• MATÉRIA DA CAPA

    BEZERRAS COM DIARREIA! O QUE FAZER?

    As diarreias são as principais doenças que acometem as bezerras durante a fase de aleitamento, sendo sua ocorrência súbita e aguda. Os animais tornam-se rapidamente desidratados, embora os sinais clínicos possam ser pouco perceptíveis, o que constitui uma séria ameaça à sobrevivência dos mesmos. A chave para o sucesso no tratamento das diarreias é a rápida detecção do problema e intervenção imediata, com administração de uma solução bem balanceada para hidratação oral, contendo eletrólitos e nutrientes. Se a hidratação for feita logo no início da diarreia, a taxa de sucesso do tratamento pode chegar a 95% ou mais. Acessar »

  • TOP 100

    SANIDADE - O QUE OS TOP 100 ESTÃO FAZENDO?

    Na edição de março, iniciamos uma série de matérias com fazendas que fazem parte do Top 100 - os 100 maiores produtores de leite do Brasil, segundo levantamento do MilkPoint. Nas edições anteriores, já abordamos vários temas relacionados aos sistemas de produção, como Criação de Bezerras, Nutrição, Reprodução, Genética, Conforto e Bem-estar Animal. Dando continuidade, apresentaremos nessa edição mais três propriedades, mostrando suas estratégias em relação à sanidade, com enfoque nos principais problemas de saúde que acometem vacas em lactação. Acessar »

  • NUTRIÇÃO

    NUTRIENTES E INGREDIENTES QUE FAZEM A DIFERENÇA EM DIETAS DE VACAS LEITEIRAS: SILAGEM DE MILHO E AMIDO

    Existem diversas dietas que podem produzir um bom resultado em uma fazenda leiteira. Em um ano atípico, com estiagem na época de safra, vou me ater neste artigo a um ingrediente - silagem de milho, e a um nutriente - amido. Nesse primeiro semestre, em função da estiagem e do laboratório 3RLAB, temos discutido e aprendido muito sobre ambos. Acessar »

  • NOSSA HISTÓRIA

    SÍTIO SÃO JOSÉ, FARTURA/SP

    Muitos se iludem, procurando, por uma vida inteira, fórmulas mágicas ou receitas prontas para o sucesso. Mas, como já dizia o velho ditado “o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário”. Não seria diferente com o leite. Prova disso é a história do Sítio São José, que nos mostra que, mesmo que os recursos não sejam abundantes, é possível ser eficiente e, mais que isso, produzir leite com alta qualidade. Acessar »