Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Programa de melhoramento genético só funcionará com uma boa gestão

Por CRV Lagoa
postado em 22/03/2016

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A partir de agora, a CRV Lagoa vai publicar periodicamente um artigo técnico relacionado às questões de gestão e manejo de gado leiteiro.

O autor é Fokko Tolsma, holandês e consultor técnico em gestão e manejo de gado leiteiro da CRV Lagoa. Segundo ele, todos os artigos são baseados em ciência e muita experiência prática.

Durante mais de 15 anos, ele veio da Holanda para o Brasil para ministrar treinamentos e seminários. Ele é bem conhecido aqui no país, especialmente em relação às aulas de manejo de casqueamento que foram realizadas em diferentes regiões. Também as suas visitas de suporte técnico às fazendas são muito apreciadas. Depois de uma visita sua pela fazenda, o produtor pode assimilar facilmente seus conselhos práticos e que são muito eficazes.

Periodicamente Fokko irá publicar um artigo novo sobre gestão, ressaltando a importância de um melhor gerenciamento e manejo à frente do processo produtivo. Costuma-se dizer: “quando desenvolvemos um bom programa de melhoramento genético, como o programa Gestor Leite para bovinos leiteiros, podemos passar o negócio adiante”. E, para vacas leiteiras, além do programa de melhoramento genético, também é necessário ter um bom programa de gerenciamento e manejo inteligente do rebanho. Na verdade, podemos dizer que, no caso da produção leiteira, 30% de melhoria decorrem do programa de melhoramento genético e 70% a partir dos resultados da gestão da própria empresa.

Sobre o gerenciamento e gestão de propriedades leiteiras, vamos publicar muitos artigos. Programa de melhoramento genético também receberá atenção, especialmente como o produtor precisa olhar para isso de uma forma prática e objetiva.

Os primeiros artigos serão baseados na criação de bezerras. Sem uma boa bezerra, a futura vaca leiteira nunca vai produzir de forma otimizada. Haverá também uma grande quantidade de informações e conhecimentos dedicados à alimentação e à fertilidade das vacas. Também a sanidade do rebanho vai ser retratada.

A CRV Lagoa deseja a você uma leitura prazerosa destes artigos e que eles te ajudem no gerenciamento inteligente do seu rebanho e no aumento dos resultados técnicos e financeiros da sua fazenda.

Fokko Tolsma - Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2016 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade