ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: Secretaria de Agricultura cria sistemas de produção com menor impacto ambiental

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo está em uma constante busca de sistemas de produção de alimentos que sejam sustentáveis. Por meio de parcerias com diferentes frentes de pesquisas entre elas a USP e a Universidade da California-Davis, foi criado o projeto "Práticas estratégicas para mitigação das emissões de gases de efeito estufa em sistemas de pastagem do sudeste brasileiro". O projeto investimento de R$ 1,8 milhões pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O principal objetivo é caracterizar e identificar os sistemas de produção de produtos de origem animal (carne e leite) que tenham menor impacto ambiental para promover o uso mais eficiente da terra para diminuir a pressão sobre áreas com florestas. Além disso, agregar valor ao produto, melhorando a renda do produtor e diminuindo os custos com adubação e fertilização nitrogenada.

“A expectativa é identificar sistemas que resultem em menor impacto sobre o ambiente, trabalhando com consórcio entre forrageiras, integração da pecuária com a lavoura, sistemas silvipastoris e sistemas intensificados de produção”, afirma Paulo Henrique Mazza Rodrigues, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e doutor em nutrição animal, que trabalha no projeto junto com outros 30 pesquisadores.

Produtores

Segundo Paulo, a expectativa é identificar sistemas que resultem em menor impacto sobre o ambiente, trabalhando com consórcio entre forrageiras, integração da pecuária com a lavoura, sistemas silvipastoris e sistemas intensificados de produção. “Os produtores estão efetivamente interessados em sistemas que diminuam o impacto ambiental, para atender essa nova demanda da sociedade”, enfatiza o pesquisador.

Os órgãos governamentais de fomento a pesquisa tem papel muito importante para estimular esse desenvolvimento. A Fapesp tem feito chamadas públicas de financiamentos para pesquisa em áreas temáticas. A tendência é que os projetos sejam feitos por grupos multidisciplinares, onde vários especialistas atuam em conjunto para encontrar soluções que são de interesse da sociedade.

Para a diretora do Centro de Pesquisa de Nutrição Animal e Pastagens, pesquisadora do instituto, Luciana Gerdes, tão importante quanto a geração do conhecimento está a interação entre instituições de pesquisa do Estado de São Paulo e de outras regiões do país, com a otimização da rede de infraestrutura, como laboratórios de análises e campos experimentais. “Estamos com quatro experimentos em desenvolvimento onde atuam especialistas de diferentes localidades – Nova Odessa, Pirassununga, São Carlos, Jaguariúna, Piracicaba e Estados Unidos”, afirma.

“O trabalho que estamos realizando de consórcio de braquiária com a leguminosa macrotiloma do acesso do Banco Ativo de Germoplasma do instituto (BAG-IZ) acabou de ser implantado e os primeiros dados estão previstos para outubro de 2019”, enfatiza Gerdes.

As informações são do portal do Governo de S. Paulo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures