• Matéria da Capa:

    O que levar em conta na escolha de sucedâneos do leite para bezerras?

    Nos últimos anos, temos presenciado a entrada de novos sucedâneos do leite no mercado nacional que têm possibilitado a substituição segura do leite integral na alimentação das bezerras, propiciando desempenhos muito satisfatórios. Por outro lado, produtos de baixa qualidade continuam a ser comercializados, tornando fundamental a avaliação da composição dos mesmos e das relações de custo/benefício no momento da compra. Por isso, o produtor não deve hesitar em buscar a orientação de um técnico de sua confiança para assegurar a melhor escolha. Acessar »

  • Nossa História

    Cabanha Ypoti – Chapecó/RS

    Adriano Rigon e Cristina Aiolfi são um casal que decidiram, como tantos outros, entrar na atividade leiteira, pensando em uma fonte de satisfação e renda para sua aposentadoria. Enfrentaram grandes dificuldades e cometeram muito erros, em função da inexperiência e falta de assistência técnica adequada. Mas, hoje são um exemplo - de perseverança e profissionalismo - que pode inspirar quem está começando e também aqueles que já estão na atividade, mas sabem que precisam mudar. Acessar »

  • Top 100

    O que os Top 100 estão prevendo?

    Planejar e antecipar os riscos são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, e acompanhar o mercado é uma forma de traçar cenários para a atividade (preços, demanda, oferta, custos). Por isso, os produtores precisam estar atentos as variações dos preços dos insumos e a previsão de preço do leite. Apresentaremos nessa edição as expectativas e desafios de quatro fazendas para a produção leiteira em 2015. Acessar »

  • Nutrição

    Manejo alimentar de vacas leiteiras em sistema de pastejo rotativo - A importância do consumo de forragem e da suplementação com energia

    Nos sistemas de produção de leite baseados em pastagens, o manejo é o fator determinante da eficiência de colheita e aproveitamento da forragem, assim como do valor nutricional. Entretanto, a produção de leite de animais alimentados, exclusivamente, com forragem é limitada, bem abaixo do potencial genético de vacas especializadas. Isto se deve à limitação na ingestão de energia pelo animal. Com o objetivo de maximizar o desempenho individual de vacas em pastagens tropicais, a suplementação com concentrado é uma ferramenta eficaz para aumentar a ingestão de energia. Acessar »