ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Austrália: ordenha única trouxe bons resultados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/11/2021

3 MIN DE LEITURA

0
2

Dois anos depois de mudar para o sistema de ordenha uma vez ao dia em sua fazenda de gado leiteiro em Tragowel, no noroeste de Victoria, Mick e Catherine Shepard não poderiam estar mais felizes.

Nem tudo foi um mar de rosas e envolveu muito reaprendizado, mas os benefícios do estilo de vida valeram o esforço – incluindo a possibilidade de se dedicar mais na fazenda da família, chamada Shepo's Whey. A parte mais complicada foi aprender uma nova maneira de manejar seu rebanho – essencialmente, eles passaram de um rebanho de 250 vacas com parto dividido, ordenhadas duas vezes por dia, para cerca de 210 vacas com parto primaveril ordenhadas uma vez por dia.

Os Shepards nunca perseguiram a alta produção, em vez disso, se concentraram em um sistema de pastagem com forragem cultivada em casa em seus 560 hectares. Este ano, o rebanho atingiu um pico de 22 litros, com apenas seis vacas sem bezerros. “Basicamente, perdemos um terço de nossa produção de leite e reduzimos nossos custos à metade, mas pela primeira vez em muito tempo, posso dizer honestamente que podemos pagar todas as nossas contas e é realmente uma ótima sensação”, disse Catherine.

 

 

Catherine e Mick concordam que o maior obstáculo que tiveram de superar foi o que as pessoas pensavam. “Mudamos de um sistema tradicional de ordenha duas vezes ao dia e, é claro que recebemos muitos comentários negativos, especialmente em torno da questão da mastite, mas dois anos depois não voltaríamos atrás”, disse Mick. “Certamente não é para todos, mas é adequado para nossa fazenda e para a minha realidade. E para ser totalmente honesto, isso me manterá na indústria por mais tempo do que se eu ainda estivesse ordenhando duas vezes por dia", completou ele. 

Mick disse que o primeiro ano foi baseado em aprender a cuidar das vacas e fazer a transição para a ordenha única. “Todas as vacas grandes e velhas que não conseguiam lidar com isso eram vendidas junto com as vacas de alta contagem de células e comprávamos nas novilhas.”

Ele disse que as novilhas subsequentes tiveram um desempenho muito bom no sistema de ordenha uma vez ao dia porque não notam nenhuma diferença.

A ordenha é realizada às 6h e leva de 30 a 45 minutos a mais. “As vacas precisam ser completamente ordenhadas e eu tenho que tomar um pouco mais de cuidado, mas tudo bem, porque não tenho que me virar e fazer de novo às 3h30”, disse Mick.

No primeiro ano, Mick descobriu que as vacas eram um pouco gordas demais, o que resultou em alguns bezerros puxados, cesarianas e um período de parto bastante estressante, enquanto neste ano as coisas foram muito mais fáceis.

Mick disse que não se lembra de ter notado uma queda na produção durante os meses de verão, algo que ele atribui às vacas permanecerem confortáveis, não tendo que caminhar de volta para a leiteria no calor do dia. “Todas as tardes eu desço e movo a cerca de tiras apenas para dar às vacas algo novo para pastar à tarde; você certamente não precisa fazer isso, mas eu simplesmente gosto”, disse ele. 

Uma das maiores economias que o casal encontrou foi a redução dos custos trabalhistas. Eles agora fazem a maior parte do trabalho sozinhos, exceto durante a temporada de feno, quando o pai de Mick, Norm, ajuda, e - porque as vacas ficam secas por seis semanas - eles puderam até mesmo tirar férias em família.

A família demorou um pouco para se acostumar a não ter renda enquanto as vacas secavam, mas eles superaram isso reservando todo o dinheiro da venda do gado. Eles também estão planejando criar gado de corte para ajudá-los a sobreviver. “O fluxo de caixa é um problema, mas é administrável. Nós temos a terra e agora temos tempo para criar alguns animais extras”, disse Catherine.

Mick disse que, há alguns anos, aprendeu algumas lições difíceis e estas foram o catalisador para que realmente considerassem seu próprio negócio e o que convinha à fazenda e à administração. Também permitiu que eles investissem em sua própria fazenda familiar, chamada Shepo's Whey, onde os hóspedes são tratados com a hospitalidade do campo, vacas e cachorros. “Podemos estar no mesmo navio, mas nem todos estão na mesma tempestade”, disse Catherine. "Você precisa fazer uma escolha sobre o que funciona para você e não se preocupe com o que as outras pessoas têm a dizer - apenas vá em frente", completou. 

As informações são do Dairy News Austrália, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

Leia também: 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures