ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado do Chile: oportunidade para exportação de lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/11/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A seca desempenhou um papel importante no setor de laticínios do Chile nos últimos 12 anos, limitando a pastagem e a produção de leite. Contudo, a demanda doméstica por produtos lácteos continua forte, elevando as importações, que tiveram aumento de 35,8% em 2021, disse o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

 

Principais regiões de fazendas e processamento de laticínios do Chile

De acordo com um relatório do USDA, em termos de instalações de processamento e fazendas leiteiras no Chile, a maioria pode ser encontrada nas regiões de Los Lagos e Los Rios. A região de Los Lagos processou 525 milhões de litros de leite de janeiro a julho de 2021, o que representa 44,9% do volume total de processamento de leite do Chile. Enquanto de janeiro a julho de 2021, Los Rios processou 378 milhões de litros, o que representa 32,2% do leite processado no Chile.

Estas duas regiões estão localizadas no sul do Chile e têm chuvas abundantes e pastagens naturais que lhes permitem pastar naturalmente o gado. O país possui 31 grandes fábricas de processamento de laticínios, com as três maiores processando 49,4% da produção de leite chilena (dados de 2021). Além disso, existem 111 pequenas fábricas que processam cerca de 181 milhões de litros de leite por ano e produzem principalmente leite fluido e queijo.

 

Fonterra

Em setembro de 2021, a Fonterra declarou seus planos de vender todos os ativos no Chile e se concentrar em extrair mais valor do leite da Nova Zelândia. A Fonterra atualmente possui 99,89% das ações da Soprole e Prolesur e é a segunda maior produtora de laticínios do Chile, processando mais de 20% da produção de leite chilena.

 

Troca

Os EUA detêm uma fatia significativa do mercado do Chile, com grandes oportunidades de exportação, seguidos da Argentina e da Nova Zelândia. Em 2021, as importações de lácteos dos EUA aumentaram 20,4% em relação a 2020.

Os EUA foram o principal fornecedor de produtos lácteos para o Chile em 2020, com uma participação de mercado de 21,6% e US$ 88,7 milhões em exportações. A Argentina é o segundo maior fornecedor do Chile, com 19,8% do mercado, e a Nova Zelândia é o terceiro, com 15,2% do mercado. Em 2021 (janeiro a julho), as importações de lácteos do Chile aumentaram 35,8% em valor.

 

Sustentabilidade

Um relatório de 2019 (Setor Leiteiro Chileno) afirmou que o Consorcio Lechero apresentou uma Agenda de Desenvolvimento Sustentável até 2021. O programa visa aumentar sua contribuição à sociedade por meio de alimentação balanceada, nutritiva e saudável, além de contribuir com a economia por meio da geração de renda, trabalho e desenvolvimento local e evitar a poluição, fazendo uso eficiente dos recursos naturais e promovendo a biodiversidade de seus sistemas de pastoreio. É uma iniciativa em que os 3 pilares da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) apoiam as decisões sobre o desenvolvimento presente e futuro do setor.

 

Previsões para 2022

Para 2022, as estimativas indicam que a produção de leite em pó integral aumentará 10,8% para chegar a 72.000 toneladas. As importações também aumentarão para 9.000 toneladas para cobrir o consumo doméstico.

As projeções indicam que em 2022, a produção de leite em pó desnatado aumentará 6,3% para 17.000 toneladas, enquanto as importações permanecerão estáveis ??em 10.000 toneladas.

O consumo deve aumentar ainda mais, para 27.000 toneladas à medida que a economia se recupera.

Os produtores esperam que os preços do leite na fazenda permaneçam fortes ao longo de 2021 e no início de 2022.

As informações são do Dairy Global, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures