Clínica do Leite
ESALQ/USP
Estas pesquisas foram realizadas em indústrias diferentes das da área agrícola e, como estas, possuem características bem diferentes das primeiras, como, por exemplo, menor faturamente, efeitos climáticos muito maiores, menor número de funcionários, meios biológicos, empreendimentos muitas vezes familiares, etc., restou a dúvida se as observações feitas para aquelas indústrias valeriam para fazendas produtoras de leite. Para desvendar a questão, alguns pesquisadores trabalharam no assunto. Bergevoet, em 2004, observou que a mentalidade do produtor de leite explicava 38% de seu comportamento empreendedor. Em 2009, Jansen, na Holanda, levantou, durante 05 anos, as características da personalidade dos produtores, relacionando estas características com resultados que expressassem o sucesso do negócio. Foi definido que a contagem de células somáticas (CCS) seria um bom indicador do sucesso empresarial das fazendas, visto que este indicador é influenciado diretamente por todas as atividades realizadas na fazenda. Observou-se que a mentalidade do produtor explicava 47% da variância de CCS do tanque, ou seja, de todos os fatores que afetam a CCS do tanque, era o produtor que mais afetava os resultados e não as instalações, equipamentos, manejo, uso de antibióticos, etc.
Bem, sabemos, agora, que os dirigentes são fundamentais para o sucesso dos negócios sejam eles industriais ou agrícolas. Mas, será que estes resultados de pesquisa se aplicam às condições brasileiras? Será que os produtores brasileiros, visto que muitos deles não moram nas propriedades, são, também , muito importantes nos resultados do negócio?
Fizemos um trabalho semelhante ao holandês aqui no Brasil, procurando avaliar 78 fazendas que forneciam leite para somente uma indústria processadora, de maneira que eles estivessem em uma mesma região e sob os efeitos da mesma política de pagamento do leite (Esguerra e Machado, 2014). Neste trabalho observamos que 62% da variância na CCS se devia à mentalidade do produtor. Não foi observado diferenças no tamanho da propriedade, produção por vaca, número de empregados, escolaridade dos ordenhadores, tempo de casa dos ordenhadores, raça das vacas, tipo de equipamento de ordenha ou mesmo o sistema de produção (confinado ou pasto).
Fica, então, claro, que os produtores, em qualquer parte do mundo, são os principais responsáveis pelo sucesso de seus negócios. Podemos concluir que é possível ter produtores pequenos, grandes, operando rebanhos confinados ou não, com vacas holandesas ou mestiças, etc., com igual sucesso no negócio. A grande variável que mais afeta o sucesso no negócio reside na MENTALIDADE GERENCIAL do produtor.
Mas o que é MENTALIDADE GERENCIAL?
Venho estudando esta questão há bastante tempo. Já trabalhei com produtores que inegavelmente tinham muito sucesso e outros menos. A análise destes produtores, com a ajuda da literatura, me permitiu identicar 05 características que poderiam ser chamadas de carácter ou personalidade que são relevantes nos produtores de sucesso. A figura abaixo ilustra estas características.
Uma das característica é o Altruísmo. Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e em outros seres vivos em que as ações de um indivíduo beneficiam outros. Pessoas altruístas possuem um propósito mais nobre para seu negócio, se orgulham do mesmo e conseguem que seus funcionários acordem todos os dias ansiosos para irem trabalhar, fazendo com que o dinheiro seja consequência do perfeito entendimento da razão de ser do negócio.
Outra é a Humildade. Os produtores humildes não se consideram o dono da verdade; não são dominadores e controladores; são menos materialistas; aceitam melhor as mudanças; são mais focados em resultados; não são egoístas; dividem o sucesso com os demais e respeitam as diferenças.
São, também, Servidores. Os produtores servidores transferem o poder; preservam os recursos humanos; cuidam, ensinam, orientam; são acessíveis; põem a “mão na massa” e dão o exemplo.
São Empreendedores. O que se observa nestes produtores é que atraem e mantém as pessoas certas; fazem as pessoas certas crescerem; despedem as pessoas erradas; fazem as famílias ficarem mais ricas; permitem o reinvestimento no negócio; tornam os fornecedores parceiros; fazem das comunidades um lugar melhor para se viver e fazem com que as pessoas se sintam parte de um time vencedor .
E, por fim, são Inovadores. Os inovadores não se conformam com resultados indesejados; para eles nada é impossível; incentivam novas idéias; não se apegam a conceitos antigos; estão abertos a novidades; pensam grande, porém agem localmente e no momento.
Como consequência destas 05 características de personalidade, estes produtores se tornam líderes. Eles são seguidos pelos seus pares e funcionários. Eles são transparentes, responsáveis, respeitosos, consistentes com suas opiniões e possuem foco, reconhecem o trabalho de seus subordinados, acompanham os resultados e, por fim, são pacientes na formação de sua equipe, sabendo que terão sucesso se mantiverem disciplina. Estes comportamentos são muito parecidos aos levantados pelo Prof. Kotter em sua pesquisa nos EUA.
Imaginem, agora, trabalhar em uma empresa onde todos são orientados para resultados, o negócio está sempre crescendo, o ambiente de trabalho é acolhedor, todos se sentem donos do negócio e o negócio está sempre inovando – É GARANTIA DE SUCESSO!
Alguns dos leitores, ao ler o texto acima, poderiam pensar que as características de mentalidade gerencial mencionadas só ocorrem para alguns felizardos e que eles nasceram com estas virtudes. O que a literatura nos ensina, no entanto, é que isto não é verdade. Apesar de existir um componente genético nestas características, é perfeitamente possível adquirí-las e se tornar um mestre nas mesmas. Para tanto, é preciso, em primeiro lugar, fazer um exame de auto-consciência e identicar os pontos fortes e fracos relacionados às características mencionadas e, a partir desta análise, procurar mudar um comportamento por vez. Por exemplo, um comportamento que é muito importante é o de “colocar a mão na massa”. Se praticado aos poucos, cria-se uma nova cultura na fazenda, levando ao envolvimento de todos e o engajamento dos funcionários. Com o tempo este comportamento se torna um hábito e não é mais necessário nenhum esforço para praticá-lo. No próximo artigo discutiremos um método fácil e prático de se mudar comportamentos.
Em resumo, o sucesso está à disposição de todos – é somente uma questão de entendimento e esforço pessoal para conseguí-lo.
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