ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Afinal, o que está acontecendo no mercado mundial de commodities?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/07/2021

4 MIN DE LEITURA

1
4

O mercado internacional de commodities encontra-se bastante aquecido e com preços em elevação. Isso é válido para as diversas categorias de commodities, como alimentícias, energéticas e metálicas.

O índice CRB, calculado pela Reuters e que engloba todas as categorias de commodities, ilustra esta valorização acentuada no período recente (Figura 1). Após uma forte queda no início do ano passado, com o surgimento da Covid-19, em junho de 2021, o índice atingiu o seu maior valor desde 2015.

Na comparação com junho do ano passado, a alta foi de 54% e em relação a janeiro de 2020, período pré-Covid, a elevação foi de 17%. Mas o que está motivando essa elevação no mercado mundial?


Estímulos fiscais

Um primeiro motivo que impulsionou o mercado de commodities é o volume de estímulos fiscais injetados na economia global. Estimativas do FMI indicam cerca de 13,8 trilhões de dólares em estímulos econômicos globais para proteger as famílias e as empresas dos efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19.

Obviamente que estes estímulos variaram de magnitude e forma de aplicação nos diferentes países, mas foram efetivos em seus objetivos, conforme estudo recente publicado no Economic Research Forum (Chudik, Mohaddes e Raissi, 2021).

Estes estímulos mitigaram os efeitos negativos da pandemia e, nos países onde eles foram mais volumosos, a contração econômica foi menor, além de também gerar um efeito transbordamento, auxiliando os mercados emergentes. Mas também irrigaram a economia global, fortaleceram a demanda e sustentaram à elevação dos preços das commodities.


Enfraquecimento do dólar

Um outro fator importante para a escalada das commodities se refere a desvalorização do dólar frente a outras moedas. Neste caso, o Real foi uma das exceções e perdeu valor frente ao dólar, por problemas internos do Brasil.

Como as commodities são precificadas em dólar, a desvalorização da moeda americana acaba aumentando o poder de compra de outras moedas e de outros países, o que por sua vez, reflete em um aumento do preço das commodities em dólar.

Na Figura 2 pode-se observar o comportamento do dólar frente ao Euro e o preço do Petróleo WTI. A elevação da curva dólar/euro refere-se à desvalorização do dólar, sendo necessário mais dólar para a compra de 1 Euro.

As duas curvas apresentadas têm uma correlação de 88%, mostrando como a desvalorização do dólar está atrelada à valorização das commodities, neste caso o petróleo. No entanto, esse enfraquecimento do dólar também tem efeito sobre os investimentos dos fundos de hedge, que potencializaram ainda mais o aumento de preços das commodities.

Maior compra dos fundos de hedge

Os grandes fundos de investimentos alocam seus recursos de maneira bem variada, seja em dólar, commodities ou outros ativos. À medida em que o dólar começa a perder valor frente a outras moedas, uma estratégia adotada pelos fundos é buscar commodities precificadas em dólar, já antecipando o movimento de valorização das mesmas.

Seguindo a lei de oferta versus demanda, a maior procura dos fundos faz com que os ativos, neste caso as commodities, subam de preço. A Figura 3 ilustra a posição comprada destes fundos em milho, insumo fundamental na produção de leite.

É interessante ressaltar dois pontos:

  • A forte posição de compra dos fundos, que se encontra alta em termos históricos;
  • A forte elevação dos preços a partir de meados do ano passado.

Mas, obviamente, que além do movimento financeiro, cada commodity possui o seu fundamento, que irá afetar as expectativas de mercado e provocar maior ou menor pressão nas cotações.

Fatores específicos de cada mercado

No caso específico de milho e soja, os fundamentos mostram estoques de passagem em patamares historicamente baixos, o que ajudou a sustentar o aumento de preços. Analisando os dados do USDA, observa-se que mesmo em um cenário de normalidade climática, elevada produtividade das lavouras e boa safra norte-americana para 2021/2022, a relação estoque/consumo de milho e soja no mundo deve continuar baixa.

A Figura 4 ilustra o caso do milho, mas na soja a situação é semelhante, mostrando que o mercado deverá seguir com fundamentos altistas, elevada volatilidade e muita atenção às questões climáticas nos grandes produtores mundiais.

Os diversos fatores mencionados ajudam a explicar os movimentos dos preços das commodities, com olhar especial para aquelas com elevado efeito sobre o setor lácteo, como milho e soja.

Internamente, os mercados de milho e de soja também possuem suas peculiaridades e, neste momento, pode-se contabilizar as quebras da safrinha de milho, mudanças no comportamento da taxa de câmbio em real/dólar (que estava com forte desvalorização e ganhou força nas últimas semanas após os aumentos da Selic) e movimentos de vendas das tradings, alocando os produtos onde há melhor rentabilidade, seja no mercado interno ou na exportação.

Todos esses fatores alteram o cenário de preços e necessitam de um monitoramento frequente.

 

Autor
Glauco Rodrigues Carvalho
Pesquisador - Embrapa Gado de Leite 


Referência citada
Alexander Chudik, Kamiar Mohaddes and Mehdi Raissi. COVID-19 FISCAL SUPPORT AND ITS EFFECTIVENESS. Working Paper No. 1465. March, 2021. https://erf.org.eg/publications/covid-19-fiscal-support-and-its-effectiveness/?tab=undefined

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/07/2021

A produção mundial de grãos vem praticamente estagnada há 10 anos...e continuou nascendo gente..com boca...!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures