• MATÉRIA DA CAPA:

    10 Perguntas para o Técnico – Compost Barn

    A utilização do Compost Barn, também conhecido como Bedded Pack ou Loosing House, teve início em meados dos anos 80, nos EUA, mais especificamente na Virginia. O uso da cama de compostagem pode trazer maior conforto às vacas, o que refletirá em maior produção e redução de outros problemas, como lesão de cascos e pernas. No entanto, como em todo novo sistema de produção, surgem muitas dúvidas, que vão desde o dimensionamento até o manejo diário. A melhor maneira de esclarecer essas e outras questões é trocando experiências com produtores e profissionais que já estão utilizando este sistema. Por isso, convidamos Adriano Seddon, Médico Veterinário, fundador da Alcance Rural, que já instalou o sistema em diversas propriedades brasileiras, para responder a 10 perguntas sobre o tema. Acessar »

  • NOSSA HISTÓRIA:

    Agropecuária Rex - Fazenda Palmito, em Boa Esperança/MG

    Um homem visionário, sucedido por filhos que não tiveram medo de encarar aquele que pode ter sido o maior desafio de suas vidas. Essa frase poderia, de modo simplista, é claro, resumir a história da família Guazzelli e da Fazenda Palmito. Mas, tenho certeza que, ao ler esse texto, você descobrirá que essa propriedade, um exemplo inegável de sucesso na atividade, está também alicerçada em uma sólida estrutura de pessoas comprometidas e apaixonadas. A história da família Guazzelli no leite começa em 1930, com a fundação do Laticínio Rex, em Poços de Caldas, com filiais em Santa Rita de Caldas, Ipuiuna e Borda da Mata, em Minas Gerais. Na década de 1940, o negócio, que funcionou por 50 anos, passou a ser gerido pelo Sr. Reynaldo Guazelli, que adquiriu algumas terras na região e começou uma pequena produção de leite. Acessar »

  • SANIDADE:

    Manqueiras em vacas de leite: Parte II - Prevalência e Lesões

    Resultados de levantamentos feitos no Brasil mostram a alta frequência das enfermidades dos cascos em nosso meio e a necessidade de treinamento de pessoal para diagnosticar estas situações e, com base nos resultados, traçar medidas de prevenção e controle. Para isso, é essencial fazer um levantamento minucioso dos fatores de risco presentes na fazenda, a determinação da frequência, por meio do escore de manqueira, e um exame dos cascos dos animais considerados normais. As manqueiras são distúrbios frequentes nas vacas de leite e, na maioria das vezes, são manifestações clínicas das lesões de cascos. Vale a pena destacar que a frequência destas afecções, sem manifestação de manqueira, é alta nas propriedades e, como não há sinais clínicos evidentes, passam despercebidas. Acessar »