• MATÉRIA DA CAPA

    Estresse térmico pelo frio em bezerros

    Na fase adulta, caso o fornecimento de alimento esteja adequado, os bovinos possuem boa capacidade de adaptação ao frio. Contudo, os animais jovens, principalmente nas primeiras duas semanas de vida, apresentam maior dificuldade em manter a temperatura corpórea, uma vez que a superfície corporal destes é maior que sua massa, o que facilita a rápida perda de calor para o ambiente. Como o desempenho animal dependerá da sua capacidade de se manter na faixa de termoneutralidade, isto é, em uma situação que não sofra estresse pelo frio ou calor, maior atenção deve ser dada ao manejo de bezerros na fase inicial da vida, quando o sistema termorregulatório ainda não está completamente desenvolvido. Acessar »

  • NOSSA HISTÓRIA

    FAZENDA CASINHAS, LIMA DUARTE/MG

    Essa poderia ser apenas mais uma história de uma família que foi obrigada a desistir da atividade leiteira por dificuldades financeiras. O que a diferencia é a persistência e a "volta por cima", sendo um belíssimo exemplo de como a assistência técnica séria e comprometida com os resultados é a principal ferramenta para mudar a realidade da nossa pecuária leiteira. Acessar »

  • TOP 100

    Conforto e Bem-estar Animal - o que os Top 100 estão fazendo?

    Na edição de março, iniciamos uma série de matérias com fazendas que fazem parte do Top 100 - os 100 maiores produtores de leite do Brasil, segundo levantamento do MilkPoint. Nas edições anteriores, já abordamos vários temas relacionados aos sistemas de produção, como Criação de Bezerras, Nutrição, Reprodução e genética. Dando continuidade, apresentaremos nessa edição mais cinco propriedades, mostrando suas estratégias em relação ao Conforto e Bem-estar Animal. Acessar »

  • NUTRIÇÃO

    Principais Cuidados na Produção de Silagem de Milho “Do Plantio à Colheita”

    Os sistemas intensivos de produção de ruminantes são altamente dependentes da cultura do milho. Muitas vezes, ela representa a principal fonte energética fornecida nas dietas, tanto na forma de grãos quanto na forma de silagem, a qual está presente na grande maioria das propriedades tecnificadas. Contudo, a produção deste importante alimento com alta qualidade é um desafio para técnicos e produtores. Assim, o presente artigo tem como objetivo principal discutir alguns pontos principais durante o estabelecimento e condução da lavoura de milho, para garantir uma silagem com alto valor nutricional e reduzido custo ao produtor. Acessar »