ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cientistas chineses desenvolvem dispositivo que indica se o leite está estragado

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 15/04/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
Cientistas chineses desenvolveram um “identificador inteligente” que pode indicar – pela mudança da cor vermelha para a verde – quando o conteúdo de uma caixa de leite está estragado. Na Universidade Peking, em Pequim, desenvolveram um indicador de tempo-temperatura (TTIs) usando nanobastões de prata e ouro que podem ser “geralmente empregados para rastrear, imitar e indicar processos de deterioração de vários produtos perecíveis”.

Os identificadores contêm vitamina C, ácidos acético e lático e ágar, que reagem com os nanobastões de ouro e prata ao longo do tempo para mudar a cor do identificador. Isso imita o tempo que tipicamente leva para os microrganismos crescerem no alimento, mas também leva em consideração as flutuações de temperatura que podem estragar o produto. Quando o produto está 100% fresco, o identificador é vermelho ou laranja avermelhado. À medida que a embalagem envelhece, muda para laranja, amarelo e, quando está completamente ruim, verde.

Até agora, o produto só foi testado usando E. coli em caldo de lisogenia, usado para imitar o leite. Baseado nos resultados apresentados, a equipe de pesquisadores chineses está confiante de que o conceito TTI pode ser adotado comercialmente.

“O projeto básico é simples”, disse o estudo, publicado no jornal ACS Nano. “Como uma classe típica de produtos perecíveis, os produtos lácteos estragam facilmente devido ao crescimento bacteriano e a taxa de crescimento bacteriana é fortemente dependente da temperatura. Dessa forma, podemos prever o projeto de rastreadores inteligentes baseados na reação química para produtos lácteos”.

“O identificador é acoplado à embalagem do produto para garantir que esse tenha a mesma história de temperatura. O identificador pode, então, em princípio, servir como um indicador para a qualidade do produto, porque agora a magnitude de crescimento microbiano está correlacionada à forma como o sistema químico se desenvolve”.

“Acreditamos que esse produto é promissor para ser desenvolvido em um protocolo unificado e padronizado geralmente aplicável a um vasto número de produtos perecíveis e tem um excelente potencial para revolucionar as atuais indústrias de alimentos/bebidas/farmacêutica/cosméticos”.

O estudo foi apresentado na Reunião e Exposição Nacional da Sociedade Americana de Química (ACS) em Dallas no mês passado. 

Os dados são do Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUANA GRIMALDI AZEVEDO

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 24/04/2014

Coisa de chinês.. Bem interessante! Só têm que ampliar a sensibilidade do método e identificar termoresistentes, para aplicar em produtos UHT.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures