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O fenômeno da inovação de iogurtes

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 08/03/2013

2 MIN DE LEITURA

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A especialista do Zenith International, Laura Knight, avaliou as inovações no setor de iogurtes. Com suas credenciais de "bom para você" e a impressionante versatilidade, o mercado de iogurtes continua sendo muito dinâmico. Disponíveis em inúmeros formatos, incluindo potes, tubos, garrafas, congelados, entre outras, o iogurte tem se mostrado muito adequado a uma série de ocasiões de consumo e tem atendido a um mercado amplo e exigente. 

Apesar de já ter um mercado bem desenvolvido em muitos países, os processadores estão continuamente inovando e a demanda dos consumidores por iogurte não parece estar diminuindo. Uma história de sucesso é a do iogurte grego, que registrou fortes ganhos em vários mercados, incluindo Reino Unido e Estados Unidos. O fato de ele ser considerado “natural’’ e seu alto teor de proteína tornou esse produto muito popular entre os consumidores que queriam deixar de consumir produtos artificiais/processados.

Dentre os novos produtos lançados no Reino Unido em 2012 estão o Müllerlight Greek Style e o Oikos Greek Style, da Danone, como também a nova marca de iogurte grego desta mesma empresa, o Danio. Nos Estados Unidos, a Chobani apresentou um rápido sucesso e lançará novos formatos de seu iogurte grego em 2012: Chobani Flip, com flocos crocantes; Champions Tubes, para crianças; e o Chobani Bite, de tamanho reduzido. O anúncio dos novos produtos seguiu a abertura da maior planta de iogurtes do mundo em Twin Falls, Idaho.

A Chobani também abriu uma loja varejista na cidade de Nova York, que permite um teste de mercado de combinações de sabores com fãs e obter um retorno imediato sobre as preferências.

Além da tendência do iogurte grego, houve também o lançamento de iogurtes “simples” e “naturais”, como o Dannon Pure nos Estados Unidos - uma marca de valor visando compradores conscientes com relação aos custos e feita com 7 a 9 ingredientes “naturais, simples”. Outro exemplo é o Yoplait Simplait, que também tem 6 ingredientes. Há também uma crescente tendência por iogurtes “artesanais”, que destacam as origens do seu leite e processos tradicionais.

Sabores incomuns

Outra tendência notável tem sido os sabores ousados e combinações incomuns de sabores em iogurtes. Os sabores que parecem atualmente estar na moda incluem figo, ruibarbo, romã e cereja.

Os produtores estão experimentando sabores incomuns em edições limitadas de produtos, como o limão e a semente de papoula, da Yeo Valley, e sabores que refletem as estações.

Outro mercado onde há bastante espaço para crescimento é o dos produtos com benefícios para a saúde, especialmente se esses forem fáceis de serem compreendidos pelos consumidores. Um exemplo desse tipo de produto é o Yoplait Calin+, que contém vitamina D e cálcio para, importantes para a saúde dos ossos, que está voltado a mulheres com mais de 55 anos.

Outro exemplo de iogurtes direcionados a um nicho específico da população é o dos iogurtes sem lactose. Como discutido no relatório do Zenith International de 2012, estima-se que cerca de 70-75% da população mundial é, ou diz ser, intolerante à lactose. Isso oferece aos processadores de lácteos um grande mercado em potencial para produtos lácteos sem este constituinte.

Em 2012, a Kärntnermilch, na Áustria, lançou uma nova gama de produtos lácteos sem lactose, incluindo o iogurte Laktofrei. Nos Estados Unidos, a General Mills lançou o Yoplait Lactose Free.

Em 2013, o mercado de iogurte continuará vendo inovações interessantes em sabores, formatos de embalagens, ingredientes e com o adoçante natural Stevia sendo encontrado em vários produtos. A reportagem é do Foodbev.com.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

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GABRIELA FERNANDES COSTA SILVA

CONTAGEM - MINAS GERAIS

EM 16/07/2020

Olá !vocês ainda fazem esse iorgute em pó ????a muito tempo procuro ,mais não achei mais .....aonde eu consigo comprar o iorgute em pó regule indalac ????
SONIA KOSANKE

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 25/04/2014

Olá boa tarde!

Gostaria de saber onde consigo comprar iogurte em pó Indulac Regule.

Obrigada

soniamkosanke@gmail.com
JULIANA SANTIN

PIRACICABA - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 12/03/2013

Prezado Fernando,

Creio que os microrganismos variam um pouco de produto para produto, de acordo com a companhia que os fabrica, mas, por exemplo, o Chobani informa eu seu site que seu iogurte grego contém três culturas probióticas: L. Acidophilus, Bifidus e L. Casei (https://chobani.com/products/faq/). Li em outros locais sobre produtos contendo também S.Thermophilus, L. Bulgaricus e L.Acidophilus.

Atenciosamente,

Juliana Santin
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 12/03/2013

Cara Juliana Santin,
É realmente muito bom, que se lancem cada vez mais iogurtes no mercado. Com isso a população passa a consumir cada vez mais produtos lácteos, que têm praticamente os mesmos valores nutritivos que o leite que lhes deu origem e ainda com algumas vantagens.
O que não se pode permitir é que, muitos acreditem que os iogurtes vão enriquecer a flora intestinal, o que não é verdade. As bactérias dos iogurtes tradicionais não são habitantes normais dos intestinos, isto é, elas passam mas, não se fixam às mucosas. E, por incrível que pareça, muitos profissionais da área de saúde, ainda acreditam que os iogurtes vão melhorar a flora intestinal.
Quanto ao iogurte grego, já fiz aqui neste site uma pergunta que não me foi respondida.
Quem sabe você poderia me responder a ela: quais são os microrganismos presentes no tão propalado iogurte grego?
Atenciosamente,
Fernando Melgaço
LUIS CAROLS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 12/03/2013

CARLOS ROBERTO CONTI NAUMANN

CURITIBA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/03/2013

Bem o desenvolvimento de produtos é fundamental para aguçar a vontade de consumo ,tem consumidor que fica nas gôndolas de mercado procurando novos lançamentos. isso deve ser explorado pelas industrias.
LUIS CAROLS

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 12/03/2013

Conheça o grande lançamento, iogurte em pó Indulac Regule, fácil preparo e é uma delicia, EXPERIMENTE!!!!!!!!!!!!

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