ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IB dobra prazo de validade de produto para diagnóstico de tuberculose em bovinos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os produtores rurais que forem adquirir novos frascos de tuberculina para diagnóstico de tuberculose, principalmente em bovinos, terão uma boa surpresa. O produto, produzido pelo Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem agora validade de dois anos, o dobro do que era disponibilizado. Com isso, os distribuidores e pecuaristas poderão programar melhor suas compras, armazenar o produto e reduzir o desperdício.

De acordo com o médico-veterinário do IB, Ricardo Spacagna Jordão, a turberculina bovina e a aviária são usadas para triagem e confirmação do diagnóstico de tuberculose em animais de produção. A liberação para o aumento do prazo de validade foi dada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no início do ano, mas agora, com o fim dos estoques do produto, os pecuaristas poderão encontra-lo no mercado.

"Esta é uma boa notícia para os produtores rurais, que nos pediam esse aumento no prazo para poderem se programar melhor e conseguirem armazenar os frascos. Antes, a validade era de um ano, mas na prática, era bem menor para o produtor, pois tinha todo o trâmite de aprovação das partidas no Mapa e logística. Com a nova validade, haverá menos desperdício de produto", afirma. Os produtores também terão acesso a frascos mais modernos e de melhor qualidade, segundo Jordão.

Brucelose

O Mapa também liberou, em 23 de setembro, que o Instituto Biológico começasse a produzir o AAT, usado para o diagnóstico de brucelose, com prazo de validade de 18 meses, seis meses a mais do que é encontrado hoje no mercado. Apesar da liberação, os produtores devem começar a encontrar o antígeno com novo prazo de validade em breve nos pontos de venda. Isso porque a partir de agora é que as novas partidas levarão em conta a nova validade concedida pelo Ministério da Agricultura.

"Em pouco tempo, todo o nosso portfólio de imunobiológicos estará com prazo de validade maior. Isso foi possível graças aos novos equipamentos adquiridos pelo Instituto, por meio de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que permitiram melhorar nossa produção e envase", afirma Jordão.

IB é a única instituição brasileira autorizada a produzir imunobiológicos

O Instituto Biológico é a única instituição do Brasil, autorizada pelo Mapa, a produzir imunobiológicos, antígenos usados para diagnóstico de tuberculose e brucelose em bovinos. Sem esses produtos, o País não pode vender nem comprar animais no exterior. A falta deles também prejudica o trânsito interestadual de animais e pode impactar diretamente na saúde da população.

O trabalho do IB auxilia o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) no diagnóstico e erradicação da tuberculose em bovinos. Em 2019, o IB produziu 4,5 milhões de doses de imunobiológicos. O Instituto trabalha a todo vapor para aumentar essa produção, principalmente, após investimento de R$ 3,5 milhões da FAPESP, que permitiu a compra de novos equipamentos e está viabilizando novas pesquisas na área.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Leia também > SC ultrapassa mil propriedades certificadas livres de brucelose e tuberculose

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures