• MATÉRIA DA CAPA:

    Indução artificial de lactação

    Os problemas reprodutivos estão entre as principais causas de descarte de vacas em rebanhos de todo o mundo, já que impossibilitam uma nova lactação. Além da perda de material genético e outros prejuízos financeiros, esses descartes levam ã necessidade de aquisição de outros animais para reprodução. A indução hormonal da lactação é uma ferramenta de manejo que permite aos produtores e técnicos decidir de forma mais consciente sobre o descarte, possibilitando a manutenção de vacas de alto mérito genético na propriedade. Acessar »

  • SANIDADE:

    Manqueiras em vacas leiteiras: Parte I - Biomecânica e Fatores de Risco

    Nas últimas décadas, os problemas relacionados às afecções dos pés dos bovinos adquiriram importância crescente, sendo, em muitos casos, um dos principais entraves econômicos ao desenvolvimento da pecuária leiteira. Atualmente, a maioria dos pesquisadores considera que as manqueiras, juntamente com as mastites e os reprodutivos, constituem as três principais causas de perdas econômicas na atividade. Os pés dos bovinos, ou mais precisamente as unhas, funcionam como uma interface entre o animal e seu ambiente. A unha é exposta internamente às influências do metabolismo animal e, ao mesmo tempo, aos agentes mecânicos, químicos e biológicos do ambiente. Acessar »

  • 10 PERGUNTAS PARA O TÉCNICO:

    Criação de bezerras

    Nessa edição, inauguramos uma nova seção na Leite Integral, "10 Perguntas para o Técnico", que abordará, a cada mês, um assunto de grande importância para os sistemas de produção de leite. Entrevistaremos um técnico, que seja referência em relação ao tema do mês, fazendo 10 perguntas-chave. O primeiro tema escolhido é a criação de bezerras, cujas perguntas foram respondidas por Flávia Fontes, Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Nutrição Animal pela UFMG, que trabalhou em sua tese de doutorado, especificamente, com nutrição de bezerras leiteiras . Ela presta consultoria para várias fazendas no Brasil e já apresentou palestras sobre o tema nos eventos mais importantes do setor. Acessar »