Apesar de já ter um mercado bem desenvolvido em muitos países, os processadores estão continuamente inovando e a demanda dos consumidores por iogurte não parece estar diminuindo. Uma história de sucesso é a do iogurte grego, que registrou fortes ganhos em vários mercados, incluindo Reino Unido e Estados Unidos. O fato de ele ser considerado “natural’’ e seu alto teor de proteína tornou esse produto muito popular entre os consumidores que queriam deixar de consumir produtos artificiais/processados.
Dentre os novos produtos lançados no Reino Unido em 2012 estão o Müllerlight Greek Style e o Oikos Greek Style, da Danone, como também a nova marca de iogurte grego desta mesma empresa, o Danio. Nos Estados Unidos, a Chobani apresentou um rápido sucesso e lançará novos formatos de seu iogurte grego em 2012: Chobani Flip, com flocos crocantes; Champions Tubes, para crianças; e o Chobani Bite, de tamanho reduzido. O anúncio dos novos produtos seguiu a abertura da maior planta de iogurtes do mundo em Twin Falls, Idaho.
A Chobani também abriu uma loja varejista na cidade de Nova York, que permite um teste de mercado de combinações de sabores com fãs e obter um retorno imediato sobre as preferências.
Além da tendência do iogurte grego, houve também o lançamento de iogurtes “simples” e “naturais”, como o Dannon Pure nos Estados Unidos - uma marca de valor visando compradores conscientes com relação aos custos e feita com 7 a 9 ingredientes “naturais, simples”. Outro exemplo é o Yoplait Simplait, que também tem 6 ingredientes. Há também uma crescente tendência por iogurtes “artesanais”, que destacam as origens do seu leite e processos tradicionais.
Sabores incomuns
Outra tendência notável tem sido os sabores ousados e combinações incomuns de sabores em iogurtes. Os sabores que parecem atualmente estar na moda incluem figo, ruibarbo, romã e cereja.
Os produtores estão experimentando sabores incomuns em edições limitadas de produtos, como o limão e a semente de papoula, da Yeo Valley, e sabores que refletem as estações.
Outro mercado onde há bastante espaço para crescimento é o dos produtos com benefícios para a saúde, especialmente se esses forem fáceis de serem compreendidos pelos consumidores. Um exemplo desse tipo de produto é o Yoplait Calin+, que contém vitamina D e cálcio para, importantes para a saúde dos ossos, que está voltado a mulheres com mais de 55 anos.
Outro exemplo de iogurtes direcionados a um nicho específico da população é o dos iogurtes sem lactose. Como discutido no relatório do Zenith International de 2012, estima-se que cerca de 70-75% da população mundial é, ou diz ser, intolerante à lactose. Isso oferece aos processadores de lácteos um grande mercado em potencial para produtos lácteos sem este constituinte.
Em 2012, a Kärntnermilch, na Áustria, lançou uma nova gama de produtos lácteos sem lactose, incluindo o iogurte Laktofrei. Nos Estados Unidos, a General Mills lançou o Yoplait Lactose Free.
Em 2013, o mercado de iogurte continuará vendo inovações interessantes em sabores, formatos de embalagens, ingredientes e com o adoçante natural Stevia sendo encontrado em vários produtos. A reportagem é do Foodbev.com.