho são os principais? Tem algum que seja mais importante?

Marcos- Em geral, esses são os principais, mas, se estamos trabalhando, por exemplo, com raças sintéticas a composição genética torna-se bastante importante.

Aluno- Pleiotropismo é o que mais atrapalha no processo de melhoramento genético?

Marcos- Em relação à pleiotropia, não vejo que ela atrapalha o processo, na verdade, poderá até ajudar. Se você tem duas características alta e positivamente correlacionadas, como produção de leite e produção de proteína, por exemplo, significa que se você selecionar animais para maior produção de leite, terá como resultado também animais mais selecionados para produção de proteína.

Aluno- Professor, tenho várias vacas (girolando 1/2 e 3/4) de livro fechado, porém o fenótipo de algumas vacas não ajuda muito com o genótipo. Neste caso tenho que cruzar estas vacas com touros com PTA alto?

Marcos- Deve-se sempre tentar escolher/usar os touros com a PTA mais alta para a(s) característica(s) de interesse, observando-se o preço do sêmen e também alguma outra característica auxiliar e se o touro é portador de um alelo relacionado à alguma doença genética.

Aluno- Professor, o que o senhor acha de utilizar, varias raças sem fixar alguma característica específica de alguma delas, por exemplo: pai (Gir) mãe (Holandesa), na F1 realizar o cruzamento com touro Jersey. Quais as desvantagens dessa forma de cruzamento? Pode ter vantagem?

Marcos- Quando você faz um cruzamento entre três raças, o chamado cruzamento triplo ou tricross, seu objetivo principal é manter um bom nível de heterose. Normalmente, se usa uma segunda raça européia, geralmente a Pardo-suíça, a Jersey ou a Simental, nos cruzamentos com animais Holandês X Zebu. Nesse caso, você não pensa em fixar alguma característica, simplesmente quer explorar a heterose. As recomendações e comentários da Embrapa Gado de Leite a respeito desse tipo de cruzamento são: "Embora se disponha de poucos resultados de pesquisa,é tecnicamente recomendável que as fêmeas HZ sejam cruzadas com touro Jersey, para obtenção do tricross, mantendo-se o vigor híbrido. Se as fêmeas são F1, as crias serão 50% Jersey, 25% Zebu (Gir ou Guzerá) e 25% Holandês, com os machos de baixo valor como animais de corte. As fêmeas são muito valorizadas porque o Jersey transmite precocidade, alta fertilidade, docilidade, longevidade, além de que, as fêmeas são menores, possibilitando criar maior número de animais por hectare. Também, a Jersey corrige muitos problemas de teto e úbere, além de as vacas tricross produzirem leite com maior teor de sólidos totais, que é muito importante para quem faz queijos."

Para participar deste curso e tirar suas dúvidas, clique aqui!

Ou entre em contato:
(19) 3432-2199
cursos@agripoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures