ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lutz Viana, do Laticínios da Vaca, fala sobre o retorno da tarifa de importação de queijos

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

ESPAÇO ABERTO

EM 17/05/2022

10 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 14/09/2022

Para exportar derivados lácteos ao Brasil, os países de fora do Mercosul têm alíquota de importação (TEC – Tarifa Externa Comum) de 28%. Com intuito de conter a alta na inflação, o governo anunciou em 21/03 que zeraria as taxas de importação do etanol e de outros seis produtos que compõem a cesta básica, entre eles, o queijo muçarela.

A retirada desta alíquota traria importantes consequências para o mercado nacional, uma vez que o mercado de muçarela representa aproximadamente 30% do mercado de queijos, ou seja, 12% do leite produzido no país.

Esta decisão causou alvoroço na cadeia láctea e produtores e entidades do setor, como CNA, ABRALEITE, ABIQ, além de diversos parlamentares, se uniram solicitando revogação da resolução que retirava as alíquotas. O Ministro Paulo Guedes e sua equipe confirmaram a revogação em 10/05 após insistência das entidades e associações do setor.

O MilkPoint conversou com Lutz Viana, Diretor do Laticínios da Vaca, para saber qual a perspectiva dele a respeito do assunto.
 

MilkPoint: Lutz, qual seria o impacto no mercado brasileiro caso fosse mantida a retirada da TEC de 28% para a muçarela importada de fora do Mercosul?

Resposta: A princípio devemos entender qual seria o motivo da queda da alíquota. A alegação do momento era a necessidade de conter a inflação importando alguns produtos, um desses produtos seria o queijo muçarela.

Nesse ponto a premissa está fraca e errada, uma vez que o queijo muçarela é parte de um conjunto de queijos e contribui apenas com 0,36% do total de índice. Antes do impacto, existe a origem e obviamente o queijo muçarela não tem nenhum tipo de impacto na inflação brasileira nem que ele subisse 200%. Gosto de destacar isso pois vejo que a origem não tem base técnica e é nesse sentido que início o assunto.

Quando falamos em impactos efetivos na cadeia do leite, temos que entender que uma abertura de mercado demora cerca de 90 a 150 dias para ser efetiva. Então quando é realizado uma abertura irrestrita de mercado e o Brasil é exposto a mercados praticam altíssimos subsídios como EUA, Canadá e União Européia, existe um risco de dumping.

A gente entende que o produto importado de junho a setembro iria inundar o Brasil justamente na safra, o que não é muito diferente do que Argentina e Uruguai já fazem atualmente. O Brasil recebe um volume imenso de leite em pó integral e desnatado que chega dos países do Mercosul exatamente na safra brasileira, então eu observo a retirada das alíquotas como risco eminente.

No momento em que se abre de maneira irrestrita o mercado brasileiro, e sem contrapartidas – pois todos esses mercados impõem barreiras sanitárias aos nossos produtos, estaríamos nos colocando sentados em cima de uma bomba relógio e ela teria todas as condições de explodir no colo da agroindústria e do produtor justamente no período que todo mundo está em maior dificuldade – safra.

 

MilkPoint: Como funcionaram as tratativas com o governo federal para que ele voltasse atrás nessa medida?

Resposta: A medida entrou em vigor no final de março, então eu acredito ser importante que tenhamos perspectiva em relação a data. Obviamente a liberação coloca no horizonte do importador ou da indústria que processa ou que tem interesse em comprar queijo para misturar e fazer outros produtos, o produto importado, e aí a prospecção de mercado começa e eventualmente você tem um negócio fechado. De março para abril dificilmente isso é concretizado. Então, o impacto da medida não pode ser sentido no tempo que ela levou para ser revertida. A reversão do problema veio a tempo.

Não sentimos grandes alterações no mercado nacional porque o grande volume de queijo importado já vem do Uruguai e da Argentina. Não deu tempo desse produto, que provavelmente entraria no radar com a queda das alíquotas, chegar aqui. Eu acho que isso talvez mudasse ao longo do avanço dos meses do ano e aí sim poderíamos ver uma coisa diferente disso, principalmente de outubro a dezembro, que é quando a medida teria o seu prazo de validade vencido.

A gente entende que mais uns meses daria espaço suficiente para que os primeiros contêineres começassem a chegar aqui no país. Dessa forma, quando somássemos esses volumes subsidiados destes novos mercados com o volume que a gente já tem que suportar do Mercosul, é que que o risco aumentaria muito de termos uma safra realmente mais difícil para os setores porque a muçarela é relevante dentro do negócio como um todo.

Acredito que os reflexos para os produtores de leite seriam sentidos logo na entrada da safra e mais do que isso, como as queijarias são indústrias basicamente pequenas e médias com conteúdo de mão de obra muito grande, talvez esse produto importado se somasse ao que a gente já importa da Argentina e Uruguai e naturalmente a gente poderia estar atacando justamente o braço que mais dá emprego dentro do elo industrial da cadeia.
 

MilkPoint: O setor deu indicações de uma boa coordenação entre entidades nesse caso?

Resposta: Entendo que os dois fatores fundamentais para a reversão dessa medida foram a informação e a mobilização dos parlamentares junto ao Ministério da Agricultura e da Economia, para que a gente pudesse sensibilizar o governo federal de que essa é uma questão muito mais social do que econômica.

A gente tem que destacar o papel, por exemplo, da CNA em todo esse processo, que colocou à disposição da cadeia do leite toda a estrutura técnica da confederação, gerou os documentos que claramente demonstravam tudo que a gente gostaria de falar sobre o assunto, basicamente mostrando que a muçarela tem um componente mínimo nos índices de inflação oficiais, principalmente o INPC. E demonstrando também que uma medida dessa natureza poderia causar um surto de importações justamente em um setor que emprega muito no campo, porque, diferentemente de outros braços do agronegócio brasileiro, a cadeia do leite  tem um número de produtores e produtoras muito grande e está presente em praticamente todos os municípios do país.

Então é necessário demonstrar isso claramente e de uma maneira objetiva, com estatísticas reais e bem fundamentadas, para que o outro lado nos escute e nesse caso o outro lado seria o Ministério da Economia.

A demonstração de que o impacto sobre o emprego e o impacto social sobre as pessoas de média e pequena renda, que estão dentro do negócio do leite, [gerado] pelo surto de importação de queijo muçarela: eu acho que foi bastante perseguido em toda a documentação, em todas as atitudes da CNA desde o início.

Mas é necessário também que se leve a informação até onde ela deve chegar. E eu acredito que durante todo esse processo a gente tem uma figura fundamental que é o vice-líder do governo no Congresso Nacional, deputado Claudio Cajado, que se empenhou desde o dia zero em diversas audiências, videoconferências, bateu em todas as portas do da economia, das secretarias de comércio exterior, buscou o diálogo com todos os embaixadores envolvido na decisão, todas as secretarias do Ministério da Economia envolvidas na decisão e fundamentalmente buscou também um apoio do ministro da agricultura, Marcos Montes, pra que todos pudessem estar falando a mesma língua em relação ao impacto social do setor do leite.

A esse esforço do deputado federal Cajado, que efetivamente, repito, bateu em todas as portas do Ministério da Economia para demonstrar os riscos para o emprego e para cadeia do leite no interior do país, eu acho que a gente soma ao esforço de vários outros parlamentares, que em cada momento tiveram a sua tribuna à disposição na cadeia do leite e que buscaram o contato com os gabinetes da economia. Eu vejo que ninguém poupou esforços para isto: o Senador Luiz Carlos Heinze, o Senador Esperidião Amin, o Deputado Vitor Hugo de Goiás. A gente teve uma participação que não é de dentro do governo, mas uma participação de sensibilidade no Congresso Nacional dos Deputados Reginaldo Lopes do PT Bahia, Helder Salomão do PT Espírito Santo e do deputado federal Zé Neto do PT Bahia, fazendo uma defesa intransigente da cadeia produtiva do leite junto a comissão de desenvolvimento econômico, indústria e comércio, então, a gente teve, eu acho que uma mobilização muito intensa de pessoas que conhecem a o que é a produção de leite e quantos empregos e quantas famílias estão envolvidas no negócio.

 

MilkPoint: Como foi essa coordenação do setor e tratativas junto ao governo?

Resposta: A coordenação entre as entidades foi muito positiva nesse assunto. Eu acho que houve uma união e uma boa vontade de todos de desejar a mesma coisa.

O que é importante colocar é que os sindicatos patronais, os sindicatos de indústria e as associações de produtores e associações também industriais, todas elas têm obrigação de defender a cadeia do leite e a obrigação de defender os produtos lácteos quando existe algum tipo de ameaça essa natureza. Seria o mesmo caso tivéssemos uma liberação do leite em pó, seria o mesmo caso tivéssemos a liberação do soro em pó. As entidades têm essa obrigação junto as indústrias e junto ao produtor.

O que eu destaco aqui é que nós fomos apoiados por muitas pessoas que não tem obrigação de lutar pelo leite, que lutaram pelo leite por opção e aí, de novo, eu destaco o papel dos parlamentares que defenderam a ideia, seja no senado, seja na câmara ou seja atuando diretamente junto ao Ministério da Economia, o Ministério da Agricultura como o deputado Cláudio Cajado.

Todos esses parlamentares têm diversos assuntos para tratar e tem inúmeras prioridades definidas aí por base por bases eleitorais e por ideologias, e tudo isso a gente sabe que  poderia contribuir para que um assunto esse ficasse esquecido. Então quando nós temos a quantidade de apoio e o número de pessoas de bem, senadores de bem, deputados de bem, defendendo como foi defendido, a gente fica bem orgulhoso de fazer parte da cadeia do leite. Nós como sindicatos de indústria ou como associações de produtores temos obrigação de defender o produtor e a indústria nacional, os parlamentares nos defenderam porque acreditavam em nós.

MilkPoint: Aproveitando, como está vendo a situação atual do mercado brasileiro. Temos visto preços sustentados, não? Até quando imagina que podemos continuar nesse cenário?

Resposta: O mercado esse ano vem numa crescente, acho que desde o mês de março. A gente enfrentou janeiro e fevereiro ainda um pouco confusos, naturalmente, por serem meses de safra, mas, a partir do mês de março, o mercado se apresentou de uma forma mais positiva, até porque o ano de 2021 foi muito difícil em relação às margens da indústria como um todo.

Com os preços de leite no campo e com as altas de fretes e diesel, existe a necessidade de um valor maior para os produtos finais, para que se sustente todos os elos da cadeia. Entendemos que a valorização do produto lácteo a partir da segunda quinzena de março até o momento, acredito ter vindo em boa hora porque as indústrias realmente precisavam retomar algum nível de lucratividade que foi muito afetado, principalmente de janeiro a abril de 2021, e essa situação só começou a se reverter a partir de fevereiro desse ano.

Naturalmente, quando entramos na entressafra, a tendência é de diminuição da oferta de produto, e eu digo entressafra no Sudeste e centro-oeste. Nesse sentido, a queda da produção de Minas Gerais e Goiás é muito relevante para o mercado nacional, e nós entendemos que tem uma perspectiva muito positiva pro setor como um todo. A gente já viu uma melhor remuneração para o produtor de leite nos meses de março e abril, e naturalmente o produto está sendo mais valorizado pelo consumidor também no supermercado.

Em nome da Laticínios da Vaca, em nome também do Sindileite Bahia, agradecemos ao MilkPoint pela oportunidade e destacamos que estamos sempre juntos nessa jornada que é produzir leite no Brasil.

Leia também: 

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures